(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Sanatório Espírita comemora 65 anos de fundação

Saúde Comentários 23 de abril de 2015

Instituição acolhe, há seis décadas e meia, pacientes de Anápolis e oriundos de várias cidades goianas e de outros estados brasileiros


Em comemoração aos seus 65 anos de fundação, o Sanatório Espírita de Anápolis/Hospital Espírita de Psquiatria (HEP), realiza neste sábado,25, às 18 horas, no auditório José Diniz, na própria sede da instituição, a palestra pública “Jesus, Médico de Almas”, que será proferida pelo Dr. Leonardo Prestes, Neurologista e Psiquiatra, membro do Departamento Doutrinário e Mediúnico da Casa de Eurípedes.
O Sanatório Espírita de Anápolis foi fundado no dia 23 de abril de 1950, por um grupo de espíritas preocupados com a situação dos portadores de transtornos mentais, que não dispunham, na cidade, duma casa que os acolhesse para tratamento.
Anápolis encontrava-se em franco desenvolvimento, advindo em parte pela chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Goiás, em 1935, colocando o município como principal centro comercial cerealista de Goiás. Também colaborou o desenvolvimento de outros projetos do governo federal na época.
Mas, nem todos que chegavam com a expectativa de encontrar recursos eram bem sucedidos. No caso dos mais carentes financeiramente, cresceu muito o número dos que não encontravam acesso ao recurso necessário e ficavam mesmo sem condições de retorno ao local de origem. Isso acontecia com indivíduos e com famílias inteiras, que começavam a viver situação difícil e constrangedora.
A situação se agravava ainda mais para o portador de algum transtorno mental, pois que, o mais das vezes, encontrava-se totalmente desprovido de condições para se auto dirigir, defender e encontrar alternativas.
Foi nesse contexto social, quando também se intensificava o processo do êxodo rural em nosso país, que pessoas do movimento espírita local juntaram esforços para criar uma instituição de amparo a esses necessitados. Em 06 de janeiro de 1952, eram inauguradas as primeiras instalações, ainda muito simples, mas suficientes para abrigar as cinco pessoas já internadas.

Hoje
Atualmente, o SEA, em regime de internação, atende mensalmente mais de 340 pacientes, e conta aproximadamente com 282 funcionários.
Até 2003, o trabalho da entidade tinha alcance de âmbito nacional, pois beneficiava pacientes de dezenas de municípios goianos, do Distrito Federal e seu entorno, e de diversos outros estados da Federação, através do Sistema Único de Saúde - SUS e mais doze convênios.
A partir daquele ano, com a política do Governo Federal através do Ministério da Saúde em municipalizar plenamente a saúde no município anapolino, a instituição viu-se tolhida na possibilidade de receber todos os pacientes que lhe batem à porta. Mesmo assim, no ano de 2012, a instituição atendeu pacientes portadores de transtornos mentais e dependência química oriundos de 94 municípios do estado e outros 09 estados da federação.

Nosso Lar
Faz parte da instituição a Chácara "Nosso Lar", situada nas imediações da rodovia BR 153, saída para Belém; nela está localizado um anexo do Sanatório Espírita de Anápolis, denominado H.P.A.P.P. - Hospital Psiquiátrico Augusto Pinto Pereira, onde 62 internos moradores - cronificados e sem família, de ambos os sexos - são mantidos com todos os cuidados e respeito necessário a um ser humano, com acompanhamento médico, psicológico, assistência social, terapia ocupacional, odontológico e nutricional, dentre outros. A chácara conta com uma extensão de 7,5 alqueires goianos (36,3 ha) e é trabalhada por funcionários devidamente contratados. A propriedade fornece mais de 50% dos produtos hortifrutigranjeiros que o SEA consome.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Nova força-tarefa para combater a dengue, zika e chikungunya

16/11/2017

Durante solenidade realizada no Teatro Municipal, na última terça-feira,14, o Prefeito Roberto Naves reuniu dezenas de repr...

Dengue - Redução de casos economiza R$ 3,6 mi

09/11/2017

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Anápolis volta a intensificar os cuidados com a dengue, chikungunya e zik...

Anápolis vai sediar campanha para doação de medula óssea

03/11/2017

Jovens e mães, Eva e Karise são duas amigas que enfrentam o mesmo problema: a leucemia. Eva Araújo, ex-servidora da Prefei...

Anápolis tem alta incidência de sífilis

20/10/2017

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico da Sífilis, publicação técnica da Coordenação Estad...