(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

"Toque de recolher" para menores em Anápolis

Cidade Comentários 08 de agosto de 2010

Proposta apresentada pelo vereador Pedro Mariano prevê punições para estabelecimentos, pais e responsáveis pelos menores que se encontrarem fora de casa após as onze da noite


Proposta já adotada em algumas cidades brasileiras, a proibição de menores de 16 anos nas ruas, desacompanhados dos pais ou responsáveis, a partir de um horário regulamentado em lei é, no mínimo, um assunto polêmico. Esse tema vai entrar para a pauta de discussão da Câmara Municipal de Anápolis nos próximos dias, através de um projeto de lei de autoria do vereador Pedro Mariano (PP).
Segundo o texto do projeto (artigo 1º), “Fica proibido, no âmbito do Município de Anápolis, a permanência de menores de 16 anos, após as 23 horas, em ruas, praças, logradouros públicos, parques de diversões, clubes, casas de fliperamas, danceterias, boates, bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, salvo se acompanhados pelos pais ou responsáveis, determinando-se a condução dos menores flagrados nessas hipóteses, ao Conselho Tutelar”.
Ainda conforme a proposta, os estabelecimentos que funcionam em período noturno e que não poderão receber os menores de 16 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis, terão de afixar avisos dando conhecimento da lei (caso seja aprovada e sancionada). A fiscalização ficará a cargo dos Conselhos Tutelares ou por outro órgão, a critério da Prefeitura Municipal. O projeto aponta que os conselheiros ou policiais em serviço que flagrarem a presença de menores em desacordo com a norma, deverão encaminhar os mesmos diretamente aos pais, relatando o fato ao Juizado da Infância e Juventude, para que sejam adotadas as providências cabíveis.
Punições
Em relação às punições previstas aos estabelecimentos que não cumprirem a lei de barrar os menores, o projeto estabelece pagamento de multa que poderá variar de três a, até, 20 salários mínimos. Havendo reincidência, o local poderá ser fechado por, até, 15 dias podendo, inclusive, culminar na cassação da permissão de funcionamento. A mesma penalidade poderá aplicada, também, aos pais ou responsáveis, sem prejuízos a outras sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os recursos arrecadados com as multas deverão ser revertidos em programas sociais desenvolvidos no Município. A matéria deverá ser regulamentada até 90 dias após a sua publicação.
O vereador Pedro Mariano, em sua justificativa, argumentou que a propositura “vai de encontro ao princípio de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente, à medida que se retiram das ruas menores em situação de risco real ou iminente (bebidas, drogas, prostituição), favorecendo, assim, a integridade física, moral e psicológica dos mesmos”. O vereador pondera que a apresentação da proposta levou em conta o alto índice de violência envolvendo menores em Anápolis. “O propósito de estabelecer horário para que os nossos filhos recolham-se às residências é uma medida que se impõe em benefício deles”, argumenta o vereador.
A matéria está tramitando nas comissões técnicas da Câmara de Vereadores. Para virar lei, deve passar por duas votações em plenário e ser sancionada pelo Chefe do Executivo.

O que diz o ECA
Artigo 258 - Deixar o responsável pelo estabelecimento ou o empresário de observar o que dispõe esta lei sobre o acesso de criança ou adolescente aos locais de diversão, ou sobre sua participação no espetáculo.
Pena - multa de três a vinte salários de referência; em caso de reincidência, a autoridade poderá determinar o fechamento do estabelecimento por, até, 15 dias.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Obras nas ruas Amazílio Lino e Radial Sul na reta final

21/09/2017

Obras importantes de drenagem foram feitas nas avenidas Radial Sul e Amazílio Lino de Souza, na Vila Goiás, para evitar que...

Ipês amarelos na Avenida Brasil

21/09/2017

Enquanto são finalizadas as obras do Plano de Mobilidade Urbana no curso da Avenida Brasil, a Prefeitura, por meio da Secret...

Vice-Governador faz anúncio de projetos para expansão industrial

21/09/2017

O Vice Governador José Éliton participou, na noite da última quarta-feira, 20, de reunião com empresários na Associaçã...

Sucesso da exposição agropecuária em seu novo parque, na BR-153

14/09/2017

A 61ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana) está sendo realizada em novo espaço, neste ano, o Sindicato Rural d...