(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

UEG: Reitor é empossado para segundo mandato

Geral Comentários 11 de novembro de 2016

Haroldo Reimer ocupará pela segunda vez a reitoria, exercendo a função por um período de quatro anos, ou seja, até 2020


O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, foi empossado na última segunda-feira, dia 7, para o segundo mandato à frente da Instituição. A cerimônia, no Teatro Goiânia, foi presidida pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton.
Em discurso, Reimer fez uma breve retrospectiva de suas realizações à frente da UEG, sempre destacando o apoio de toda a sua equipe. Ele lembrou que em 2012 a Universidade contava com dois mestrados e que hoje são dez mestrados e um doutorado. Com o foco na qualificação do corpo docente, Reimer também citou a duplicação do número de doutores em quatro anos. Outro ponto importante, de acordo com o reitor, foi a reestruturação curricular da graduação, ao adotar os sistemas semestral e por créditos. “Buscamos reorganizar o currículo com base na realidade dos alunos da UEG”, explicou.
Com a reestruturação curricular houve um aumento de mais de dois mil alunos de graduação, sem que fosse necessário alterar no número de cursos e de turmas. “Aos olhos do cidadão, que paga os impostos, vagas ociosas são desperdício de dinheiro público”, destacou. Como resultado prático e imediato, Haroldo Reimer citou o aumento de quase cinco mil inscrições no Vestibular 2017/1 em relação ao processo seletivo anterior.
O professor Haroldo Reimer foi eleito com quase 60% dos votos válidos, em pleito realizado no mês de junho deste ano. Ele ocupará o cargo de reitor até 2020. Professor efetivo da UEG desde 2010, Reimer é graduado em Teologia, Filosofia e Direito, tem doutorado em Teologia e Pós-doutorado em História. É professor do curso de História, no Câmpus Iporá.

Cláusula de barreira
Outro ponto destacado em seu discurso foi a instituição da cláusula de barreira nesse ano. Os cursos que não obtiveram o número mínimo de 1,2 candidato por vaga deixaram de ser ofertados no último processo seletivo e passarão por análises e estudos para entender os motivos da baixa demanda.
Ao agradecer o Governo de Goiás por cumprir o repasse orçamentário legal, Reimer observou que uma universidade estadual mais forte também contribui para o fortalecimento do Estado. E adiantou que, em breve, será entregue pela UEG o diploma de número 100 mil. “São 100 mil vidas transformadas por meio do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade”, definiu.

Próximos passos
O reitor ainda apontou que entre os novos projetos está a busca mais intensa da diversificação de fontes de receitas. “Nos próximos anos, queremos duplicar esses recursos”. Disse ainda que vai buscar o diálogo com prefeitos de municípios onde a UEG está instalada e os das regiões vizinhas, que sofrem a influência da Universidade.

O empresariado também será foco da atenção da nova gestão, segundo Reimer, para o fortalecimento de programas como o Programa de Incubadoras da UEG (Proin.UEG), que apenas este ano somou mais de 40 propostas de incubação de empresas apresentadas. Também nessa linha, no ano passado, foi criada a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AITT), espelhada em bons exemplos, como a Agência USP.
Ao parabenizar o reitor pela conquista do novo mandato, o vice-governador José Eliton destacou a importância da Universidade na transformação do perfil do Estado. “A UEG tem papel fundamental na melhoria das condições econômicas do Estado, que hoje é referência em crescimento econômico”, disse.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...