(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Ruy Abdalla recebe Medalha e Diploma do Mérito da ACIA

Geral Comentários 16 de junho de 2012

Com cinquenta anos de atuação no classismo goiano, tendo sido duas vezes presidente da ACIA, empresário tem folha de serviços reconhecida


O empresário Ruy Abdalla foi agraciado com a Medalha e o Diploma de Mérito Empresarial, honrarias instituídas por ocasião dos 75 anos de Fundação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. Com 50 anos de militância no classismo, o homenageado, por duas vezes, presidiu a entidade, em momentos importantes para a história da própria ACIA e do Município.
Ruy Abdalla atuou ao lado de personalidades empresariais da Cidade que também escreveram a história da ACIA, como Alexis Salomão, Nelson Abreu e o atuante Capitão Waldyr O´Dwyer, que foi vice-presidente nos seus dois mandatos, ao qual reverencia como sendo um dos maiores baluartes do classismo no Estado de Goiás.
O homenageado lembra que as gestões tinham, em especial, duas bandeiras: “transformar a entidade numa trincheira de luta em defesa da classe e do progresso de Anápolis e construir a nossa sede, compatível ao trabalho da ACIA. Até então, estávamos acomodados numa pequena sala no prédio da antiga Escola Técnica do Comércio”, lembrou, acrescentando que o trabalho foi iniciado, teve sequência por um bom período “e tivemos a felicidade de, em nosso segundo mandato, resgatar os compromissos financeiros com a edificação do prédio onde, hoje, a ACIA está instalada”, frisou.
Ruy Abdalla recorda, ainda, outro momento importante da história, que foi a luta para a criação e a consolidação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) que, segundo ele, teve o primeiro passo dado pelo então Governador Leonino Di Ramos Caiado ao desapropriar a área para a implantação do pólo fabril e editou a primeira lei de incentivos fiscais, a Lei 7.700. A consolidação deu-se, disse ele, de forma mais acelerada após a ascensão do então Prefeito Irapuan Costa Júnior ao Governo do Estado, o qual nomeou dois diretores da ACIA - Sultan Falluh e Nelson Abreu para ocuparem postos chaves. A partir de então, iniciou-se a ocupação do DAIA com a Cemina, o Centro de Gemologia e, paulatinamente, o Distrito foi crescendo até chegar ao seu estágio atual, sendo uma dos maiores e mais bem estruturados do interior brasileiro.

Trajetória do líder classista
Ruy Abdalla, filho de José Abdalla e Francisca da Silva Abdalla, nasceu em Anápolis no dia 30 de outubro. É casado com Irma Siqueira Abdalla, com quem teve 03 filhos: Ricardo, Roseane e Rogério. É formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, curso concluído em 1964, tendo ainda especialização em Administração de Empresas no segmento agropecuário.
Em 1960 fundou a empresa comercial Ipanema Calçados e Confecções, ainda hoje uma referência em Anápolis também, nas áreas de brinquedos e material esportivo. Em 1968 estabeleceu a Comercial G Modas.
Na área industrial, inaugurou, em 1972, a Texana Têxtil Anápolis, fundando ainda, em 1988, a Rick Express Industrial Ltda. gerando dezenas de empregos diretos.
Na atividade classista, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis por dois mandatos, 1973 a 1975 e 1981 a 1983. No comando da ACIA teve importante e decisiva participação na criação do DAIA e sua efetiva consolidação. Ruy Abdalla, também, presidiu o Sindicato do Comércio Varejista de Anápolis de 1988 a 1994 e de 2009 a 2011.
Foi o fundador e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Anápolis, ocupando, ainda, funções de destaque nas Federações do Comércio e da Indústria de Goiás (Fecomércio), Sindicato Rural de Anápolis, Lions Clube, Lojas Maçônicas e Clubes Sociais.
Dentre as várias honrarias já recebidas, destacam-se a Comenda Tiradentes, da Polícia Militar de Goiás, a Comenda Gomes de Souza Ramos e agora a Medalha e o Diploma de Mérito Empresarial da ACIA.
A solenidade em homenagem ao empresário Ruy Abdalla aconteceu na noite de quarta-feira, 13, durante a Reunião Ordinária de Diretora da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, com a presença de significativas autoridades municipais; lideranças classistas, diretores e convidados especiais. Foram oradores na noite, o Presidente da FACIEG, Ubiratan da Silva Lopes; o Presidente da Subseção da OAB, Antônio Heli de Oliveira; o Presidente em exercício da ACIA, Luiz Medeiros Pinto; o Presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Goiás, Edson Garcia; o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Reinaldo Del Fiaco e um dos filhos de Ruy o, também, empresário Rogério Abdalla. Todos foram unânimes em reconhecer o bom trabalho prestado por ele a Anápolis em diferentes setores da comunidade.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...