(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Segurança será reforçada para os jogos em Anápolis

Segurança Comentários 11 de janeiro de 2014

Vários órgãos ligados à segurança pública, representantes dos clubes, das torcidas, Ministério Público e Judiciário discutiram estratégia nos jogos em Anápolis


A segurança nos mandos de campo do Anápolis Futebol Clube, da Anapolina e do Grêmio Anápolis, no Estádio “Jonas Duarte” será reforçada durante os jogos das três equipes na temporada de 2014 do Campeonato Goiano. A questão foi discutida na última quinta-feira, 09, durante reunião convocada pelo 3º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), com a participação de representantes da própria PM; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Ministério Público; Juizado da Infância e Juventude; Conselhos Tutelares; secretarias municipais de Esporte e de Saúde; CMTT; empresa TCA; Postura, Federação Goiana de Futebol, dirigentes das três agremiações e membros das torcidas organizadas dos três times locais, mais as do Goiás, Vila Nova e Atlético.
Durante toda a manhã, uma pauta com 27 itens foi colocada em discussão, com o objetivo de assegurar meios para que os torcedores tenham segurança e tranquilidade para acompanharem os jogos do Goianão 2014, buscando evitar episódios como o que ocorreu no final do ano passado no jogo entre o Atlético-PR e Vasco na Arena Joinville, em Joinville (SC), pela última rodada do Brasileirão, onde uma briga generalizada entre torcedores deixou vários feridos e reproduziu cenas de barbárie que correram o mundo, manchando a imagem do futebol brasileiro, justamente quando o País se prepara para sediar uma Copa do Mundo.
Na reunião foram tratados diversos assuntos, dentre eles, os mais polêmicos, foram com relação à presença de menores nas torcidas organizadas; a venda de bebidas alcoólicas no interior e ao redor do Estádio; a comercialização de ingressos por cambistas; a proibição de ingresso com camisas de times alheios ao jogo ou de faixas que induzam algum tipo de discriminação ou violência.
Segundo o comandante do 3º CRPM, Coronel Juverson Augusto de Oliveira, o objetivo da Polícia Militar, ao convidar as autoridades, as representações dos times e das torcidas é fazer com que se possa, ao máximo, aplicar as regras de boa conduta que são previstas no Estatuto do Torcedor. Um dos pontos alinhavados no encontro foi com relação à implantação de um posto no interior do Estádio, onde a PM, a Polícia Civil, o Juizado da Infância e Juventude e os Conselhos Tutelares, possam atuar, inclusive, fazendo flagrantes de eventuais delitos. Também, ficou estabelecido que as torcidas organizadas deverão apresentar cadastros atualizados de seus membros e, no caso de menores, com a devida autorização dos pais ou responsáveis. Outra medida é com relação ao local de estacionamento de ônibus, ou mesmos veículos, de torcidas visitantes, que poderão ficar em local próprio, onde funcionava o pátio da CIRETRAN.

Bebidas
Quanto à questão das bebidas alcoólicas, o que está prevalecendo é a proibição da venda no interior do Estádio. Mas, pode ocorrer, como no ano passado, de a decisão ser derrubada na Justiça, via liminar. Também, será feito um esforço para controlar a venda nas imediações.
No interior do Estádio será feito o videomonitoramento, por câmeras instaladas em locais estratégicos, através das quais, poderão ser identificados torcedores que estiverem envolvidos em atos de violência ou outros tipos de delito. E, ainda, haverá um controle sobre a entrada de pessoas autorizadas ao porte de armas. Nas arquibancadas, as torcidas organizadas dos times mandante e visitante serão isoladas para se evitar possíveis confrontos.
Para coibir a ação de cambistas na venda de ingressos na porta dos estádios, os clubes ou a Federação deverão designar um representante para acompanhar a autoridade policial na lavratura do flagrante, uma vez que sem a presença da “vítima”, o procedimento não pode ser feito, anulando a ação policial.
Os representantes dos clubes apoiaram a inciativa da PM, para que os jogos dos times locais transcorram dentro da normalidade, proporcionando bons espetáculos para o público.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Carros apreendidos foram retirados das ruas próximas à delegacia

15/12/2017

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Anápolis e a Polícia Civil garantiu a retirada de veículos apreendidos em opera...

Projeto tem o apoio do Exército, da Marinha e da Aeronáutica

08/12/2017

A audiência pública realizada no último dia 4 na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, para debater a ...

Caso do Uber - Acusado diz: “queria somente divertir”

08/12/2017

O acusado de roubar na semana um veículo Uber e restringir a liberdade do motorista Cleyton da Silva Nascimento já está pr...

Treinamento para delegadas, agentes e escrivãs

30/11/2017

A 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Anápolis realiza vários cursos de atualização voltados para delegados, agen...