(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Saúde promove arrastões contra a dengue

Saúde Comentários 01 de fevereiro de 2013

Cerca de 200 agentes de endemias estarão na “força-tarefa” para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti


Com o tema “Anápolis contra a Dengue – Responsabilidade de Todos”, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma campanha para intensificar as ações de combate e prevenção à doença no município. A iniciativa visa integrar órgãos municipais e a sociedade com objetivo de garantir a manutenção de baixos índices de casos da doença. A abertura oficial da campanha será na próxima na segunda-feira, 04, às 8h30, no feirão da Vila Santa Izabel.
A abertura oficial da campanha será realizada com um grande arrastão, que vai seguir pelas ruas do Bairro Boa Vista. Cerca de 200 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e alunos de escolas da região vão caminhar realizando a orientação e limpeza de terrenos e recipientes que são potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue. Os arrastões continuarão a ser realizados durante todo o mês de fevereiro nas diversas regiões da cidade.
Também entre os dias 04 e 08 de fevereiro as equipes de agentes de endemias e fiscais da Vigilância Sanitária farão arrastões na região central da cidade. As atividades da campanha ainda prevêem a realização de uma blitz educativa no dia 8 de fevereiro. Na oportunidade os agentes de endemias e da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) vão abordar os condutores de veículos que passarem pelo cruzamento entre as avenidas Brasil e Goiás.
São inúmeras as ações programadas dentro da campanha “Anápolis contra a Dengue – Responsabilidade de Todos”. No dia 22 de fevereiro será realizada uma grande caminhada de estudantes e agentes, visando mobilizar a sociedade para o combate ao Aedes Aegypti. Durante todo o mês de fevereiro os agentes também vão realizar visitas a imóveis fechados e abandonados para combater criadouros do mosquito. A ação conta com o apoio do Ministério Público.
A Prefeitura de Anápolis também está reativando o Comitê de Combate à Dengue. O grupo é formado pela sociedade civil e pública, com o objetivo de analisar as ações a serem desenvolvidas para evitar a doença e o desenvolvimento de novos métodos de combate à dengue.
As ações de combate e prevenção da dengue, promovidas pela Prefeitura de Anápolis, são contínuas. As visitas dos agentes de endemias acontecem cotidianamente. Na última semana as borracharias que guardam pneus velhos e usados foram o foco de uma campanha de orientação e combate à doença. A ação continua e deve se intensificar nos próximos dias.
Todos os agentes de endemias passaram por cursos de capacitação e reciclagem para atuarem com mais eficácia no combate à dengue. Os médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde também receberam treinamentos para atuarem na identificação e classificação de pacientes que tenham os sintomas da doença. Todas as unidades de saúde do município também estão preparadas estruturalmente e abastecidas para atender a pacientes que possam contrair a doença.



Calendário de arrastões:

04/02 - Bairro Boa Vista

05 e 06/02 - Vila Santa Izabel

05 e 06/02 - Vila Jaiara

05 e 06/02 – Parque dos Pirineus

07 e 08/02 - Vila Norte

14 e 15/02 - Recanto do Sol

18, 19 e 20/02 - Vila Harmonia, Setor Jandaia, Jardim Alexandrina e Bairro Bom Sucesso

21 e 22/02 - Parque Residencial das Flores

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Cirurgias pediátricas tem fila de espera reduzida

18/08/2017

Já medicado, o garoto J.B.N., 4, demonstrava tranquilidade, ao entrar no centro cirúrgico do Hospital Evangélico, para rea...

Goiás ocupa a terceira posição no ranking nacional em transplante de córneas

18/08/2017

Em Goiás, são realizados transplantes de córneas, rins, coração e medula óssea, sendo que o de córneas é o mais comum...

Franquia Oral Sin se instala em Anápolis

10/08/2017

Acaba de chegar em Anápolis a primeira franquia Oral Sin Implantes. O empresário e odontólogo Leonardo Lara recebe convida...

Município deve receber mais recursos para medicamentos

03/08/2017

Definido no último dia 31 de março, o fechamento das unidades próprias do programa Farmácia Popular deve otimizar a utili...