(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Serviço de coleta seletiva é reestruturado

Cidade Comentários 22 de agosto de 2014

Secretaria de Meio Ambiente definiu um cronograma com dias e horários de passagem do caminhão coletor


Como prosseguimento a uma política de governo adotada na atual administração municipal e em observação às exigências determinadas na Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Anápolis está reestruturando o serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis. Para informar a população sobre a importância desse trabalho e sobre os dias e horários de passagem do caminhão coletor, equipes da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão percorrendo os 44 bairros definidos para esse primeiro estágio de reorganização do programa. Confira, no quadro abaixo, dias e horários de passagem do caminhão coletor.
A diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Sibele Maki, afirma que a coleta seletiva de lixo aumenta o aproveitamento de resíduos recicláveis. Como eles não são misturados ao lixo comum, não há desperdício, mas em casa, pouca gente sabe como deve separar ou tratar esses resíduos antes de jogar na lata de lixo. Ela explica que essa é uma tarefa simples e que demanda um pouco mais de tempo, mas é compensadora pelos ganhos ambientais que acarreta. Duas dicas importantes: não são necessários coletores diferentes para os recicláveis – papel/papelão, plástico, vidro e metal – apenas devem ser separados do lixo úmido ou orgânico; e devem ser limpos e secos antes de serem armazenados à espera da passagem do caminhão.
O prefeito João Gomes reafirma que uma das prioridades da atual administração municipal e implementada como política de governo é a redução dos impactos ambientais causados pela destinação inadequada de resíduos sólidos – materiais recicláveis – e dos rejeitos – lixo orgânico. Prova disso é atenção dada ao aterro sanitário e a regularização da coleta seletiva, independente da Lei nº 12.305/2010, norteadora da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e que estabelece o ano de 2014 como limite para a adoção de várias medidas, como a consolidação do programa de coleta seletiva e apoio às cooperativas e associações de catadores e a proibição de entrada de catadores dentro dos aterros sanitários.
Nesse sentido tem sido realizado, há mais de um ano, trabalho conjunto com participação de representantes de diversas secretarias municipais, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Universidade Federal de Goiás (UFG) e representantes da Cooperativa e dos catadores que atuavam dentro do aterro sanitário. Essa união de esforços com o objetivo de realizar a retirada pacífica dos catadores que trabalhavam no aterro e oferecer-lhes opções para garantir sua subsistência foi muito bem sucedida.
Não há mais catadores dentro do aterro sanitário e todos foram encaminhados ou para a formação de uma nova cooperativa - mantida com apoio da Prefeitura que alugou um galpão para seu funcionamento e adquiriu as máquinas necessárias – ou para recolocação no mercado de trabalho, com auxílio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e outros parceiros.
Hoje Anápolis conta com duas cooperativas – a Coopersólidos e a Cooperclan, essa recém-formada - e está investindo na reformulação e ampliação da coleta seletiva também para dar condições de trabalho a esses grupos. Com isso, pode-se dizer que a cidade integra a reduzida lista de municípios brasileiros que possuem coleta seletiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas um terço dispõe desse serviço.
Outra ação colocada em prática pela Prefeitura com o objetivo de aumentar a abrangência do sistema de coleta seletiva são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). São locais criados para receber pequenas quantidades de entulho (resíduos de construção, ferro, argamassa, solo e outros), bagulhos (móveis, poda de árvores, utensílios sem serventia) e material de coleta seletiva (plástico, papel, vidro e metal). A quantidade de material de cada descarte não pode ultrapassar a 1m³ (um metro cúbico), equivalente a cerca de cinco carrinhos de mão. Veja também, no segundo quadro abaixo, os pontos instalados em Anápolis.

Setores atendidos com a coleta seletiva
Anápolis City, Andracel Center, Antônio Fernandes, JK, Boa Vista, Cidade Jardim, Frei Eustáquio, Jamil Miguel, Jardim América, Jardim Ana Paula, Jardim Bandeirantes, Jardim Europa, Jardim Samambaia, Jundiaí, Maracanã, Maracãnanzinho, Miguel Jorge, Nova Capital, Novo Jundiaí, Parque Brasília I e II etapas, Parque São Jerônimo, residencial Ayrton Senna, Residencial Virgínia Corrêa, Santa Maria de Nazaré, São Lourenço, Setor Central, Vila dos Oficiais, Vila Formosa (1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapas), Vila Goiás, Vila Góis, Vila Jusssara, Vila Bossa Senhora Abadia, Vila Santa Isabel (1ª e 2ª etapas), Vila Santa Maria, Vila São João e Vila São Jorge.

Pontos de entrega voluntária

Base Aérea
Caixa Econômica Federal (Centro)
Colégio São Francisco (Jundiaí)
Condomínio Palazzo de Verona (Maracanã)
Condomínio São José (IAPC)
Condomínio Sunflower (São José)
IFG (Reny Curi)
Igreja São Francisco (Jundiaí)
Paróquia São Sebastião (Centro)
Parque Ipiranga (Jundiaí)
Praça Americano do Brasil (Centro)
Praça Dom Emanuel (Jundiaí)
Supermercado Atende Mais (Jardim Gonçalves)
Supermercado Carrefour (Centro)
Supermercado SuperVi (IAPC)
Su´permercado SuperVi (Jaiara)
Vila dos Oficiais (Santo Antônio)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis gerou 139 novos empregos formais em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo, Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, a...

Anápolis mantém redução alta em casos de dengue

18/08/2017

A dengue tem dado uma trégua em Anápolis, desde o começo do ano. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secreta...

Desvio de rede de esgoto interdita trecho da Avenida Brasil

18/08/2017

O diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Cezar Toledo, comentou, em sua rede social, sobre as...

Gerados 139 novos empregos em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, al...