(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Saneago correu com obra para garantir abastecimento de água

Cidade Comentários 23 de agosto de 2014

O abastecimento, que foi interrompido na madrugada de quarta-feira, começou a ser normalizado, já no dia seguinte


Antes do prazo previsto, a Saneago concluiu a obra de interligação das adutoras dos sistemas Piancó I e Piancó II. Na quinta-feira, 21, cerca de 70% do abastecimento na Cidade já estavam normalizados, segundo informou a gerente da empresa, Tânia Valeriano. Conforme mostrou o CONTEXTO, na semana passada, quase todo o fornecimento de água potável para a população teve de ser interrompido para a realização dessa obra, que faz parte de um pacote de investimentos de mais de R$ 60 milhões.
De acordo com Tânia Valeriano, a Saneago enviou cerca de 50 pessoas para reforçar a equipe da empresa de engenharia contratada para o serviço. E, conforme disse, a obra foi executada sem nenhum incidente e concluída antes do prazo previsto, evitando, com isso, maiores transtornos para a população.
O trabalho foi iniciado à 01 hora da manhã de quarta-feira, 20, e só terminou às 18:30 horas. Embora concluído, a nova adutora, que funcionará em paralelo com a antiga, ainda não está em funcionamento. Por enquanto - adiantou Tânia Valeriano - estão sendo feitos os últimos testes e ajustes. A previsão é de que a partir da próxima segunda-feira, 25, a tubulação possa ser utilizada, o que vai permitir o aumento da vazão de 800 litros por segundo para 900 litros por segundo. Essa diferença, que em princípio parece não ser muito grande, explicou a gente da Saneago, é suficiente para o abastecimento de 40 mil habitantes.
Encerrada a primeira etapa, a Saneago concentrará os seus esforços na realização da segunda etapa do projeto, que prevê a implantação de uma nova captação no Ribeirão Piancó e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água. Quando esta fase for concluída - segundo a previsão - até o final de 2016 ou início de 2017, a vazão será elevada para 1.200 litros por segundo. “Aí sim, teremos o abastecimento garantido sem nenhum problema pelas próximas décadas”, destacou Tânia Valeriano.
A gerente ressaltou que outros investimentos já começaram a ser planejados. No caso, seria a terceira etapa do projeto, com a implantação de uma nova captação no Ribeirão Capivari. Este projeto deverá, entretanto, ser iniciado em 2020 até 2022.

Região Sul
Em relação aos problemas no abastecimento para moradores de dezenas de bairros da região Sul de Anápolis, que é atendida pelo Sistema DAIA, Tânia Valeriano informou que o Centro de Reservação construído na região dos bairros Paraíso/Mariana já está em pleno funcionamento e a expectativa é de que, a partir de agora, o abastecimento seja normalizado. A região, também, sofreu com a falta de água em razão de problemas na adutora do Distrito Agro Industrial, que rompeu 18 vezes em decorrência das obras do viaduto e do Centro de Convenções, ambos na região da BR 060/153. O problema, agora, de acordo com a Saneago, já foi também resolvido.
Tânia Valeriano informou, ainda, que o sistema Piancó e o DAIA, estão operando estáveis, ou seja, os limites dos mananciais não oferecem nenhum risco, mesmo durante o período da estiagem.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Livro narra a história de ontem e de hoje

18/06/2018

“A Cidade de Ana - Anápolis”. Este é o título da 12ª publicação assinada pelo Juiz de Direito Abílio Wolney Aires ...

Lei que cria a Vizinhança Solidária foi aprovada e já está em vigor

18/06/2018

Com a publicação no Diário Oficial do Município, entrou em vigor a Lei nº 3.971/2018, que institui, em Anápolis, o Prog...

Lei define as cores oficiais do Município

18/06/2018

A partir de agora é lei: as cores oficiais do Município são o azul, o amarelo e o branco. Estas são as cores predominante...

Metade da população já consome genéricos

07/06/2018

Aos poucos, o brasileiro vai se familiarizando com os medicamentos genéricos. Tal consumo é visto como uma economia sem ris...