(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

Educação Comentários 15 de maro de 2019

Temas polêmicos serão debatidos dentro do projeto


Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Ao todo, 2.634 escolas participarão do programa desenvolvido pela parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, com a expectativa de alcançar 73.9161 alunos em Goiás.
“Para atingirmos cem por cento dos municípios, monitoramos diariamente a adesão, mantendo contato e orientando as regionais de saúde e municípios”, comemorou a coordenadora de Saúde do Adolescente da SES-GO, a enfermeira Ana Maria Soares.
Dentre as escolas pactuadas, 2.083 foram as chamadas escolas prioritárias, que são todas as creches públicas e conveniadas dos municípios, as escolas do campo, as escolas com alunos em medida socioeducativas e também aquelas que têm pelo menos 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
A enfermeira Ana Maria explicou que o PSE é uma estratégia de especial importância para os adolescentes, pois é dentro da escola que eles têm seu maior espaço de troca de experiências e onde grande parte de suas vivências e valores são construídos.
“Sexualidade, uso e abuso de álcool e drogas, prevenção de suicídio e automutilação, cultura da paz e não violência, perspectivas e projetos de vida com protagonismo juvenil são temas de atuação do programa, podendo ser de real impacto para a diminuição de vulnerabilidades desta faixa etária”, acrescentou Ana Maria.

Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola é acompanhado pela SES-GO, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais)/Gerência da Mulher, Criança e Adolescente/ Coordenação de Saúde do Adolescente. Ele trabalha o cenário de vulnerabilidade no qual os escolares estão inseridos.
A estratégia foi implantada para auxiliar o desenvolvimento de projetos que incorporem e integrem saúde e educação para um mesmo grupo de ações, atingindo toda a comunidade próxima à escola. Para que os objetivos do programa sejam atingidos, são utilizados diferentes meios, dentre eles a educação em saúde.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Acadêmicos da UniEVANGÉLICA fazem ato alertando sobre a questão do suicídio

25/04/2019

Foi apenas um abraço simbólico, mas por trás de todas aquelas mãos dadas, estava uma comunidade inteira pedindo ajuda. A ...

Controladoria divulga inspeção sobre o Pronatec/Universidade Estadual de Goiás

25/04/2019

A Controladoria Geral do Estado de Goiás tornou público o Boletim de Inspeção que trata de possíveis irregularidades na ...

Associação Educativa Evangélica celebra 58 anos do Instituto Superior de Educação

17/04/2019

Uma instituição que contribui para o ensino da Pedagogia com excelência. Assim pode ser definido o Instituto Superior de E...

Alunos promovem paralisação na UEG

13/04/2019

Os alunos da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas – “Henrique Santill...