(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 266

Geral Comentários 28 de maio de 2010

Notas da web - Ed. 266


Qualificação
Quase dois terços dos empregadores brasileiros têm dificuldades para encontrar pessoas qualificadas visando preencher cargos disponíveis. É o que diz uma pesquisa realizada pela consultoria internacional de recursos humanos Manpower. Conforme revelou a pesquisa, que ouviu mais de 35 mil empregadores em 36 países, a escassez de mão de obra qualificada no Brasil só não é maior do que a no Japão. Entre os empresários brasileiros, 64% disseram ter dificuldades para preencher suas vagas com profissionais qualificados. No Japão, o percentual foi de 76%. Na média dos 36 países pesquisados, 31% dos patrões disseram ter dificuldades em encontrar profissionais qualificados.

História
Um dos principais marcos da Itália, o Coliseu, vai abrir seus corredores subterrâneos para o público pela primeira vez. A rede de celas e túneis costumava abrigar animais, gladiadores, escravos e pessoas que eram jogadas aos leões e tigres para entretenimento do público, que chegava a 50 mil pessoas. Milhões de turistas visitam o Coliseu todos os anos, mas as áreas subterrâneas eram consideradas muito frágeis e, por isso, estavam fechadas. O custo do projeto foi de 28 milhões de dólares e, agora, o minucioso trabalho de proteger as frágeis estruturas está quase no fim. Novas passagens permitirão que os visitantes vejam as ruínas que estavam fora do alcance das multidões romanas.

Preconceito
A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 6393/09, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), estabelecendo multa para empregadores que pagarem salários menores às mulheres do que aos homens, que exerçam a mesma função. A quantia será de cinco vezes o valor da diferença salarial verificada durante todo o período de contratação. A Constituição proíbe diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. A CLT já proíbe que o sexo, a idade, a cor ou a situação familiar sejam vistos como variável para fins de remuneração e de ascensão profissional.

Juros crescem
De março para maio de 2010, economistas de 31 bancos consultados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elevaram a previsão de crescimento da produção industrial de 8,8% para 10,2%. O Produto Interno Bruto industrial teve a mesma trajetória, de 7,2% para 8,5%. Para o PIB total, a previsão chega a 6,3% em 2010, na pesquisa de maio, ante 5,5% de março. Para quem mora de aluguel ou tem dívidas corrigidas pelo IGPM, a expectativa preocupa: alta acumulada de 8,4% até dezembro. Na concessão de crédito, os bancos parecem tranquilos. Embora prevendo um aumento de 21,1% nas operações, a inadimplência deve permanecer constante em 4,6%.

Olimpíada
Professores da educação básica da rede pública têm até 07 de junho para se inscreverem na Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, que ocorre a cada dois anos. As inscrições devem ser feitas via internet. Todos os participantes terão que escrever um texto sobre o tema O lugar Onde Vivo. A última edição da olimpíada teve a participação de 6 milhões de alunos, com mais de 200 mil professores inscritos. Os interessados em participar devem verificar primeiro, pela internet, se a secretaria de educação do seu município aderiu à competição. Mais cinco mil municípios, 49 mil escolas e 115 mil professores tinham se inscrito para participar do concurso.

Celulares
Há exatos 20 anos a primeira companhia de celular chegava ao Brasil. Hoje, o aparelho tornou-se um dos objetos de consumo mais populares por adultos a crianças. A tecnologia se desenvolveu, trazendo facilidade para quem usa, mas, trouxe, também a dependência. O fenômeno já foi batizado de nomofobia, que significa "no mobile", ou medo de estar sem celular. “A pessoa não consegue se desprender da tecnologia. Deixa o aparelho ligado 24 horas por dia, inclusive na hora que vai ao banheiro ou até mesmo na hora de dormir”, explica o psicólogo Cristiano Nabuco, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...