(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Secretaria de Cultura divulga artistas selecionados e premiados no 20º Salão Anapolino de Arte

Cultura Comentários 08 de agosto de 2014

Abertura da exposição acontece dia 25 de julho, na Galeria Antônio Sibasolly; trabalhos ficam expostos até 25 de agosto


Até o próximo dia 25, o público poderá conferir os 20 trabalhos que foram selecionados para a vigésima edição do Salão Anapolino de Artes, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e a Galeria de Artes “Antônio Sibasolly”. Os vencedores deste ano e os escolhidos foram Carolina Mazzini, de Belo Horizonte (MG); David Almeida, de Brasília( DF); Paul Setúbal, de Goiânia e a Anapolina Fernanda Adamski.
O Salão Anapolino de Arte distribui nesta edição, 32 mil em prêmios. Foram quatro Prêmios de Aquisição no valor de R$ 5 mil. Todos os selecionados recebem uma quantia de R$ 600 pela participação. A curadoria do Salão é assinada pela sexta vez - e quarta consecutiva –pelo professor, artista plástico e curador independente Paulo Henrique Silva.
Paulo Henrique relata que, inicialmente, o Salão foi realizado nos moldes tradicionais e que ao longo de suas edições - em especial a partir de 2005 - foi modificando sua estrutura e adequando-se aos dos grandes centros, destacando-se, assim, no cenário nacional e, hoje, com certeza, é considerado um dos eventos de artes visuais mais importantes do Centro-Oeste.
Paulo Henrique afirma que o Salão tem como norte dar sua contribuição ao contínuo processo de fortalecimento da arte de nosso tempo e apoiar artistas emergentes em busca de consolidação no circuito. Também são suas funções contribuir para a formação do acervo de arte contemporânea do Museu de Artes Plásticas Loures, unidade da Secretaria Municipal de Cultura, e garantir no calendário de exposições da cidade, um espaço que reverbere questões da sociedade contemporânea.
Participaram do processo de seleção artistas das regiões Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; da região nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará; da região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins; região Sudeste: Minas Gerais e Espírito Santo e Distrito Federal.

Sobre os artistas premiados

David Almeida - Utilizando de manipulações pictóricas, apresenta um díptico em que a pintura transpõe o plano, tornando tecido, pigmento e chassis um só corpo que constitui o trabalho. Carregado de recortes de lugares intimistas que, ao serem apreciados pelo público, se tornam espaços em comum na relação autor, obra e fruidor.

Paul Setúbal - Trás para o seu trabalho premiado o legado de suas experiências com o desenho. Ele nos apresenta a relação imagética e poética criada pela associação de seu corpo, que passa a ser explorado como suporte geográfico, substituindo o status de sujeito pelo objeto e da escritura nele realizada.

Fernanda Adamski- Grades, ferragens, portões e janelas justapostas, fazem parte da narrativa apresentada nas fotografias da artita. O conjunto de trabalhos compõe a Série Sem Título, desenvolvida a partir de 2013. Em visitas itinerantes por ferros velhos da cidade, a artista capta em sua câmera metais carregados de histórias e estórias, que após os registros são impregnados de novos conceitos.

Carolina Mazzini- Usando a técnica em metal e a primeira vista aparentemente influenciada pela Escola Surrealista, apresenta em suas gravuras formas humanas deformadas em que, mulheres com barrigas enormes e membros que tomam o lugar e função de outros no corpo, leva o público a questionar o valor estético e moral do corpo da mulher em uma sociedade machista e capitalista.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Escola de Teatro abre vagas para interessados em cursos

20/07/2017

Um curso de teatro é essencial para quem está interessado em investir na carreira da arte dramática, mas pode ser muito ú...

Grupo anapolino é destaque em circuito paulista de dança

13/07/2017

O Grupo Jovem da Escola de Dança de Anápolis fez bonito no X Circuito Brasileiro de Dança, realizado entre os dias 06 a 09...

Abertas as inscrições para o curso de dança contemporânea

06/07/2017

Se você é bailarino e gosta de dança contemporânea vai se interessar em saber que, em julho, entre os dias 11 e 15, vai a...

Profissionais farão o registro de quilombolas em Cavalcante

29/06/2017

Após ministrarem palestra para os inscritos na Maratona Fotográfica “Retratando a Cidade de Anápolis”, programada para...