(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Últimas da Web - Ed. 262

Geral Comentários 29 de abril de 2010

Notas Gerais - Ed. 262


Mais carros
De janeiro a novembro do ano passado, foram vendidos quase três milhões de veículos no Brasil - mais precisamente 2,930 milhões. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), se não fosse a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), 607 mil unidades desse total não teriam deixado os pátios das montadoras nesse período. Os números permitem concluir que o simples corte no imposto, repassado ao consumidor como redução no preço final do veículo, teve grande impacto na recuperação do setor automotivo durante a crise financeira. O corte no IPI foi responsável por 20,7% das vendas nos 11 primeiros meses de 2009.

Casa ecológica
Uma casa popular, construída com materiais que não prejudicam o meio ambiente, foi apresentada na Ambiental Expo 2010, uma feira internacional de equipamentos e soluções ecológicas em São Paulo. A “Casa Aqua” foi desenvolvida sobre "os mais rigorosos modelos de economia de recursos naturais", disse o responsável de negócios do projeto, Bruno Casagrande. A casa tem 40 metros quadrados, custa R$ 45 mil e conta com painel de energia solar; teto inclinado e fendas para aproveitar a luz e o ar naturais, tijolos de terra que encaixam sem a necessidade de cimento e paredes com acabamentos que utilizam madeira e papel reciclado fazem parte do projeto inovador.

Armas de fogo
Após mais de seis anos do Estatuto do Desarmamento, mais de oito milhões de armas de fogo ainda continuam nas mãos da população e forças de segurança, prevê o estudo “Implementação do Estatuto do Desarmamento - do papel para a prática”, lançado pelo "Instituto Sou da Paz". Nos últimos 11 anos, mais de 1,8 milhão de armas foram destruídas. Entre os dados positivos do Estatuto do Desarmamento, que entrou em vigor em dezembro de 2003, destacam-se o maior controle sobre a compra, venda e utilização das armas de fogo e de munições; mais de cinco mil vidas salvas em menos de três anos e a reversão, pela primeira vez, em mais de 13 anos, da curva de homicídios do País.

Juros assustam
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em aumentar da taxa básica de juro (Selic) em 0,75 ponto percentual, para 9,5% ao ano. Segundo a entidade, que classificou o aumento como "brusco", a elevação "não se justifica". "A decisão superestima a alta da inflação, que permanece dentro da meta, e pode ter efeitos negativos mais permanentes sobre a produção", disse o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, através de nota. Segundo ele, o aumento terá efeito limitado no controle das atuais pressões inflacionárias, causadas pelos preços dos alimentos, que vêm subindo em todo o mundo.

Hipertensão
O Ministério da Saúde e representantes das sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia lançaram uma campanha de alerta à população. De acordo com dados do levantamento anual do MS, o número de brasileiros diagnosticados com hipertensão subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. Este aumento traz à tona uma doença muito comum e que pode ser fatal. Serão investidos R$ 1,5 milhão na campanha nacional de combate à hipertensão, que deve alertar a população sobre os perigos da doença. Segundo pesquisa feita com 54 mil adultos, a doença aumentou principalmente entre os idosos, chegando a 63,2% das pessoas com mais de 65 anos.

A arca
Cientistas turcos e chineses afirmam ter localizado a Arca de Noé no monte Ararat. O pesquisador chinês Yang Ving Cing diz que eles encontraram uma estrutura antiga de madeira em uma altitude de quatro mil metros, no monte que fica no leste da Turquia, na fronteira com o Irã. Yang é membro de uma organização internacional dedicada à busca pela Arca em que, conforme a Bíblia, Noé e sua família escaparam do Dilúvio. A estrutura encontrada tem 4,8 mil anos. "Não é 100% seguro que seja a arca, porém pensamos que seja 99,9%", disse ele a uma agência turca. "A estrutura do barco tem muitos compartimentos, o que indica que podem ser onde ficavam os animais", afirmou.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...