(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Secretário de Obras nega redução no ritmo de construção de viadutos na Avenida Brasil

Cidade Comentários 07 de outubro de 2016

Comentários que circulam na cidade dão conta que o ritmo das obras estaria mais lento, com reduzido número de operários trabalhando nos canteiros dos viadutos


As obras dos viadutos da Avenida Brasil, nos cruzamentos com as Avenidas Amazílio Lino de Souza e Goiás, e também com a Rua Barão do Rio Branco, estão em ritmo normal de execução, com quase 100% das obras de arte concluídas. Quem garante é o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana, contestando vários questionamentos feitos por leitores do Jornal CONTEXTO e comentários que circulam pela cidade, segundo os quais, o andamento dessas obras estaria mais lento, com reduzido número de operários trabalhando nos canteiros nos últimos dias.
Os comentários são acompanhados de versões dando conta que teria surgido problema na execução do viaduto da Avenida Brasil com a Avenida Amazílio Lino de Souza onde, praticamente, não há operários trabalhando. “Esse é um procedimento normal numa obra como essa”, sintetizou o secretário, explicando que na etapa seguinte, depois de concluídas todas as obras de arte, prevista para começar nos próximos dias, serão construídas as de rampas laterais para a interligação do viaduto da Avenida Brasil com Avenida Amazilio Lino de Souza e também com a Avenida Goiás.
Segundo ele, além da construção de rampas de interligação começam também nos próximos dias o serviço de encabeçamento de estacas e também deinfra-estrutura para a adequação das redes de água e de esgoto ao novo traçado, incluindo ainda as redes de galerias de captação de águas pluviais. Especificamente sobre o viaduto da Avenida Brasil com a Avenida Amazílio Lino de Souza, Leonardo Viana assegurou que são infundados os comentários de que teria ocorrido algum problema na sua execução, razão pela qual nenhum operário estaria hoje trabalhando no local.
“Ele já está com 100% de sua obra de arte concluída”, disse o secretário justificando que por essa razão não há mais operários trabalhando no local, ao contrário do que se percebe nos outros dois viadutos, onde os trabalhadores continuam desenvolvendo alguns serviços. Leonardo Viana reafirmou que no viaduto da Brasil com a Amazílio Lino começam nos próximos dias as obras de infra-estrutura, com mudanças nas redes de água e esgoto e também nas galerias de águas pluviais.
Sem atraso
O secretário garantiu que não está havendo atraso no repasse de recursos, oriundos de financiamento assinado com a Caixa Econômica Federal, através do FGTS. Os recursos, conforme explicou, são liberados de acordo com as medições de serviços já executados, depois que técnicos da Caixa fazem a sua verificação e fiscalização. “Feito isso, o dinheiro é liberado imediatamente”, acrescentou Leonardo Viana, revelando que desde o início de execução desse projeto não houve demora para a liberação dos recursos.
De acordo com o secretário, o cronograma da obra está em seu ritmo normal, “talvez até um pouco mais acelerado”. Ele lembrou que o contrato assinado com a empreiteira responsável prevê a conclusão dos três viadutos em agosto de 2017, mas revelou que sua expectativa é finalizá-los antes desse prazo, segundo justifica, para reduzir os impactos que a execução da obra vem causando. “Mesmo assim, os desvios estão funcionando bem, sem causar problemas mais sérios no trânsito e nas vias de acesso”, afirmou.

Corredor de ônibus
Paralelamente à construção dos três viadutos, Leonardo Viana lembrou que integra o mesmo projeto as obras dos corredores de ônibus dos transportes coletivos. “No momento os trabalhos estão concentrados na Avenida Brasil Sul”, disse o secretário, revelando que as capas das pistas estão sendo preparadas para serem recapeadas, com a remoção de material apodrecido e a colocação de outro mais resistente. “Esse é um serviço que antecede a colocação da capa final”, explicou, acrescentando que o mesmo trabalho será executado nos 47 quilômetros de corredores exclusivos e preferenciais para o transporte coletivo, o chamado BRT.
Segundo ele, em toda a extensão do canteiro central da Avenida Brasil Sul o projeto do BRT prevê a instalação de nove estações de embarque e desembarque, das quais já começaram a ser construídas. Na Avenida Universitária, as estações de embarque e desembarque também serão construídas no canteiro central, com corredores de ônibus à esquerda das pistas. ”Finalizando estas duas primeiras, as demais começam a ser construídas em seguida”, disse o secretário lembrando que em todos os corredores de ônibus já estão prontos os pavimentos rígidos construídos nos pontos de ônibus.
Concluído o serviço na Avenida Brasil Sul, novas frentes de obras serão abertas na Avenida Brasil Norte, onde também será feito o mesmo serviço ao longo das pistas. Leonardo Viana reconheceu que no local ainda precisam ser removidas algumas invasões, mas disse que o processo judicial está caminhando com celeridade, através de um trabalho desenvolvido pela Procuradoria Geral do Município. Segundo ele, no local será construída uma terceira pista. “Mesmo que demore um pouco a retirada dessas invasões, a caixa principal não atrapalha a construção da terceira pista”, concluiu o secretário revelando por último que a prefeitura já está trabalhando para viabilizar a construção de outro viaduto no cruzamento da Rua Engenheiro Portela com a Avenida Brasil, complementando o projeto de corredores de ônibus.

Autor(a): Ferreira Cunha

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Sucesso da exposição agropecuária em seu novo parque, na BR-153

14/09/2017

A 61ª Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana) está sendo realizada em novo espaço, neste ano, o Sindicato Rural d...

Primeira Igreja Batista comemora Jubileu de Ouro no Município

14/09/2017

A Igreja Batista Central de Anápolis celebrou, com êxito, o seu Jubileu de Ouro, marcando cinco décadas no trabalho de eva...

Audiência pública busca soluções para a Estação Rodoviária Rodoviário

14/09/2017

Sem apresentar nenhuma solução que possa pelo menos reduzir as várias deficiências enfrentadas nos últimos anos, por ini...

Aulas do Cursinho Municipal vão começar no próximo sábado

14/09/2017

O prefeito Roberto Naves lançou, nesta quarta-feira, 13, o curso preparatório gratuito para vestibulares e para o Exame Nac...