(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Secretaria da Segurança tem fundo para ajudar a famílias de policiais

Geral Comentários 16 de maro de 2018

Irapuan Costa Júnior disse que pretende doar metade de seus vencimentos como secretário para este fundo


O secretário estadual de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, se reuniu com empresários anapolinos na noite da última quarta-feira,14, para falar sobre os projetos e o trabalho que vem desenvolvendo na Pasta, que assumiu recentemente. O encontro aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Anápolis, com a presença de comandantes das unidades locais da PM e do Corpo de Bombeiros; agentes e delegados da Polícia Civil, dentre outras autoridades civis e militares.
Irapuan, que já foi Prefeito de Anápolis, Governador do Estado e Senador Constituinte, retornou à vida pública a convite do Governador Marconi Perillo para assumir as rédeas da segurança pública. Esta é a segunda vez que ele vem à Cidade. Na primeira, foi para participar de uma audiência pública na Câmara Municipal, também, para tratar de assuntos afetos à sua secretaria.
O Secretário assinalou que a sua gestão tem como prioridade o cumprimento de três metas: a valorização do policial (militar, civil e bombeiro); buscar uma maior aproximação das forças de segurança com a sociedade e equipar as forças policiais, para que as mesmas prestem um melhor serviço à comunidade e enfrentem a criminalidade em melhores condições e menores riscos.
Irapuan antecipou, na reunião, que deverá ser lançado, até o final deste mês, um fundo para dar apoio às mulheres de policiais que perderam a vida em confrontos com bandidos ou militares que, por alguma razão, tenham de ficar afastados de suas funções por acidentes e outros motivos de natureza grave. Ele, inclusive, surpreendeu a todos ao informar a doação de metade do seu salário como secretário para a associação das viúvas e a outra metade destinará ao fundo que está sendo criado por ele. Ele solicitou apoio da ACIA para ajudar a viabilizar recursos para o fundo, que não será um fundo governamental. O presidente da entidade, Anastácios Apostolos Dagios, com o aval da diretoria presente na reunião, garantiu a participação da ACIA no trabalho liderado pelo secretário.
Para Irapuan Costa Júnior, é fundamental que os policiais tenham a tranquilidade para trabalhar, já que são os guardiões da sociedade.

Reforço
O secretário avaliou que os índices de criminalidade em Goiás têm caído significativamente, mas, conforme ponderou, muitas das vezes, a população não tem esta percepção. O que deve mudar com uma presença mais constante do policiamento com viaturas nas ruas e aumento do efetivo, que virá dos novos concursos da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Questionado se os 178 PMs formados no Município poderiam ficar lotados em Anápolis, Irapuan respondeu que o planejamento de uso deste efetivo é feito pelo Comando Geral da corporação, mas que certamente, Anápolis deverá contar com algum reforço, sem precisar, no entanto, quantos policiais poderiam ser destacados para o Município.
O presidente da ACIA, Anastácios Apostolos destacou que a reunião, embora tenha tido vários questionamentos ao Secretário, não foi de cobrança, mas sim de apoio. “Ficamos satisfeitos que tenhamos uma pessoa com notório saber e preparo para assumir a segurança pública”, disse, acrescentando que o setor empresarial espera muito desta área, visto que o mesmo sofre muito com problemas de roubos em empresas, roubos de cargas e uma série de outras ocorrências que causam riscos e prejuízos para empresários e trabalhadores. No início da reunião, ele citou estudo da ONU revelando que um dos países mais violentos da América Latina, Honduras, tem uma média de 60 homicídios por 100 mil habitantes. E Anápolis, em determinados períodos, chegou a ultrapassar esta proporção. Em relação ao roubo de cargas, há outra questão que penaliza o empresário, que é o aumento do custo dos seguros.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

UniEVANGÉLICA - Seminários destacam direitos da pessoa com deficiência

20/09/2018

Foi promovido nesta semana na UniEVANGÉLICA o Seminário dos Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa d...

Regulamenta lei que proíbe fabricação e uso do cerol

20/09/2018

O governo de Goiás editou o Decreto n° 9.316, de 18 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei n° 17.700/2012, que dispõe...

Comarca de Anápolis fica de fora do plano para a expansão de novas varas

20/09/2018

A Comarca de Anápolis ficou de fora da primeira fase do plano de reestrutura judiciária, definido pela Lei 20.254/18, que d...

Vereador destaca do Dia do Vicentino

20/09/2018

Em discurso no pequeno expediente, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,19, o vereador Lisieux José Borges (...