(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 300

Geral Comentários 28 de janeiro de 2011

Notas Gerais


Terra seca
Nada menos que 22 municípios da Bahia se encontram em situação de emergência em função da seca que atinge o Estado. Estão nessa condição Abaíra; Andorinha; Aracatu; Boquira; Buritirama; Caetanos; Caetité; Canudos; Chorrochó; Cordeiros; Glória; Ibitiara; Igaporã; Manoel Vitorino; Muquém do São Francisco; Nordestina; Planalto; Poções; Rio do Antônio; Rio do Pires, Santa Brígida e Urandi. Para amenizar o problema, a Cordec disponibilizou convênios para utilização de carros-pipa. O governo baiano reconhece ser o momento de tomar providências para se evitar danos em função das fortes chuvas previstas para Salvador e sul do Estado entre março e julho.

ProUni
Foram registradas mais de um milhão de inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) até o último dia 25. Em 2010, o programa teve 822.254 candidatos para 165 mil bolsas. Neste ano, 1.048.631 candidatos foram aprovados para as 123.170 bolsas de estudo - 80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade - em aproximadamente 1,5 faculdades de todo o país. O candidato podia escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada sai no dia 28 de janeiro. Em 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada. O prazo de comprovação de documentos é 17 de fevereiro.

Juros sobem
A taxa de juro do cheque especial subiu 1,3 por cento de novembro para dezembro de 2010, atingindo 170,7% anuais. No ano, foi registrada elevação de 11,6 por cento. As informações são do Banco Central. O spread (ganho com a diferença entre o custo de aplicação e o custo de captação) cobrado pelos bancos nessa operação registrou elevação de 1,4 por cento, ficando em 161,6% ao ano. No ano, foi apurada ampliação de 10,7 pontos. O juro do crédito pessoal subiu 2,1 pontos, indo para 44,1%. No ano, contudo, BC verificou recuo de 0,3 ponto. A taxa média dos empréstimos com desconto em folha de pagamento saiu de 26,1% em novembro para 27,5% um mês depois.

Cárcere
O aposentado João Batista Groppo é acusado de manter a própria mulher, uma idosa de 64 anos, presa no porão de casa há 16 anos, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Eles estavam casados havia mais de 40 anos, mas Groppo vivia na mesma casa com outra mulher. O homem foi preso e acusado de cárcere privado e maus tratos. Sua companheira, Maria Aparecida Furquim, também foi presa como cúmplice dos crimes. A mulher foi libertada pela Polícia Civil, depois de uma denúncia anônima. Groppo alegou que mantinha a esposa presa porque ela sofria de problemas mentais. A mulher foi encontrada sobre uma cama de concreto, praticamente sem roupas.

Eleições
A Procuradoria-Geral da República entrou com uma ação de inconstitucionalidade pedindo que o Supremo Tribunal Federal derrube a impressão dos votos para conferência do eleitor a partir das eleições de 2014. Na avaliação do Ministério Público Federal, o artigo 5º da Lei 12.034/2009 que estabelece que "o voto impresso conferido pelo eleitor, garantido o total sigilo do voto" seria inconstitucional. Para a PGR, esse artigo compromete o sigilo e a inviolabilidade do voto assegurados pela Constituição. A medida, segundo a Procuradoria, ainda abre uma brecha para uma mesma pessoa votar duas ou mais vezes. Atualmente, existe somente o voto por meio eletrônico.

Prejuízo
A nova administração do Panamericano descobriu que o rombo na instituição controlada pelo Grupo Silvio Santos é maior do que os R$ 2,5 bilhões estimados inicialmente pelo Banco Central (BC) no ano passado. Por isso, o banco precisará de uma nova injeção de dinheiro. Uma das alternativas em estudo é um novo empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que já cobriu o buraco inicial. Ainda que não entre com todos os recursos necessários, o FGC deve oferecer ao menos um pedaço do novo aporte. O FGC é uma entidade privada, mantida pelos bancos desde 1995, que tem como principal função proteger parte dos depósitos dos clientes dos bancos.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Força-tarefa para agilizar fila de processos parados

18/05/2017

Imagine que você tenha terreno e recursos para iniciar uma obra, mas esteja impedido de dar prosseguimento por conta da falt...

Convênios públicos têm nova regulamentação

11/05/2017

A Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quinta-feira,11, em conjunto com a Prefeitura de Anápolis, para trata...

Corpo encontrado em lago é de empresário anapolino

04/05/2017

Na noite desta quinta-feira, 04, informação colhida pelo Jornal “A Voz de Anápolis”, junto a um irmão de Edmar Almeid...