(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Segurança Pública reforçará ações contra roubo de cargas

Geral Comentários 01 de junho de 2015

Secretaria de Segurança Pública irá trazer para Anápolis o Programa ProCarga. Titular da Pasta, Joaquim Mesquita, vai se reunir com lideranças do setor atacadista e Rotary para traçar ações


O secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, juntamente com o superintendente de Inteligência da SSP-GO, Marcelo Aires, estarão em Anápolis no dia 09 próximo, às 20 horas, no Denali Hotel, para trazer, em caráter oficial, o Programa ProCarga, criado pelo Governo do Estado com o objetivo de unir esforços na prevenção e combate a este tipo de crime, que cresce a cada ano, principalmente, na região de Anápolis.


A vinda da cúpula de segurança atende a uma solicitação do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor e do Rotary em Anápolis, por intermédio do jornalista Vander Lúcio Barbosa, que encaminhou a reivindicação e tratou da reunião onde serão feitas abordagens técnicas sobre a participação das entidades no programa e dos resultados esperados com as ações que já foram ou serão desencadeadas ao longo deste ano.


O roubo de cargas coloca a região de Anápolis como uma das principais rotas deste crime no País. O Jornal Contexto teve acesso a um relatório da Polícia Civil, o qual revela crescente aumento no número de ocorrências. Os dados referem-se aos anos de 2013, 2014 e o primeiro quadrimestre de 2015, com a metodologia empregada pelo SISP - Sistema Integrado da Segurança Pública e sistema Gis Gestão - ProCarga, levantando dados, principalmente, dos registros de boletins de ocorrências.


De acordo com o relatório, no ano de 2013 foram registradas 14 ocorrências de Roubo de Cargas direcionadas à Regional de Anápolis, sendo que destas, 06 foram de bebidas. O local de maior incidência foi o trevo da Vila Jaiara. Em 2014, foram registradas 54 ocorrências e, novamente, o roubo de carga de bebidas foi a de maior número, somando 22 ocorrências, sendo que a maioria ocorreu na BR-060, nas proximidades da Ambev, e na BR-153, região próxima ao Posto Carreteiro.


Este ano, de janeiro a abril, foram registradas 34 ocorrências, e o roubo de carga de bebidas continua sendo a de maior incidência. A região do Posto Brasil e as proximidades do Distrito de Interlândia foram os locais com maior número de ocorrências.


De acordo, ainda, com o relatório, até o dia 20 último, foram instaurados 18 inquéritos policiais, dos quais 12 tiveram origem por auto de prisão em flagrante e 06 por portaria. Em 2013 foram registrados no SISP 18 (dezoito) inquéritos policiais pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas - Decar, e no ano de 2014, foram 45 registros.


O relatório da Polícia Civil aponta, também, que é notada uma grande reincidência no crime, motivada pela sensação de impunidade dos autores e sugere o aumento de ações integradas da Decar com a Regional, “no intuito de coibir a prática de tal delito, ou seja, agir na prevenção/intimidação, sem deixar de levar adiante as investigações e apurações dos crimes já cometidos”, relata o documento.


 


Conclusão


O relatório conclui que é possível notar que nos últimos três anos o crime de roubo de cargas cresceu geometricamente na região Anápolis, em face ao Município ser um polo de distribuição de vários tipos de mercadorias para todo o País. Os gêneros alimentícios - bebida e secos e molhados - são os mais atrativos, e os locais escolhidos para a prática do crime são, sempre, os que oferecem melhores condições de abordagem da vítima. “Ações conjuntas e ostensivas, talvez sejam as melhores, em curto prazo para tentar diminuir esses números crescentes. Em longo prazo, as investigações conjuntas, prisões, punições, e o fim da sensação de impunidade, seriam as melhores formas de se diminuírem estes números”, pontua o relatório.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...