(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Sociedades mercantis sob aval de advogados

Economia Comentários 29 de novembro de 2018

Potaria da Junta Comercial de Goiás regulamenta a participação dos profissionais


O ato constitutivo de sociedade mercantil, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e de cooperativas somente poderá ser arquivado a partir de agora, se visado por um advogado, com a indicação do nome e número de inscrição na respectiva Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A medida consta na Portaria de nº 358-Pres, expedida pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) nesta quinta-feira, dia 29, e foi tomada após estudos técnicos realizados junto a Seccional Goiana da OAB. O presidente da Juceg, Leonardo Fortini, explica que a portaria visa garantir maior segurança jurídica e o cumprimento da lei.
“A aposição do advogado nos atos constitutivos de sociedades empresárias cumpre a lei, especificamente ao Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) e da Lei do Registro de Comércio (Lei 8.934/94). É condição de eficácia do ato a sua participação na criação de pessoas jurídicas. Estamos regulamentando isso”, diz Fortini.
A exigência também vale para o arquivamento de instrumentos de transformação de empresas e sociedades; de cisão total e parcial, quando resultar em constituição de empresa; e de fusão, especificamente no ato constitutivo da empresa resultante das fusionadas.

Outros casos
Fortini explica que o ato de constituição de cooperativas, para fins de registro, especificamente, o estatuto, quando não transcrito na ata, deverá conter a assinatura de todos os fundadores, identificados com o nome por extenso, devendo as demais folhas ser rubricadas, contendo o visto de advogado e o número de seu registro na OAB.
A ata e o estatuto de constituição de Sociedade Anônima (S/A) para serem arquivados deverão conter o visto do advogado e o número de seu registro. A mesma exigência vale para as S/As criadas por instrumento público, em substituição à ata e ao estatuto, como certidão de inteiro teor da escritura de constituição.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Economia

Primeiro mês do ano registrou um superávit de US$ 134,25 milhões

21/02/2019

O saldo comercial de Goiás de janeiro de 2019 apresentou um superávit de US$ 134,25 milhões, mas confirmou a tendência de...

Secretário propõe criar grupo para destravar projetos de Anápolis

21/02/2019

O secretário estadual de Indústria e Comércio, Wilder de Morais, esteve em Anápolis na última quarta-feira, 20. Ele visi...

Lideranças avaliam os prejuízos com os projetos não concluídos

14/02/2019

A paralisação de projetos importantes do Governo Estadual em Anápolis é apontada como uma das principais causas do pequen...

DETRAN alerta sobre a importância do comunicado de venda do veículo

31/01/2019

Ao vender um veículo, o ex-proprietário deve comunicar a venda ao Departamento Estadual de Trânsito. A obrigação é prev...