(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Software Livre implantado na Saúde

Saúde Comentários 12 de fevereiro de 2010


Desde a última quinta-feira, 11, Anápolis dá um salto de qualidade no que diz respeito à modernidade de informação, eficiência e segurança com a implantação do software livre na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O novo sistema visa dar um diferencial na prestação e execução dos serviços oferecidos à comunidade, na agilização do trâmite de processos e, também, na transparência na forma com que o dinheiro público é empregado.
A opção da Prefeitura de Anápolis pelo software livre como base para a criação do seu ambiente corporativo de Internet e Intranet na Semusa vai trazer ainda mais comodidade, já que todo o sistema é executado via web. “Com o seu usuário e senha, o servidor vai poder acessar o banco de dados de qualquer local”, complementa o secretário municipal de Gestão e Planejamento Edir Gomes Xavier.
Além de ser gratuito e livre para quaisquer alterações por parte da equipe da Prefeitura, o novo software vai beneficiar diretamente a população já que o sistema será implantado em toda a área administrativa da saúde, nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e no Hospital Municipal. Com isso, o controle dos pacientes, como atendimento, histórico, agendamento de consultas, horário e receituário, será todo feito de forma rápida através de um banco de dados completo. “Teremos ainda a vantagem da rastreabilidade. Saberemos, por exemplo, todo o caminho que um medicamento percorreu desde o fornecedor, até o paciente que o utilizou”, acrescenta o secretário.
O sistema de software livre na Semusa terá o prazo de cinco meses para ser implantado. A empresa que venceu a licitação para a instalação do programa inicia ainda nesta semana a capacitação da equipe técnica da área de informática da Prefeitura e, logo após o carnaval, começa o treinamento dos servidores da secretaria. Enquanto isso, o antigo sistema será interligado ao novo para fazer a devida transição dos dados.

Sem restrições
O software livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Ele tem seu modelo de desenvolvimento baseado no compartilhamento, ou seja, uma empresa ou desenvolvedor disponibiliza sua solução para a comunidade, que pode usá-la e aprimorá-la. Dessa forma cria-se um ciclo virtuoso de desenvolvimento, favorecendo, ao criador, em particular, e a todos que quiserem utilizar a ferramenta.
O uso e desenvolvimento de software livre é um investimento em tecnologia sobre bases éticas e socialmente responsáveis, já que o compartilhamento do conhecimento permite a socialização do desenvolvimento tecnológico e o combate à privatização do saber.
A opção tecnológica por software livre também é estratégica para o desenvolvimento de soluções de governo, já que permite o avanço tecnológico de maneira segura e eficiente, sem o estabelecimento de dependência de fornecedores e consequente aprisionamento tecnológico.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Goiás registra queda nos casos de catapora

05/10/2017

A catapora, cientificamente chamada varicela, é uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada p...

Protesto contra a falta de insulinas

28/09/2017

A falta de regularidade na dispensação de insulinas e insumos aos diabéticos cadastrados em um programa mantido pela Prefe...

Região de Anápolis mantém baixa em novos casos de dengue

21/09/2017

Anápolis pode fechar 2017 com bons indicadores em relação à dengue. Desde o início do ano, o Município mantém uma baix...

Hospital de Urgências capta coração para transplante pela primeira vez

31/08/2017

Pela primeira vez em sua história, o Hospital de Urgências de Anápolis “Doutor Henrique Santillo” promoveu o transplan...