(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“Três coisas precisam os homens: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara” (Sócrates)

Contexto Político Comentários 03 de dezembro de 2009


Premiados
Um grupo de alunos do CEPA - Centro de Ensino Profissionalizante de Anápolis - recebeu, recentemente, em Brasília, uma premiação de nível nacional. Competiram com escolas renomadas de todo o País, inclusive com várias unidades de Ifet, antigo Cefet.

Cartola
O médico Roberson Guimarães, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, vai estrear como cartola de futebol. Ele assume, com o apoio do Prefeito Antônio Gomide, a presidência da Associação Atlética Anapolina. Quando jovem, o pai de Roberson, o contabilista Rosival Guimarães, foi zagueiro, nas equipes de base da Rubra.

Consumidor
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) obrigando que o fornecedor indique o preço de venda do produto ou a quantia por quilo. Isto permite que o consumidor saiba o preço real do produto e possa comprar quantidades menores pelo mesmo valor. “Todo mundo fica desamparado porque não sabe o preço direito, não sabe o que está pagando nem se o valor é um preço justo”, explica Demóstenes Torres. O fornecedor ainda é obrigado a sugerir ao lojista o preço usual para a mercadoria.

Justiça
Anápolis está entre as cidades goianas que vão realizar, a partir do dia 07, segunda-feira, a Semana Nacional da Conciliação. É uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e que pretende julgar, pelo menos, 10 mil processos em Goiás. Cerca de 70 por cento no interior e, 30 por cento em Goiânia. Detalhe: na Vara da Infância e da Juventude, em Anápolis, não existe acúmulo de processos.

Registros
Ainda sobre o tema, o Tribunal de Justiça do Estado intensificou, esta semana, a Campanha de Combate ao Subregistro. Esta campanha visa oferecer o registro civil de nascimento a cerca de 12 por cento da população goiana. São recém-nascidos, crianças, adolescentes e, até, adultos, que nunca tiraram o documento. Ressalte-se que a concessão da primeira via do Registro é inteiramente gratuita.

Desprestígio
Há algum tempo atrás, representantes do Fórum Empresarial de Anápolis, indignados com o descaso a que a cidade estava relegada por parte de alguns setores do Governo Estadual, resolveram elaborar uma carta dirigia ao Governador Alcides Rodrigues. Esta carta continha, dentre outras coisas, reivindicações para obras físicas e sociais na cidade, lembrando a Alcides Rodrigues alguns compromissos assumidos - muitos deles não cumpridos - com a população anapolina. É que, vários desses pleitos tiveram o empresariado como “avalista”.
Pois bem... o documento foi encaminhado, o Governador o recebeu, fez uma visita relâmpago a Anápolis, prometeu e anunciou uma série de ações, nenhuma delas encaminhada. Pelo contrário: até o recapeamento da pista central do DAIA, que durou 35 anos desde a sua concepção e que está necessitando de reforma urgente, foi paralisado. Essa situação tem inquietado algumas lideranças empresariais, que chegam, até, a questionar a real força do referido fórum. Lembrando que, em outras ocasiões, pedidos, sugestões, reivindicações e, até, exigências dos representantes do PIB anapolino tinham ressonância no Governo Estadual. A situação de agora, na visão de muitos, está deixando a desejar. Teria, mesmo, força essa fórum?

Esquentou
“Se você acha que estou conduzindo o processo de forma equivocada, candidate-se a prefeito, ganhe a eleição, assuma meu lugar e faça do seu jeito”. Teria sido esta a colocação feita pelo prefeito Antônio Gomide (PT) a um vereador, que insistia na modificação do sistema de remuneração dos dentistas da Prefeitura, durante a elaboração do Plano de Cargos e Salários. Quem estava presente disse que saíram mais coisas, algumas impublicáveis. Cruz credo!!!

Restaurante
Está praticamente definida a implantação de mais uma unidade do projeto Restaurante Cidadão, iniciativa do Governo do Estado e que vende refeições a R$ 1. Ele vai atender à região norte da cidade. E, mesmo antes da implantação, já estão aparecendo os pais (e mães) do benefício.

Comendadores
A Câmara Municipal entrega, neste final de ano, mais uma “fornada” de comendas Mérito “Doutor Henrique Santillo”. Pelo volume das últimas outorgas, em breve vai ser preciso buscar homenageados em outras cidades. Certamente que os agraciados merecem o prêmio, e, é claro, nenhum pediu para ser contemplado.

Exportando
Além das mulheres detidas em flagrante delito, ou, por ordem judicial, Anápolis está enviando para outras cidades, mais pessoas ligadas ao sistema carcerário local. É o caso do ex-diretor do Centro de Inserção Social “Monsenhor Luiz Ilc” (Cadeia Pública), Anderson Brasil. Ele foi dirigir o Centro Penitenciário “Odenir Guimarães”, antigo Cepaigo, a maior prisão de Goiás, em Aparecida de Goiânia.

Colisão
Importantes lideranças do Governo Municipal estariam em “rota de colisão”. Há quem diga que se trata de casos de simples vaidade. Outros acham que o caso vai mais além. É esperar para ver...

Santidade I
E o Democratas, hein? Falou tanto do PT, do PMDB e do PSDB e, agora, não sabe onde por a cara depois do escândalo de Brasília. Ou sabe?

Santidade II
Muita gente boa de Goiás, gente boa mesmo, era assim-assim com José Roberto Arruda. Com o vendaval que abateu sobre a Capital da República, esse pessoal está arrancando os cabelos da cabeça. Os que ainda têm, é claro.

Cidadania
Os advogados Waldinar Pinheiro Lima e Jordi Machado, de duas importantes famílias do mundo jurídico de Anápolis, vão ser agraciados com o título de cidadania honorária do Município, através da Câmara Municipal. A solenidade está marcada para as 20 horas do dia 11 de dezembro, sexta-feira. O projeto é de iniciativa do vereador João Feitosa (PP).

Educação
A Rede Municipal de Ensino vai oferecer, em 2010, aproximadamente oito mil vagas para alunos novatos, da Educação Infantil aos ensinos Fundamental e Médio. Está prevista, ainda, a construção de novas unidades escolares, a principal delas na região do Vivian Parque. Informações da titular da pasta, professora Virgínia Pereira de Melo.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.622

18/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.621

11/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.620

05/05/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.619

28/04/2017

Contexto Político...