(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Secretaria do Meio Ambiente volta a plantar ipês na Avenida Brasil

Cidade Comentários 30 de novembro de 2017

Trabalho foi iniciado em setembro passado e prevê o plantio de dez mil mudas da árvore ao longo de toda a via


Um dos principais projetos de arborização já executado em Anápolis, o plantio de dez mil mudas de ipês amarelos na Avenida Brasil – nas proximidades da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) – teve sequência na última segunda-feira, 27. Até o final do ano, toda a via será contemplada, estimulando a política de preservação ambiental, além de criar, em poucos anos, um novo cartão postal para a cidade.
Fruto de parceria entre Prefeitura, iniciativa privada e clubes de serviço, o plantio fomenta uma prática pouco usual no município em termos de meio ambiente: a compensação. “Há um número enorme de empresas na cidade e poucas fazem esse trabalho localmente. Precisamos que isso se torne usual”, avalia Antônio Zayek, diretor de Limpeza Urbana, Parques e Jardins da Prefeitura.
Segundo ele, que também coordena o Pró Água, outro aspecto relevante no bojo desse projeto é a mudança no perfil da gestão, onde se destaca o sentimento de pertença. “As empresas, o cidadão, todos precisam se sentir donos das ideias e participar do desenvolvimento de iniciativas como essa”, comenta Zayek, destacando parcerias estabelecidas com a Brain Farma, que doou as dez mil mudas de ipês amarelos; a Jofege, que nos forneceu os insumos; e o Rotary, que se comprometeu em cuidar das mudas até que cheguem à fase adulta.

Projetos
Em relação à Avenida Brasil, o plantio é exclusivo de ipês amarelos. A escolha se deve ao fato da árvore ser uma espécie de símbolo do Brasil e, também, para que a floração se dê ao mesmo tempo, criando um efeito visual de jardim. “Estamos investindo em compensação e ainda na formação de um cenário de beleza única na cidade”, diz Antônio Zayek.
Entretanto, a ação não será limitada à Avenida Brasil. Outras vias também serão contempladas, mas dentro de uma proposta um pouco diferente. “Nelas faremos arranjos mistos, com algumas árvores maiores e outras de pequeno porte, mas todas floríferas”, detalha o coordenador do Pró Água. Zayek fala ainda que as praças e os bairros não serão esquecidos. “Queremos implantar os chamados ‘food gardens’. Neles vamos plantar árvores frutíferas do Cerrado como pequi, mangaba, guapeva, bacava e murici. Trata-se de um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que puxamos para dentro do Pró Água”, explica Antônio Zayek.
Mas o projeto de preservação ambiental vai além. Em médio prazo, uma tríade envolvendo iniciativa privada, proprietários rurais e Prefeitura deve garantir o reflorestamento em pontos críticos e importantes da cidade. O modelo passa pelo plantio de mudas pelas empresas, os cuidados dos agricultores e produtores da zona rural e o suporte e monitoramento pela Secretaria de Meio Ambiente. “Essas são algumas das ações que devem fazer de Anápolis uma referência nacional em preservação ambiental”, conclui Antônio Zayek.

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Evangélicos de várias denominações vão para as ruas neste sábado

08/12/2017

O Conselho de Pastores de Anápolis, com o apoio de diversas igrejas do Município, realiza, neste sábado, 09, mais uma edi...

Projeto “Natal de Coração” democratiza festa social

01/12/2017

O Prefeito Roberto Naves e a Primeira-Dama, Vivian Cristina Albernaz Naves lançaram, na noite da última quarta-feira, 29, a...

Secretaria do Meio Ambiente volta a plantar ipês na Avenida Brasil

30/11/2017

Um dos principais projetos de arborização já executado em Anápolis, o plantio de dez mil mudas de ipês amarelos na Aveni...

Décima Conferência Municipal de Saúde começa na 2ª feira com extensa pauta

30/11/2017

A 10ª edição da Conferência Municipal de Saúde (CMS) será aberta oficialmente na próxima segunda-feira, 04, no auditó...