(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Úlltimas da Web - Ed. 429

Geral Comentários 02 de agosto de 2013

Notas Gerais


Polêmica à vista
Nova A Presidente Dilma Rousseff vai sancionar, sem vetos, a chamada "lei da profilaxia da gravidez", que trata do atendimento, na rede pública de saúde, de vítimas de estupro. Dilma aceitou a recomendação da área técnica do governo. A presidente deve enviar ao Congresso um projeto esclarecendo que o termo "profilaxia da gravidez" não significa aborto. A lei diz que os hospitais do SUS devem prestar serviço à mulher vítima de violência sexual, incluindo a "profilaxia da gravidez", ou seja, o uso da chamada "pílula do dia seguinte", prática já prevista em norma técnica do Ministério da Saúde.
Mais médicos
Para o Conselho Federal de Medicina, improvisos e, possivelmente, falhas propositais do Governo atrapalharam as inscrições de médicos brasileiros no programa “Mais Médicos”, abrindo espaço para a vinda dos profissionais estrangeiros. Dos 18.450 médicos pré-inscritos, apenas 4.657 finalizaram a inscrição, segundo balanço do Ministério da Saúde. O levantamento aponta que, do total de inscritos, 7.278 médicos que atuam no país apresentaram registros inválidos no Conselho Regional de Medicina, o que levantou a suspeita de que houve boicote no programa por parte dos médicos.
Reforma eleitoral
Articulador da proposta da minirreforma eleitoral, que pode ser votada ainda em agosto, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) diz que vai fazer o possível para manter o projeto exatamente como está. O texto, que segundo o deputado é “altamente democratizante”, considera várias mudanças polêmicas nas normas, entre elas as que regem o registro de candidaturas, a prestação de contas, a rejeição de contas de campanha e a propaganda de campanha na internet. Segundo Vaccarezza, alterar demais o texto pode colocar em risco sua aprovação a tempo de valerem para a corrida de 2014.
Em baixa
A inflação mensal dos alimentos na América Latina e no Caribe registrou o nível mais baixo em dois anos, ao ficar em 0,1% em junho, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. De acordo com o Informe Mensal de Preços da FAO, a queda significa que a taxa dos alimentos ficou abaixo da inflação mensal geral pela primeira vez em mais de um ano. A taxa geral teve, em junho, o mesmo nível de maio: 0,5%. Costa Rica, o Equador, o México, a República Dominicana e o Uruguai tiveram taxas negativas no índice de preços dos alimentos em dois meses consecutivos.

Em alta
Com o dólar na marca de R$ 2,30, beneficiando as exportações, o governo não renovará a proteção à indústria nacional pelo aumento das alíquotas do imposto de importação de 100 produtos, anunciado em setembro. O câmbio alto é uma barreira natural que desestimula a compra de importados em detrimento dos nacionais e, na visão do governo a continuidade da medida não é mais necessária. A alíquota subiu de 10% a 18% para até 25%. Os percentuais serão retomados em outubro deste ano, quando vence o prazo original, e não vale para os itens importados dos países do MERCOSUL.

Educação
O Ministério da Educação publicou portaria que estabelece as regras do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Ela será feita por meio do ENEM. As instituições de ensino poderão participar. Cada instituição que deseja aderir ao SISU deverá apresentar uma proposta de cursos com os respectivos turnos, períodos de ingresso e número de vagas; informar as eventuais bonificações à nota do estudante no Enem decorrentes de políticas específicas de ações adotadas na instituição; informar as notas mínimas e os pesos eventualmente estabelecidos para cada uma das provas.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura quer novas regras para a exploração do serviço funerário

27/04/2017

A Prefeitura de Anápolis vai criar novas regras para a exploração do serviço funerário. As atuais são consideradas obso...

Membros do Conselho da Juventude empossados em concorrida solenidade

27/04/2017

Aconteceu na manhã da última terça-feira, 25, no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, a posse dos membros do Conselh...

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....