(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Temporal causa muitos transtornos na Cidade

Cidade Comentários 24 de maro de 2016

Em vários pontos de Anápolis, alguns já “velhos conhecidos”, os alagamentos obstruíram ruas e deixaram um rastro de lama e sujeira


Na última terça-feira, 22, o anapolino viveu um dia de caos por conta da forte tempestade que desabou sobre a Cidade, no final da tarde. Em vários bairros e na região central, multiplicaram-se os pontos de alagamento. Na Avenida Universitária, carros e motos rodaram com a força da enxurrada. Não houve registro de vítima.
O temporal - que ocorreu três dias depois do período que é reconhecido na crendice popular como ‘enchente de São José’ - durou pouco mais de uma hora e causou muitos transtornos, principalmente, para as pessoas que estavam em trânsito por avenidas importantes como a Brasil, a própria Universitária e a Avenida Contorno. Por conta, ainda, da chuva, alguns semáforos deixaram de funcionar, o que aumentou ainda mais o problema.
A todo momento, nas redes sociais, as pessoas postavam fotos de alagamentos. Na região central, proximidades da Praça Americano do Brasil, foi registrado um destes pontos de alagamento. Em alguns trechos da Avenida Brasil, o tráfego foi interrompido devido à elevação da água na via, forçando os motoristas a buscarem rotas alternativas. Outro ponto já “velho conhecido” de alagamentos é na região das praças Badia Daher e do Trabalhador. Na saída para Brasília, um muro de um supermercado veio abaixo. Muitos moradores tiveram as suas casas invadidas pela água e pela lama. Até o Plenário da Câmara Municipal foi invadido pelas águas, o que, inclusive, determinou o atraso na abertura da sessão ordinária da manhã de quarta-feira, 23. Na parte baixa da Vila São Joaquim, proximidades do Parque da Pecuária, muitas casas foram ínvidas pelas águas do Ribeirão Antas.
Os problemas causados pelas chuvas revelaram, mais uma vez, a situação que é por demais conhecida em Anápolis e em outras cidades brasileiras. As tubulações do sistema de coleta de águas pluviais estão, em sua quase totalidade, entupidas por dejetos, resíduos sólidos e toda a sorte de entulhos que a própria população descarta nas vias públicas. Estes detritos vão para as chamadas ‘bocas de lobo’ e impedem que a água se escoe naturalmente. Sem passagem, o volume líquido adentra em qualquer pavimento mais baixo, geralmente residências e empresas comerciais. No centro de Anápolis pode-se afirmar que quase 100 por cento das galerias se acham nesta situação.
O secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Vilela, informou que equipes da Pasta foram enviadas aos locais críticos, a fim de auxiliar os moradores com a limpeza de ruas e calçadas. Também estão sendo realizados levantamentos para ver o que pode ser feito para evitar as enchentes em alguns locais.
O secretário salientou que o Município tem feito muitos investimentos na infraestrutura urbana, na parte de drenagem, citando o caso da obra da criação da bacia de contenção no Parque “Senador Onofre Quinan” e a canalização do Ribeirão Antas, naquela mesma região. Mas são grandes, ainda, as demandas e os investimentos são pesados, carecendo de parcerias com os governos Estadual e Federal.
Leonardo Viana assinalou que o Município, em parceria com a SANEAGO, está fazendo o planejamento para a troca da rede de esgotos na região central e que, por conta disso, devem ser feitas melhorias também nas redes de captação de águas pluviais. O secretário observou que no entorno da Praça Americano do Brasil, a drenagem - embora antiga - não é ruim, já que a água da chuva escoa rapidamente logo após a mesma cessar. Mas, ocorre de os bueiros ficarem entupidos, por conta do lixo jogado nas ruas por algumas pessoas.
Conforme ainda Leonardo Viana, nas margens do Córrego Água Fria, há o problema de construções irregulares em Áreas de Proteção Permanente. Segundo ele, são vários os problemas e é preciso que o Poder Público desenvolva ações, mas a população deve, também, colaborar.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Evangélicos de várias denominações vão para as ruas neste sábado

08/12/2017

O Conselho de Pastores de Anápolis, com o apoio de diversas igrejas do Município, realiza, neste sábado, 09, mais uma edi...

Projeto “Natal de Coração” democratiza festa social

01/12/2017

O Prefeito Roberto Naves e a Primeira-Dama, Vivian Cristina Albernaz Naves lançaram, na noite da última quarta-feira, 29, a...

Secretaria do Meio Ambiente volta a plantar ipês na Avenida Brasil

30/11/2017

Um dos principais projetos de arborização já executado em Anápolis, o plantio de dez mil mudas de ipês amarelos na Aveni...

Décima Conferência Municipal de Saúde começa na 2ª feira com extensa pauta

30/11/2017

A 10ª edição da Conferência Municipal de Saúde (CMS) será aberta oficialmente na próxima segunda-feira, 04, no auditó...