(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Semana mundial do Aleitamento Materno tem programa definido

Cidadania Comentários 03 de agosto de 2017

Várias atividades estão acontecendo na rede municipal de saúde, como forma de incentivar o aleitamento


Não é novidade, há tempos, que uma das principais ferramentas de combate à mortalidade infantil é gratuita e costuma vir acompanhada de muito amor. Trata-se do aleitamento materno, que, entre os dias 1º e 7 de agosto atinge seu ápice, com a realização da Semana Mundial, comemorada desde 1992 em 150 países. O Brasil faz parte desse grupo e Anápolis é um município que se notabiliza por importantes iniciativas no setor.
Para reforçar o trabalho que se desenvolve desde o início do ano, a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Saúde, preparou ampla programação dentro da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que inclui rodas de conversa, oficinas e mais uma série de ações que visam, principalmente, conscientizar população e profissionais de saúde sobre a importância do ato para a saúde da mãe e do bebê.
A enfermeira Raquel de Castro Rodrigues, coordenadora do Banco de Leite Humano de Anápolis, lembra que o principal benefício é mesmo a redução da mortalidade infantil, mas elenca outros. “A criança adquire imunidade e tem ganhos no desenvolvimento cognitivo, por exemplo. Já a mãe é beneficiada com a redução da hemorragia uterina e com a volta mais rápida ao peso, entre outras situações”, explica.
Nesse contexto tão favorável, a semana colabora de formas variadas, desde a orientação sobre a importância do leite para o bebê, até a maneira de lidar com o paradoxo vontade de amamentar x conseguir amamentar. “Trata-se de uma situação relativamente comum. No próximo dia 16, inclusive, vamos às unidades capacitar nossos agentes de saúde para que possam, entre outras coisas, ajudar as mães que passam por isso”, detalha Raquel Rodrigues.
A enfermeira lembra ainda que apesar da Semana Mundial do Aleitamento Materno ir de 1º a 7, as ações não se limitam apenas a esse período. “Isso porque vivenciamos o Agosto Dourado, onde são realizadas diversas iniciativas voltadas especificamente ao tema”, conclui Raquel.
PARCEIROS
O evento é realizado em conjunto pela Secretaria de Saúde, via Banco de Leite Humano Municipal de Anápolis; Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil, Maternidade Dr. Adalberto, Banco de Leite Humano da Santa casa e Associação Mamães Anápolis.
SEMANA MUNDIAL DO
ALEITAMENTO MATERNO
1º E 2 DE AGOSTO
- Divulgação do evento
3 DE AGOSTO
- Abertura, às 14 h, na Maternidade Dr. Adalberto, com:
- Música
-Roda de conversa com as mães
- Mãe adotiva também amamenta
-Amamentação e seus benefícios
- Apresentação dos representantes de indústria e a importância do apoio às mães que estão amamentando.
-Sorteio de brindes
5 DE AGOSTO
- A Hora do Mamaço, às 15 h, no Parque Ipiranga, com:
- Alimentação do bebê nos primeiros 1.000 dias
-Oficina de amamentação
- O auto controle após a maternidade
- Querer amamentar x conseguir amamentar
- Realizar a Foto oficial do Mamaço 2017 e Sorteio de brindes

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidadania

Dia Nacional do Conselho Tutelar foi comemorado por associação

16/11/2017

A Associação dos Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares do Estado de Goiás – Acetego - comemora o Dia Nacion...

Legislativo anapolino homenageia servidores públicos municipais

09/11/2017

Na última terça-feira, 7, a Câmara Municipal de Anápolis conferiu a Medalha Gerson Pereira de Araújo a vinte servidores ...

Festival de Churros vai prosseguir até domingo

28/09/2017

Anápolis sedia desde quinta-feira,28, o 1º Festival de Churros. O evento acontece no estacionamento do Parque Ipiranga e v...

Semana mundial do Aleitamento Materno tem programa definido

03/08/2017

Não é novidade, há tempos, que uma das principais ferramentas de combate à mortalidade infantil é gratuita e costuma vir...