(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Sessão especial celebra centenário das Assembleias de Deus

Cidade Comentários 01 de julho de 2011

Várias lideranças religiosas participaram do ato. Em todo o País, estão sendo realizados eventos para marcar a comemoração dos 100 anos da igreja


A Igreja Assembleia de Deus está há 100 anos no Brasil. Em todo o País, vários eventos estão sendo realizados para celebrar a passagem deste marco histórico. Em Anápolis, na última quarta-feira, 29, a Câmara Municipal de Anápolis realizou uma sessão especial reunindo dezenas de lideranças da fé protestante. A iniciativa partiu do vereador Wesley Silva (PMDB).
De acordo com o Pastor José Clarimundo César, Presidente da Assembleia de Deus Ministério Anápolis, a Igreja é hoje a maior denominação pentecostal do Brasil e vem crescendo e se renovando a cada dia. Conforme lembrou, há mais de 70 anos a Assembleia de Deus se instalou em Anápolis. A Cidade tem hoje, proporcionalmente, uma das maiores comunidades evangélicas do Brasil. Somente a Assembleia de Deus Ministério Anápolis possui 101 igrejas, mas a estimativa é de que o número de templos de todas as denominações já seja próximo de 500. “Fico feliz que a Câmara Municipal, que é a representante legítima da população de Anápolis, esteja fazendo essa homenagem às Assembleias de Deus. Se a nossa igreja está crescendo, é por que Deus está dando este crescimento”, comemorou.
O presidente da Assembleia de Deus Madureira, Pastor Bertiê Adais Magalhães, destacou que as igrejas, além de difundirem a mensagem pentecostal, têm realizado um trabalho social de grande amplitude para a comunidade, trabalho este que demonstra a unidade e fé. Somente esta denominação mantém duas creches, está construindo mais uma, oferece assistência médico/odontológica e uma série de outros benefícios às comunidades carentes. Conforme avaliou, a Assembleia de Deus tem dado uma contribuição marcante para Anápolis. Ele também enalteceu a iniciativa da Câmara em comemorar os 100 anos da igreja no Brasil, afirmando que se trata de um marco importante a ser comemorado. “É muito gratificante participar e dividir este momento com os nossos irmãos”, sublinhou.
Importância
O presidente do Conselho de Pastores de Anápolis, Pastor Leordino Lopes ressaltou, também, a importância dessa celebração, como um ato para reforçar o movimento pentecostal, que muito tem contribuído para o fortalecimento da sociedade e, especialmente de sua célula maior: a família. O comandante geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel Raimundo Nonato de Araújo Sobrinho, ponderou que a Igreja tem não só a missão de anunciar a Palavra de Deus, como também atuar nas comunidades para que as famílias possam fortalecer os valores morais e cristãos.
O deputado estadual Daniel Messac, que também participou da sessão especial, enfatizou que na parte social, as igrejas têm realizado um trabalho maior do que o Governo. Além disso, destacou que hoje elas têm outra ação importante junto à comunidade, que é combater as drogas com ações educativas, principalmente, junto aos jovens. O vereador Wesley Silva (PMDB) afirmou que a intenção em promover a sessão especial foi, realmente, trazer à luz da sociedade o grande trabalho que a Igreja Assembleia de Deus realiza no Brasil e, de maneira especial, seja na parte de evangelização, seja na parte social.
Durante a sessão especial foram homenageadas algumas lideranças religiosas. Da igreja Assembleia de Deus Madureira: Pastor Osmar Alves Rodrigues; Pastor Jaime Antônio de Souza; Missionária Amélia Mota Brandão; Pastor Joaquim Ribeiro da Silva; Pastor José de Freitas e Pastor Valdemar Alves da Silva. Da Igreja Assembleia de Deus Ministério Anápolis: Pastor Claudino Borges; Pastor Sebastião José Inácio; Pastor Hélio Costa Melo, Pastor Ramos e Missionária Maria de Souza Lima.



Linha do tempo

19/11/1910 - Daniel Berg e Gunnar Vingren chegam à Belém - PA para pregar a mensagem pentecostal.

02/06/1911 - Enquanto orava, a irmã Celina de Albuquerque recebe o batismo com o Espírito Santo.

18/06/1911 - Desvinculados da Igreja Batista, Berg, Vingren e mais 17 irmãos fundam a Assembleia de Deus.

1921 - A chama pentecostal se espalha. No Rio de Janeiro, o jovem Paulo Macalão converte-se a Cristo e começa a pregar o Evangelho, sendo o pioneiro a chegar a Goiás.

1936 - Antônio Moreira chega a Goiânia para a sua construção e funda a Assembleia de Deus na Capital.

14/01/1940 - Realizado o primeiro culto em Anápolis pela missionária Mathilda Paulsen, na casa de José Inácio de Freitas.

20/02/1940 - A jovem presbiteriana Antonieta de Freitas torna-se a primeira pessoa a aceitar o apelo do Pastor Antônio Moreira, no segundo culto realizado em Anápolis.

05/03/1940 - Antônio Moreira mais 14 irmãos fundam a Igreja Assembleia de Deus de Madureira em Anápolis.

09/06/1940 - Realizado pelo Pastor Antônio Moreira o primeiro batismo da Assembleia de Deus em Anápolis. Foram 14 irmãos.

1960 - A Igreja em Anápolis se desliga do Ministério Madureira, criando o Ministério de Anápolis.

1962 - A igreja de Madureira inaugura seu novo templo, após ter reorganizado os seus trabalhos em 1960.

2011 - As Assembleia de Deus seguem em Anápolis cumprindo o “ide” de Jesus, levando a mensagem que é o tema do centenário no Brasil: “Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e breve voltará!”

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...

Anápolis ainda tem muito caminho para melhorar em informação

02/06/2017

Criada em 2011, a Lei de Acesso à Informação ainda não é aplicável de forma plena por boa parte dos municípios brasile...

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...