(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Solução para o trânsito na porta das escolas

Cidade Comentários 22 de maio de 2009

Vereador idealiza projeto que visa resolver problema de congestionamento e fila dupla em início e fim de aulas, envolvendo colégios, pais, alunos e autoridades


Trafegar em frente a escolas nos horários de chegada ou saída de alunos, nem sempre é fácil. O congestionamento e filas duplas que parecem ser intermináveis, tiram o sossego de quem não tem nada a ver com o aglomerado. Mas, os dias para esse problema de trânsito estão contados. Foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Antônio Gomide, a Lei 3.360, de 30 de abril de 2009, originária de projeto do vereador Valmir Jacinto (PR) que dispõe sobre a instalação de semáforos nas proximidades das escolas.
Os semáforos serão colocados Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), devem começar a ser instalados no início de julho, ou seja, 60 dias, a partir da data de sanção da lei: 30 de abril. De acordo com o diretor do órgão, tenente Edson Peres, uma avaliação técnica será feita no local, assim como o interesse dos estabelecimentos escolares e da comunidade circunvizinha.
O diretor explicou que essa lei vem para reforçar o que já é previsto na legislação de trânsito. “Agora é o poder público zelando pela segurança dos alunos”, frisou. Edson Peres disse ainda que, conforme dispõe o artigo terceiro da lei, o órgão municipal tem que fazer um levantamento técnico que comprova a real necessidade antes da colocada do semáforo.
O projeto visa contemplar todas as escolas que enfrentam o problema de congestionamento. O diretor do CMTT comentou que esse já era um trabalho que vinha sendo desenvolvido a pedido de algumas escolas. Um exemplo é o da Avenida Universitária, próximo às Faculdades Anhanguera e outro na Avenida Contorno, próximo ao Colégio Galileu.
Segundo ele, esses dois exemplos podem solucionar alguns questionamentos que irão surgir na definição dos laudos técnicos. Uma decisão preliminar apontada pelo diretor é de que os semáforos devem ser de botoeiras. “O pedestre deve acionar a botoeira para atravessar”, explicou. Sendo assim, não provoca situações como na Avenida Universitária de que o motorista deve esperar muito tempo sem ao menos um pedestre atravessando a faixa. Para ele, “os semáforos irão garantir mais segurança aos alunos”.
O diretor reforçou que essa situação é plausível já que muitos motoristas não respeitam as faixas de pedestres. “O semáforo controla mais o trânsito do que a faixa”, disse.

Enquete:

Você aprova o semáforo na porta das escolas?

Eudes de Sá Costa, designer gráfico
Sim e não. Sim porque ajuda bastante para as crianças e até mesmo adultos atravessar a rua com segurança. E, não, porque algumas crianças abusam do sinal e da faixa que tem na porta de escola para ficar atravessando “para lá e para cá”, principalmente aqueles sinais de botão.

Fernando Cozac, publicitário
Eu sou contra. Deveria era ter um agente de trânsito nos horários de entrada e saída de alunos porque, basicamente, é nesses momentos que se necessita de uma atenção especial na porta das escolas.

Emerson Rocha Ferreira, assistente administrativo
Sou a favor. Porque acho necessário que se tenha uma sinalização a que todos os condutores respeitem.

Charlgliane Penha, estudante
Sou a favor lógico. Porque é uma segurança para as crianças.

Marcos Paulo Almeida Vieira, técnico em informática
Sou a favor, porque haveria menos acidentes na portas das escolas

Tatiane Rocha, consultora de vendas
Eu sou a favor. É uma forma de inibir as pessoas de passarem em alta velocidade. Assim terão mais cautela.

Paula Rayanne Aires Pina, modelo
A favor, pois seria mais fácil atravessar as ruas. Os carros não respeitam as faixas de pedestres.

Autor(a): Jackeline Rust

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Prefeitura vai homologar lista de projetos aprovados

19/01/2018

A lista de projetos aprovados para realização com recursos do Fundo Municipal de Cultura foi divulgada no dia 15, mas a hom...

SENAI/Anápolis troca diretoria e anuncia novos projetos

19/01/2018

A Fieg Regional Anápolis, sob a presidência do empresário Wilson de Oliveira, realizou na última segunda-feira 15, a prim...

Obra do segundo viaduto segue, mas ainda sem a data de entrega

19/01/2018

Aproveitando a trégua dada pelas chuvas, a empresa JOFEGE, responsável pela execução do projeto de mobilidade urbana, que...

Repasses encolheram R$ 38 milhões

19/01/2018

As transferências da União para Anápolis registraram uma queda de 14,12% no ano de 2017, em relação a 2016, conforme lev...