(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Saúde promove vacinação contra a Raiva

Cidade Comentários 14 de setembro de 2012

Centro de Controle de Zoonoses tem como meta a imunização de 48 mil animais domésticos, principalmente cães e gatos


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realiza o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva. O evento acontecerá no dia 29 em mais de 100 postos espalhados pela cidade, funcionando no período das 8 às 17 horas. Entre eles, as praças Americano do Brasil e Dom Emanuel e os parques JK e Onofre Quinan.
De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Glauciane Melo, a meta é imunizar mais de 48 mil animais, entre cães e gatos, a partir de dois meses de idade. Ela explica que os animais que receberem a vacina pela primeira vez devem receber uma segunda dose após 30 dias. “O Centro de Zoonoses é posto permanente e continuará a vacinação depois do Dia D”, garantiu.
No Dia D da Campanha de Vacinação contra Raiva, os animais devem ser conduzidos pelos donos com alguns cuidados. Os cães devem ser levados em coleiras e os gatos em suas caixas de viagem. Todos devem ser supervisionados o tempo inteiro para evitar acidentes. Os animais da zona rural já estão recebendo a vacina contra raiva. Uma equipe do Centro de Zoonoses de Anápolis está realizando visitas nas propriedades.


O que é e os perigos da raiva

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.
A transmissão da raiva ocorre quando os vírus da raiva existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. A raiva apresenta três ciclos de transmissão: urbano: representado principalmente por cães e gatos; rural: representado por animais de produção, como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos; silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.

Sintomas
Em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade para engolir; salivação abundante; mudança de comportamento; mudança de hábitos alimentares; paralisia das patas traseiras.
Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um "uivo rouco", e os morcegos, com a mudança de hábito, podem ser encontrados durante o dia, em hora e locais não habituais.

Raiva humana
No início, os sintomas são característicos: transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos; aparecem alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura; essas alterações duram de 2 a 4 dias. Posteriormente, instala-se um quadro de alucinações, acompanhado de febre; inicia-se o período de estado da doença, por 2 a 3 dias, com medo de correntes de ar e de água, de intensidade variável. Surgem crises convulsivas periódicas.

O que fazer quando agredido por um animal mesmo vacinado

- lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
- procurar com urgência o Serviço de Saúde mais próximo;
- não matar o animal, e sim deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva;
- o animal deverá receber água e alimentação normalmente, num local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas ou animais;
- se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente ao Serviço de Saúde;
- nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas;
- quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o Serviço de Saúde.

Evite:
- tocar em animais estranhos, feridos e doentes;
- perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo;
- separar animais que estejam brigando;
- entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto);
- criar animais silvestres ou tirá-los de seu "habitat" natural;

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...

Escola de Pais promove evento para a família

18/05/2017

A Escola de Pais do Brasil (EPB) – Seccional Anápolis- realiza no próximo dia 26, a partir das 19h30, o 31º Seminário R...

Presidente do Tribunal de Justiça visitou a Base Aérea

11/05/2017

O comando da Base Aérea de Anápolis, agora denominada Ala 2 de Anápolis - Otávio Lage de Siqueira -, recebeu, na segunda-...

ABIH quer pressa para Centro de Convenções e Aeroporto de Cargas

04/05/2017

O momento vivido pela rede de hotelaria de Anápolis foi debatido no Denali Hotel na manhã do último dia 28 de abril, em ma...