(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Solenidade com Lula, em Brasília, inaugura IFG

Educação Comentários 02 de dezembro de 2010

Com dificuldade de agenda às vésperas de deixar o cargo, presidente Lula comandou uma solenidade no Palácio do Planalto para, simbolicamente, inaugurar novos institutos federais


O prefeito Antônio Gomide participou na última segunda-feira, 29, no Palácio do Planalto, em Brasília, da inauguração oficial dos campus do Instituto Federal de Goiás (IFG) de Anápolis, Formosa e Luziânia. A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad, que entregaram as obras de 30 escolas federais de educação profissional (incluindo as unidades goianas) e ainda 25 campi ligados a 15 universidades federais. As unidades estão em funcionamento desde o dia 21 de junho de 2010.
Também estiveram presentes no evento, o reitor do IFG, Paulo César Pereira, e os diretores-gerais Paulo Francinete (Anápolis), João Marcos Bailão (Formosa) e Jerônimo Rodrigues da Silva (Luziânia).
“Pela primeira vez, Anápolis está sendo contemplada com uma unidade profissionalizante federal. E é um sonho poder garantir ensino público de qualidade para quem não pode pagar uma faculdade particular. É uma conquista da cidade poder fazer cursos técnico e superior gratuitos. Para nós, como chefe do Executivo, é uma honra ter participado como parceiro dessa conquista”, disse o prefeito Antônio Gomide.
Os campi recém-inaugurados estão localizados em áreas estratégicas das cidades, de fácil acesso para a população, e em terrenos de cerca de 60 mil m² doados pelas prefeituras da cidade em contrapartida à instalação do campus para a localidade. A área de cada unidade abriga três blocos, o acadêmico, o de laboratórios e as salas de aula, e ainda um prédio onde funciona a administração do campus.
A instalação dos três novos campi goianos é fruto da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Atualmente o Instituto Federal de Goiás está presente em oito cidades: Goiânia, Jataí, Inhumas, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Formosa e Luziânia. Até 2012, o instituto contará com mais duas unidades: Aparecida de Goiânia (já em construção e com entrega prevista para 2011) e Águas Lindas (início de construção previsto para 2011 e entrega em 2012).

Meta atingida
Conforme informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC), a solenidade marcou a conquista da meta prevista pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).
Pela expansão da rede federal de educação profissional, foram criadas 214 novas escolas, de 2005 até hoje. E com o Reuni, foram criados 126 novos campi e unidades universitárias, passando dos 148 existentes até 2002 para 274 já em funcionamento em 2010. Hoje, as universidades federais estão presentes em 230 municípios nas 26 unidades federativas e no Distrito Federal.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

15/03/2019

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ...

Institutos Federais vão formar novos agentes digitais

07/03/2019

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) terão até 29 de março para aderir ao Programa Nacional d...

UniEVANGÉLICA amplia parcerias com as universidades estrangeiras

07/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é uma instituição que oferece várias oportunidades para que seus ...

UniEVANGÉLICA amplia parcerias com as universidades estrangeiras

07/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA é uma instituição que oferece várias oportunidades para que seus ...