(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Semana do autista comemorada em Anápolis com várias atividades

Cidadania Comentários 05 de abril de 2018

Ação teve o apoio do programa “Um dia de autista”, desenvolvido pelo CONTEXTO, Cine Prime e parceiros


Uma tarde especial e um encontro com a chamada sétima arte. A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis, em ação patrocinada pelo Jornal Contexto e com o apoio do Porto Seco e da empresa Plumatex, levou para o cinema mais de 140 portadores do transtorno e seus familiares. A ação contou, também, com a parceria do Cine Prime, no Anashopping. As crianças, jovens e adultos ganharam pipoca e refrigerante para curtirem um sucesso na telona: o filme Pedro Coelho.
O diretor geral do Jornal Contexto, Vander Lúcio Barbosa, em rápidas palavras, fez uma saudação aos presentes e lembrou que a ação já vem sendo desenvolvida há vários anos, por exemplo, com os alunos dos colégios “Arlindo Costa” e “Zeca Batista” e, também, com as crianças e adolescentes da APAE de Anápolis. “Estamos muito felizes com esta parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis, porque o autismo também é uma causa minha, é uma causa do Jornal Contexto, da Plumatex, do Porto Seco, da Geolab e de todos nós aqui presentes”, ressaltou.
Janaína Ataíde, mãe do jovem Reydner, destacou que a ação é muito importante para a socialização dos autistas. “É fundamental que eles tenham uma vida social com as suas famílias e os amigos”, disse. E, acrescentou que encontros como este, também oferecem oportunidade para a troca de experiências e vivências. Janaína ponderou que muitas crianças e adolescentes, pela primeira vez, têm essa oportunidade do contato com o cinema e isso ajuda, ainda, mais no processo de convivência e no combate ao preconceito que, ainda, é muito grande, bem como os tabus e a falta de informações sobre o autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista. No seu caso, o diagnóstico de TEA no filho Reydner aconteceu cedo, o que possibilitou o acompanhamento e um tratamento mais adequado, mas isso nem sempre acontece e, em alguns casos, o paciente tem regressão.

Semana do Autista
O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis, Reamilton Espíndola, afirmou que a entidade foi idealizada em 2012, mas só a partir de 2015 é que veio a se consolidar, para cumprir o papel de alertar o poder público e a sociedade sobre as necessidades dos autistas na área da saúde, da educação, do lazer e cultura, dentre outras.
Segundo Reamilton, a ação no cinema está inserida na programação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril) e da Semana Municipal do Autismo, conforme preconiza a Lei 3.851, de 07 de outubro de 2016, de autoria da Vereadora Professora Geli Sanches.
A programação foi iniciada no dia 02, com um passeio ciclístico noturno saindo do Parque Ipiranga. Nesta quarta, 04, aconteceu a programação do cinema, em parceria com o Jornal Contexto e, no sábado, se encerra com uma grande ação a se realizar na Praça Americano do Brasil, das 8 às 12 horas, em parceria com a Prefeitura de Anápolis. Na oportunidade, haverá assistências nas áreas de saúde e cidadania; fisioterapia; psicologia; beleza, atendimentos jurídicos e a expedição da carteirinha do autista, que garante a execução da Lei 12.764, que estabelece direitos legais para a pessoa autista e da Lei 13.146, que assegura que o indivíduo deve ter condições iguais para a sua inclusão social. Para isso, devem ser apresentados documentos pessoais, comprovante de endereço e o diagnóstico, que será validado por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cidadania

Anápolis ocupa a 17ª posição no Índice Goiano de Longevidade

16/11/2018

Um estudo desenvolvido e divulgado recentemente pelo Instituto Mauro Borges (IMB), resultou na criação do Índice Goiano de...

APAE/Anápolis recebe título nacional pela segunda vez consecutiva

08/11/2018

Chegar ao topo parece ser fácil, mas o difícil é permanecer ali, onde, geralmente, os melhores se encontram. De acordo com...

Programa Semana Cidadã compartilha conhecimento

08/11/2018

A III Semana Cidadã, realizada neste ano na Escola Municipal Professora Lena Leão, foi uma excelente oportunidade para que ...

Ministério Público Federal pretende impedir censura em redes sociais

30/08/2018

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás ofereceu representação à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em ...