(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Seleção de candidatos aos cursos superiores do pela nota do Enem

Educação Comentários 13 de janeiro de 2017

As 1.341 vagas Goiás ofertadas em Goiás estão distribuídas em 11 câmpus, dentre eles o de Anápolis, onde são oferecidos quatro cursos


O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas a partir de hoje, 16 de dezembro, para 1.341 vagas em cursos superiores de bacharelado e licenciatura em 12 câmpus da Instituição, localizados na capital e no interior. As vagas serão preenchidas por meio de seleção específica com base na nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições para o Vestibular 2017/1, que podem ser feitas até o dia 22 de janeiro, devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção. O câmpus Anápolis oferece vagas para os cursos de Engenharia Civil da Mobilidade, licenciatura em Química, licenciatura em Ciências Sociais, Ciência da Computação e tecnologia em Logística.
O processo seletivo está aberto exclusivamente aos portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido por via regular, suplência ou curso equivalente e que participaram do Enem nos anos de 2014, 2015 ou 2016. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que tiverem obtido nota zero em qualquer área de conhecimento e os que tiverem obtido menos de 300 pontos na prova de redação.

Inscrição
O valor da taxa de inscrição é de R$30,00, mas estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas privadas podem solicitar isenção, entre os dias 19 e 23 de dezembro. Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas também podem se beneficiar das ações afirmativas adotadas pela Instituição, optando, no ato da inscrição, pela reserva de vagas (50% das vagas são destinadas a alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas).
No momento de se inscrever, o candidato deverá informar se vai participar da seleção pelo sistema de reserva de vagas ou pelo sistema universal. Também precisará informar qual ano ele vai utilizar para sua pontuação (se 2014, 2015 ou 2016).
Também é preciso ficar atento à informação do CPF. O candidato não poderá informar CPF de outra pessoa (nem mesmo dos pais ou responsáveis), porque é pelo número do seu documento que será consultado o banco de dados do Ministério da Educação para conhecimento e validação das notas do Enem.
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 9 de fevereiro. O resultado final será publicado no dia 16 de fevereiro. As matrículas de primeira chamada, de acordo com o Edital, devem ocorrer entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2017.

Vagas
São oferecidas também vagas em mais 11 câmpus: Aparecida de Goiânia (Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue); Cidade de Goiás (Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Cinema e Audiovisual); Formosa (Engenharia Civil, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); Goiânia (Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Engenharia de Controle e Automação; , Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Bacharelado em Química, Bacharelado em Sistemas da Informação, Bacharelado em Turismo, Licenciatura em Física, Licenciatura em História; Licenciatura em Letras – Português, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Música – edital específico); Goiânia Oeste (Licenciatura em Pedagogia); Inhumas (Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Bacharelado em Sistemas da Informação, Licenciatura em Química); Itumbiara (Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Química); Jataí (Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Física e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); Luziânia (Sistemas de Informação e Licenciatura em Química); Uruaçu (Engenharia Civil, Licenciatura em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); e Valparaíso (Licenciatura em Matemática).

Música
Em virtude da aplicação de provas de habilidades específicas para o curso de Licenciatura em Música (Câmpus Goiânia), a seleção de candidatos é orientada por um edital específico. As inscrições do processo também começam hoje, mas terminam no dia 15 de janeiro de 2017. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, mas, entre os dias 19 de dezembro e 1º de janeiro de 2017, estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas privadas podem solicitar isenção da taxa.
O processo seletivo para o curso de Licenciatura em Música será realizado em duas etapas, sendo a primeira composta pela classificação obtida com o somatório das notas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Enem no ano de 2014, 2015 ou 2016 (conforme o ano informado previamente na inscrição) e, a segunda, pela verificação de habilidade específica em música. O resultado final desse processo seletivo será divulgado no dia 21 de março de 2017. As matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrerão nos dias 22 e 23 de março de 2017.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

UniEVANGÉLICA começa ano com capacitação para o corpo docente

01/02/2018

Professores, coordenadores, diretores e Pró-Reitoria acadêmica participaram nesta semana do Seminário de Atualização de ...

Número de alunos na rede pública cresceu 7,16% em cinco anos

01/02/2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou, no Diário Oficial da União, na última ...

IFG tem vagas em cursos para jovens e adultos

12/01/2018

Com prazo previsto para se encerrar nesta sexta-feira, 12 de janeiro, as inscrições para os cursos técnicos integrados ao ...

Telecentros nos distritos ganham novos materiais didáticos

29/12/2017

Os Telecentros instalados nos distritos de Interlândia, Souzânia e Joanápolis passam a utilizar como subsídio e materiais...