(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Secretário propõe criar grupo para destravar projetos de Anápolis

Economia Comentários 21 de fevereiro de 2019

Wilder de Morais viu as obras e projetos que, segundo reportagem do Contexto, tem valores correspondentes a 2,88% do PIB local


O secretário estadual de Indústria e Comércio, Wilder de Morais, esteve em Anápolis na última quarta-feira, 20. Ele visitou os projetos que, na edição passada do Jornal Contexto, foram citados como verdadeiros gargalos para o desenvolvimento econômico do Município e do próprio Estado e que, somados, têm um volume de investimentos de quase R$ 380 milhões, o que corresponde a 2,88% do PIB local.
Wilder de Morais esteve no Centro de Convenções, nas obras do Aeroporto de Cargas e conheceu, também, o local onde está situado o projeto da Plataforma Logística Multimodal de Goiás. Outras obras citadas na reportagem foram a do Anel Viário e da Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), que ele não visitou, mas falou sobre elas no encontro que teve com empresários e lideranças classistas na Associação Comercial e Industrial de Anápolis, seu último compromisso na Cidade.
Antes da reunião, Wilder Morais afirmou que, em relação aos projetos e obras paradas em Anápolis, todos devem ser objeto de um amplo estudo a ser desenvolvido pela Pasta. No caso do Aeroporto, por exemplo, há problemas na pista que necessitam de apurados tecnicamente para ver o que deve ser feito. Sobre o Anel Viário, citou que o órgão responsável do Governo, a antiga CODEGO, está sob investigação do Ministério Público e, neste caso, tudo o que está relacionado à obra deve, também, ser analisado.
Quanto ao Centro de Convenções, Wilder Morais não conseguiu dar uma resposta imediata sobre os pedidos feitos pelos empresários, em relação à realização de eventos no local, que foi inaugurado no ano passado, antes do início da campanha eleitoral. De lá para cá, poucos eventos aconteceram na grandiosa estrutura que, ainda, encontra-se ociosa.
O presidente da ACIA, Anastácios Apostolos Dagios, propôs ao Governo de Goiás, que parte do Centro de Convenções seja utilizada para abrigar o Parque Tecnológico de Anápolis. O secretário sinalizou que esta ideia pode ser abraçada. Mas, ponderou que é uma questão que depende, também, de estudo. Sobre a liberação do espaço para eventos, ele também se prontificou a buscar uma resposta. E, antecipou que a visão do Governo, no caso do Centro de Convenções e nos demais projetos, a intenção é que a gestão dos mesmos seja repassada para a iniciativa privada, através de concessões. No entanto, não apontou qualquer data para que os projetos possam, efetivamente, funcionar.

Hotéis
Na reunião, inclusive, o secretário foi informado que um hotel da Cidade foi colocado à venda e outros sofrem com uma baixa ocupação. E, a maioria dos investimentos no setor hoteleiro, foi feita na expectativa de que o Centro de Convenções se viabilizasse. O que, ainda, não ocorreu.
Quanto ao Aeroporto e à Plataforma Logística, Wilder de Morais assinalou que tais projetos demandam estudos mais amplos e, também, a consolidação de outro projeto importante que a Ferrovia Norte Sul, de responsabilidade do Governo Federal. Ele adiantou que no dia 28 de março próximo, deve acontecer a licitação para a exploração comercial do trecho de Anápolis até Palmas, no Estado do Tocantins. Na sua avaliação, só com a Ferrovia e o Aeroporto é que a Plataforma Logística deve funcionar conforme projetada. Também, não descartou a proposta que já havia sido feita ao Governo anterior, de que parte da área possa ser aproveitada para receber outros investimentos, devido à carência de áreas para a expansão industrial no Município. Mas, também, disse, é uma questão que deve ser estudada.
O secretário informou que pretende montar um grupo de estudos específicos para tratar das demandas de Anápolis. E, falou, ainda, que há muitos problemas de infraestrutura nos distritos industriais que carecem de atenção, assim como levar o desenvolvimento a regiões carentes do Norte e Nordeste do Estado.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

Ferrovia Centro-Atlântica anuncia a retomada de operações em Anápolis

17/04/2019

Após dois anos da paralisação da Ferrovia Centro Atlântica no Município, chegará neste final de semana no Porto Seco um...

Continua a polêmica sobre mudanças na Delegacia da Receita em Anápolis

17/04/2019

A possibilidade de transformação da delegacia da Receita Federal de Anápolis em uma agência foi admitida ao Jornal CONTEX...

Pesquisa do Procon aponta variação de 102% no preço dos ovos de páscoa

17/04/2019

O consumidor que optar por presentear a família e os amigos com ovos de Páscoa terá que pesquisar para não sair no preju...

Goiás registra saldo positivo na balança comercial

17/04/2019

Goiás fechou o mês de março com balança comercial positiva pelo terceiro mês consecutivo neste ano. O saldo de US$ 291,2...