(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 281

Geral Comentários 10 de setembro de 2010

Notas Gerais


Nova vilã
A cirrose esteve associada, por muitos, anos ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Mas o grande vilão do fígado está mudando. A ameaça agora vem das comidas gordurosas e do excesso de peso. Um levantamento do IBGE revelou que pelo menos 60% dos brasileiros adultos estão acima do peso. E o pior: a obesidade já atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres. Neste grupo, a incidência de gordura no fígado pode chegar a 97%. “Pelo menos 20% dos adultos tenham excesso de gordura no fígado e 15% deste grupo, mais cedo ou mais tarde, vai desenvolver cirrose”, afirma o hepatologista baiano Raymundo Paraná, da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH).

Safra recorde
O Brasil produziu 148,99 milhões de toneladas de grãos na safra 2009/2010. Os dados, computados no 12º e último levantamento do ciclo, feito pela Companhia Nacional de Abastecimento, foram divulgados pelo Ministério da Agricultura. A marca é a maior da história, superando os 144,1 milhões de toneladas alcançados na safra 2007/2008. Em relação ao ciclo anterior, de 135,13 milhões de toneladas, o crescimento foi de 10,3%. No último levantamento, a previsão era de que a safra de grãos fechasse em 147,1 milhões de toneladas. O aumento de 1,9 milhão de tonelada teve como principais fatores o reajuste visto nos dados da área e a produtividade de milho em Goiás e Mato Grosso.

Eleitorado
Os brasileiros que já decidiram votar em Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) esperam deles posturas distintas sobre temas como Bolsa Família e reforma agrária. Ainda se dividem quanto à experiência política e proximidade com o presidente Lula. É o que diz uma enquete realizada pelo iG com 100 brasileiros. Eles, entretanto, são alinhados quando o assunto é ética na política, religiosidade, aborto ou direitos dos homossexuais. Foram feitas 16 perguntas a eleitores, entre eles o cantor Luciano, irmão de Zezé di Camargo, a escritora Fernanda Young, o ator Juca de Oliveira, a modelo Ana Carolina Scaff, o ex-jogador Evair e o ativista GLBT Toni Reis.

Identidade
A partir de dezembro, as carteiras de identidades passarão a ser substituídas pelo registro de identificação do cidadão (RIC), um cartão magnético com a impressão digital que tem um número único de registro de identidade civil. A nova identidade, criada pela Lei 9.454/97, pode substituir os números do RG, do CPF, do título de eleitor e do PIS/Pasep, eliminando a necessidade de portar vários documentos. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), autor do projeto que originou a lei, disse que o novo cartão deve simplificar a obtenção de documentos e sanar o problema com homônimos, pois conterá informações digitalizadas e a impressão digital do portador.

Duas rodas
Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, revelam que em agosto foram vendidas 163.634 unidades no mercado interno, um aumento de 10,8% ante agosto de 2009 e de 11,4% sobre julho deste ano. No ano, a indústria produziu 1.186.624 unidades, 15,6%, a mais na comparação com o mesmo período de 2009. O resultado é devido à retomada do crédito, mas está aquém do registrado em 2008. As exportações alcançaram 7.087 motos, ou 78,4% superiores a julho. No ano, o crescimento é de 11,1%, após redução de mais de 50% por causa da crise financeira no final de 2008 e início de 2009.

Economia menor
A economia brasileira é apenas a 58ª em um ranking de competitividade composto por 139 países, segundo um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). O País perdeu duas posições no ranking anual, apesar de uma leve melhora na avaliação dos critérios considerados pelo WEF. Entre 2007 e 2009, o Brasil havia subido 16 posições na lista. A organização avalia que a melhora da situação do País no ranking nos anos anteriores havia sido uma consequência dos esforços realizados nos últimos 20 anos para alcançar a estabilidade econômica, a liberalização e a abertura da economia, e a queda da desigualdade, entre outras coisas.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....

Projeto da sede do MP tem significativo avanço

12/04/2017

A proposta de se definir uma nova sede para as promotorias de Justiça em Anápolis (hoje funcionando em um edifício da Aven...

Advogados receberam a Caravana Nacional de Prerrogativas

07/04/2017

Morosidade do Poder Judiciário; desrespeito por parte de autoridades policiais, juízes, promotores; porte de arma; e até o...