(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Simulador reforça importância do cinto de segurança

Trânsito Comentários 15 de abril de 2011

Campanha educativa que está sendo realizada pela Companhia de Trânsito tem um simulador de capotamento, único do tipo itinerante no país


A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, realiza neste sábado, 16, das 18 às 22 horas, na Praça Dom Emanuel, mais uma etapa da campanha “Você só precisa sentir uma batida: a do coração. Use o cinto de segurança”. O objetivo da CMTT é incentivar o uso do cinto de segurança entre condutores de veículos e passageiros, demonstrando que, além de ser uma prática obrigatória, é um benefício para as pessoas pois o dispositivo salva vidas ou acidentados de terem seqüelas após um acidente.
Durante a campanha, educadores e fiscais de trânsito da CMTT estão orientado as pessoas a lidarem com situações que envolvam acidentes de trânsito e a maneira correta de utilização do cinto, apontando detalhes que podem comprometer o desempenho do equipamento de segurança. O público também é informado sobre os meios adequados para o transporte de crianças.
Uma novidade que vem sendo usada nesta campanha é o simulador de capotamento, único do tipo itinerante no país. O equipamento, cuja inspiração veio de um projeto alemão, surgiu no Brasil em setembro do ano passado e tem como finalidade comprovar a eficácia do cinto. O simulador pode ser utilizado por até quatro pessoas e não há restrição de idade, desde que se utilize o dispositivo de segurança adequado.
“O simulador reproduz a experiência de movimentação dos corpos das pessoas durante um acidente de trânsito que envolva capotamento. É nesse momento em que o veículo está de ‘cabeça’ para baixo que o condutor e o passageiro percebem que o uso do cinto evita que alguém se machuque, chocando-se contra as partes internas do veículo, ou que seja arremessado para fora deste”, diz a coordenadora de Educação de Trânsito da CMTT, Glauce Kelly Ferreira.
Jamil de Jesus, um dos responsáveis pelo equipamento no país foi elaborado após uma série de pesquisas em seis países europeus, explica que o equipamento é composto de um veículo fixado numa estrutura que reproduz o movimento do automóvel durante uma capotagem em velocidade controlada de oito segundos por volta, “o que é suficiente para se conhecer o efeito positivo do cinto de segurança”, diz.

Cinto de segurança
A CMTT tem constatado que 40% das fatalidades em acidentes de trânsito são causados por choques contra o para-brisa e o painel do veículo. Sendo que a cada dez pessoas lesionadas em acidentes de trânsito, oito estavam no banco traseiro do veículo e não usavam cinto. Outro dado relevante é o de que 30% das lesões fatais ocorreram porque a vítima foi de encontro ao volante.
O cinto de segurança foi projetado para manter as pessoas fixadas ao banco durante uma colisão ou freada brusca, evitando que estas sejam jogadas umas sobre as outras, contra as partes internas do veículo ou para fora deste. Durante uma colisão, o peso do corpo de uma pessoa é multiplicado de forma que um condutor ou passageiro que pese 70 kg poderá ser jogado contra as partes internas do veículo com um peso equivalente a uma tonelada, dependendo da velocidade da colisão.
“Temos percebido que a maior causa das mortes por acidente de trânsito se dá em razão do não uso do cinto de segurança, o que agrava a situação e pode gerar traumas irreparáveis. Portanto, o cinto deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo, mesmo em pequenas distâncias ou em baixa velocidade, devendo passar sobre o ombro e o tórax da pessoa e jamais tocar o seu pescoço”, instrui o diretor da CMTT, Edson Peres Dourado.

Programação do simulador
16/04 – Praça Dom Emanuel (18 às 22 horas)
29/04 – Anashopping (17 às 22 horas)
30/04 - Anashopping (17 às 22 horas)
14/05 – Ação Global (08 às 12 horas)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Trânsito

Campanha conscientiza sobre o uso da faixa de pedestres

24/08/2017

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), através da diretoria de Educação, continua com ações de conscie...

Frota de Anápolis registra pequeno crescimento

24/08/2017

A frota de veículos emplacados em Anápolis teve crescimento pequeno no primeiro semestre deste ano, comparativamente ao mes...

Estacionamento de veículos em calçadas será regulamentado

10/08/2017

O uso de calçadas para estacionamento de veículos vai ser regulamentado em Anápolis, através de um capítulo específico ...

Carteira eletrônica

27/07/2017

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) foi aprovada na última terça-feira,25, em reunião do Conselho Nac...