(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

SAMU poderá utilizar aviões para transporte

Saúde Comentários 29 de maro de 2019

Projeto deve ser aplicado na parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros


É bem provável que, em breve, Anápolis terá atendimento aéreo para socorros de urgência e emergência, nos atendimentos prestados pelo SAMU. A proposta do convênio foi apresentada pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Mateus, ao prefeito Roberto Naves. Segundo ele, o objetivo é expandir a parceria positiva que existe entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Corpo de Bombeiros, corporação que já contribui com a operacionalização deste serviço de urgência no Município. A ideia é oferecer esta modalidade de resgate que tem salvado inúmeras vidas.
Ressalte-se que Anápolis será a terceira cidade goiana a contar com o serviço aeromédico do Corpo de Bombeiros e SAMU. Com essa expansão o resgate, que já é executado por Goiânia e Aparecida de Goiânia, atenderá a, praticamente, todo o Estado conforme a região de cobertura das bases operacionais.

Funcionamento
De acordo com o que está previsto, este atendimento será feito por dois helicópteros e um avião, regulados pelas três bases, de acordo com as ocorrências. As aeronaves, inclusive, se revezarão das cidades bases. Em Anápolis, o centro de pouso dos helicópteros será o pátio do SAMU e, do avião, o Aeroporto Civil. Como contrapartida, Anápolis cederá médicos e enfermeiros do próprio efetivo do SAMU que farão o atendimento às vítimas nessa modalidade.
Cada resgate terá como tripulação dois pilotos, um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, garantindo, ainda mais, resolutividade e sucesso nos resgates, principalmente pela agilidade no atendimento. O transporte de um paciente para Goiânia, por exemplo, que numa viatura leva, hoje, quase uma hora, poderá ser feito em 15 minutos. O convênio já está em elaboração para que o serviço se inicie o mais rapidamente possível.

Objetivos
O SAMU presta atendimento pré-hospitalar de urgência à população. O serviço aéreo vai tornar essa ação ainda mais efetiva e rápida. Com esse convênio, será possível transportar pacientes graves com maior agilidade e impactar, de forma positiva, no prognóstico dos mesmos para salvar um maior número de vidas.
Em janeiro último, a Prefeitura renovou toda a frota do SAMU, composta por duas ambulâncias de suporte avançado e quatro de suporte básico, além de duas motolâncias. As ambulâncias antigas continuam sendo utilizadas no transporte sanitário e, após autorização do Ministério da Saúde, poderão servir, também, para a remoção de pacientes que não sejam casos de alta complexidade. A renovação da frota foi um pré-requisito para outra novidade que é a ampliação do SAMU de Anápolis. O projeto, já aprovado pelo Ministério da Saúde e publicado no Diário Oficial da União, vai destinar mais duas ambulâncias para Anápolis, uma para Pirenópolis e a criação de uma base descentralizada em Corumbá, com duas viaturas - uma de suporte básico e outro avançado. É importante ressaltar que estes municípios integram a Central de Regulação em Anápolis que, ainda, atende a Alexânia; Abadiânia; Campo Limpo de Goiás; Gameleira de Goiás; Goianápolis; Terezópolis de Goiás; Cocalzinho de Goiás, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás, totalizando cerca de 490 mil habitantes.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Rede pública em Goiás oferecerá cirurgias cardíacas para crianças

17/04/2019

Nos próximos meses, a rede pública de saúde em Goiás passará também a oferecer cirurgias cardíacas para crianças. A g...

Saúde orienta gestantes a se vacinarem contra a gripe. Cobertura ainda é baixa

17/04/2019

O primeiro grupo prioritário para vacinação contra a gripe, que começou no último dia 10 de abril, destinado às gestant...

Acidente com vítimas é simulado para apresentação do serviço aeromédico

17/04/2019

Um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira, 16/04, na esquina da Praça “Augusto César Alencar” (Cessé), Bairro ...

Vacinação contra a gripe influenza começou e termina no fim de maio

13/04/2019

Começou nesta quinta-feira, 11/04, a campanha de vacinação contra a gripe em Anápolis, para os grupos prioritários. A me...