(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Teatro de sombras será apresentado em Anápolis

Cultura Comentários 07 de agosto de 2015

Peça “Iara – O encanto das águas”, será mostrada ao público pela Cia. Lumiato, que está em turnê pelo País, com apresentações e oficinas gratuitas


A premiada Cia. Lumiato realiza turnê que traz o melhor do teatro de sombras contemporâneo para o público do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais com apresentações, oficinas e palestras gratuitas. Com importantes prêmios no currículo, a Cia. Lumiato apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Iara – O encanto das águas” de agosto a novembro em 7 cidades e realiza oficinas e palestras, divulgando a arte do teatro de sombras no Centro Oeste.


A maratona de apresentações da companhia começa em Anápolis e finaliza em novembro em Brasília. Graças aos apoios do FAC (Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal) e do Prêmio Miriam Muniz da Funarte (Ministério da Cultura), o projeto “Sombras no Centro Oeste” realizará 18 apresentações gratuitas, 5 oficinas e 4 palestras com o objetivo de divulgar o teatro de sombras contemporâneo na região.


Se os números da turnê impressionam, os prêmios arrecadados no último ano também. O espetáculo “Iara – o encanto das águas” foi premiado em 2014 com Melhor Direção, Melhor Dramaturgia e Melhor Trilha Sonora no Prêmio SESC do Teatro Candango/2014, concorrendo com produções de diversos gêneros. E recebeu também o prêmio destaque de Melhor Espetáculo Estrangeiro na Argentina (Prêmio ATINA/2014).


Com um currículo expressivo de apresentações em festivais nacionais e internacionais, a Cia. Lumiato vêm se tornando referência no teatro de sombras. Não é a toa. O jogo de luz e sombras, cores e movimentos dos atores-sombristas propõe a narrativa para a contação da história. De forma lúdica e poética, utilizando recursos simples, o grupo encanta o público infantil e adulto com a história de Iara. Contada quase sem palavras e tendo a música como elemento central, a natureza mística cria vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e na frente da tela, mostrando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes.


Em “Iara – o encanto das águas” um índio sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, ele procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara, a sereia brasileira.


Nas últimas décadas, o teatro de sombras, da forma como nos chegou vindo da China e da Índia, países onde são tradição milenar, foi completamente transformado com os avanços tecnológicos. Graças a novas técnicas de iluminação, não é mais o ator-sombrista, escondido na escuridão, que move a figura atrás de uma tela imóvel onde sua sombra é projetada. “Tanto o ator, como a tela, quanto os focos de luz adquirem cores e movimento para encantar a plateia” afirma Thiago Bresani, ator-sombrista da Cia. Lumiato de teatro de sombras contemporâneo que traz ao Centro Oeste a história de Iara, a mítica lenda da sereia narrada pelos povos indígenas do Brasil.


A companhia de teatro Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires, Argentina, pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia. Ambos são formados pelo curso de teatro de bonecos da Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e se apresentando em festivais da América Latina. A partir de 2012 passara a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. Aliás, é o único grupo da região que se dedica à técnica.


É para mudar essa realidade e compartilhar com estudantes, professores e artistas o aprendizado adquirido durante a criação de “Iara – o encanto das águas”, que a Cia. Lumiato oferece, durante a realização do projeto, oficinas e palestras. “Somos a primeira companhia à pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras no Centro Oeste do Brasil, por isso nosso compromisso com a transmissão de conhecimentos e a ampliação da pesquisa do teatro de sombras contemporâneo na região”, explica Soledad Garcia ao falar das atividades que serão realizadas nas universidades públicas de Goiânia, Uberlândia, Campo Grande, Brasília e na Escola de Teatro de Anápolis.


“As universidades públicas são um importante espaço de formação e como, atualmente, trabalha-se pouco a linguagem do teatro de animação no Brasil, acreditamos na importância na difusão do teatro de sombras contemporâneo, como alternativa e recurso para enriquecer a formação dos alunos das universidades, além de futuras pesquisas, trabalhos acadêmicos e profissionais” enfatiza Thiago Bresani.


Como palestrante foi convidado o diretor do espetáculo, Alexandre Fávero. Ele fala sobre o teatro de sombras contemporâneo com a palestra: "Caminhos e descobertas para uma dramaturgia brasileira no teatro de sombras contemporâneo". Fávero é diretor da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre/RS e pesquisador em teatro de sombras.


As Oficinas de Teatro de Sombras são ministradas por Thiago Bresani e Soledad Garcia e trabalham os componentes básicos desse tipo de teatro: luz e sombra. Além de conhecerem os diferentes estilos de teatro de sombras, desde a tradição oriental até nossos dias, os participantes, por meio de exercícios práticos, treinarão o reconhecimento da própria sombra e de objetos planos e tridimensionais; a manipulação de figuras simples; a manipulação de luzes móveis e fixas; a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes; e a construção de um foco de luz móvel.


Com o projeto Sombras no Centro Oeste a companhia busca sensibilizar o público sobre a diversidade, a linguagem e a técnica dessa complexa arte que é o teatro de sombras contemporâneo e difundir os saberes da rica tradição oral dos povos indígenas do Brasil.


 


Serviço:


Apresentação


“Iara – o encanto das águas”


Dias e horários: 7 e 8 de agosto (sexta e sábado), 20h


Local: Teatro Municipal de Anápolis


Endereço: Av. Brasil Sul, 200 - St. Central


Gênero: teatro de sombras contemporâneo


Duração do espetáculo: 40 minutos


Ingressos: entrada franca


Classificação indicativa: livre para todas as idades


 


Oficina de Teatro de Sombras


Dia: 7 e 8 de agosto (sexta e sábado)


Horário: 9h às 13h


Local: ETA - Escola de Teatro de Anápolis


Endereço: Av. Brasil Norte, 200 - Andracel Center, Anápolis - GO


(inscrições encerradas)


 


Ficha Técnica


Direção, Dramaturgia e Cenografia: Alexandre Fávero


Atores-Sombristas: Thiago Bresani e Soledad Garcia


Trilha Sonora Original: Mateus Ferrari


Criação Figuras e Cenários: Alexandre Fávero e Soledad Garcia


Pesquisa, recortes, pinturas, cenotécnica e produção executiva: Thiago Bresani e Soledad Garcia


Coordenação do projeto: João Henrique Veloso e Thiago Bresani,


Fotografia: Diego Bresani e Thiago Bresani


Arte gráfica: Ricardo Peixoto


Figurino: Soledad Garcia


Iluminação: Alexandre Fávero


Assessoria de Imprensa: Lorena Dias


www.youtube.com/watch?v=xagrMztIwbo


www.cialumiato.com

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Centros culturais oferecem diversos cursos artísticos

07/03/2019

Em uma estratégia de aproximar cada vez mais a formação artística da população, um projeto leva o ensino e a prática d...

Inscrições para o Salão Anapolino de Artes abrem-se em 11 de fevereiro

08/02/2019

Um dos cinco eventos do gênero mais concorridos do país e, também, o que há mais tempo é realizado na Região Centro-Oes...

Orquestra de Violeiros de Anápolis será atração em Goiânia

08/02/2019

Repertório essencialmente da cultura no Cerrado e danças típicas do folclore local são os ingredientes para uma noite esp...

Divulgada a lista dos filmes que vão concorrer no 8º Festival de Cinema

20/12/2018

Com o número recorde de 249 inscrições, a 8ª edição do Anápolis Festival de Cinema (AFC) já tem os 24 filmes selecion...