(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Saúde intensifica ações de prevenção ao câncer de mama

Geral Comentários 27 de setembro de 2018

O lançamento do “Outubro Rosa’’ acontece neste sábado, 29


A Prefeitura de Anápolis já prepara a programação do Outubro Rosa, mês escolhido para intensificar a prevenção ao câncer de mama, tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo. Para alcançar um grande número de pessoas, a próxima edição do programa Prefeitura em Ação, no sábado, 29, na Escola Municipal Anapolino de Faria, no Parque Calixtópolis, foi escolhida para o lançamento da campanha deste ano.
O Outubro Rosa tem como público-alvo mulheres com idade acima de 40 anos ou que tenham sintomas ou histórico de câncer de mama na família. A proposta é conscientizá-las sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença. “Uma das formas mais simples de prevenção é a realização do autoexame. E vamos ensinar como fazê-lo”, diz a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Lorena Diogo.
A programação conta com atividades mais amplas em quatro unidades de saúde: Vila União, no dia 4; Parque dos Pirineus, 10 de outubro; Filostro Machado, 24; e o encerramento, no dia 31, no Cais Mulher. Nestes locais, além da estrutura dos prédios serão utilizadas tendas que vão disponibilizar vários serviços em parceria com o Núcleo Ampliado em Saúde da Família (Nasf) e universidade. Serão palestras, orientações, momentos de lazer e esporte, ações em saúde, além de atendimentos e consultas exclusivas às mulheres.
Paralelamente, em outras unidades de saúde acontecem atividades internas, voltadas ao público feminino (confira a programação abaixo). “Nestas outras unidades serão ações menores, mas que vão atender a demanda. Nosso foco é assistir toda mulher anapolina”, ressalta Lorena Diogo.
E mais uma vez o Circuito Anapolino de Corrida de Rua vai ser parceiro da saúde. Os atletas se engajaram na campanha e na edição de outubro, que vai acontecer no dia 21, no Bairro Jundiaí, todos os participantes são convidados a utilizar a cor rosa. “É um grande reforço pra nossa campanha”, frisa a coordenadora do programa Saúde da Mulher.

A campanha
O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. O diagnóstico precoce é essencial para se garantir a detecção da doença em seu estágio inicial, aumentando em mais de 90% o sucesso do tratamento.


29/09 – Lançamento da campanha Outubro Rosa 2018
Horário: 8h às 12h
Local: Programa Prefeitura em Ação – Escola Anapolino Silvério de Faria – Parque Calixtópolis

Atividades nas unidades de saúde:
03/10 – Parque Iracema e São Carlos
04/10 – Vila União, São Carlos e distrito de Souzânia
05/10 – Recanto do Sol
09/10 – Setor Industrial Munir Calixto
10/10 – Adriana Parque, Vivian Parque e Parque dos Pirineus
16/10 – Jardim Suíço e distrito
de Interlândia
18/10 – Anexo Itamaraty
23/10 – Jardim Guanabara
e Maracananzinho
24/10 – Filostro Machado e Parque Calixtópolis
31/10 – Cais Mulher – encerramento

Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Data: 21/10/18
Horário: 8h
Local: Bairro Jundiaí


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Geral

Palestra para adolescentes que cometeram delitos

07/12/2018

Ressignificação. A palavra que representa dar um novo sentido à vida foi a mais repetida no 1º Ciclo de Palestras Socioed...

CAPS Crescer vai emitir Carteira do Autista

07/12/2018

O CAPSi Crescer Anápolis soma às suas atividades regulares do dia 18 de dezembro, a emissão da Carteira de Identificação...

V Curso de primeiros socorros para os acadêmicos e alunos da UniATI

07/12/2018

“O tempo e a habilidade do socorrista é crucial no atendimento. Nossa missão é replicar conhecimento. Essa iniciativa é...

Trajetórias de vidas depois de passados 80 anos

07/12/2018

“Acima dos 80, rumo à velocidade da luz”. Este é o título do livro produzido pelo empresário anapolino Célio de Oliv...