(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Rotary promove ‘Um dia de Autista’

Geral Comentários 01 de abril de 2016

Programação reuniu estudantes, familiares e voluntários em uma tarde considerada inesquecível


No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Anápolis, as escolas estaduais “Zeca Batista” e “Arlindo Costa”, numa iniciativa do Rotary Clube, com o apoio do Jornal Contexto, Plumatex, Porto Seco e Cine Prime anteciparam a celebração para os alunos autistas com uma tarde de entretenimento e de lanches especiais em um shopping da Cidade. Foram 83 pessoas envolvidas nas atividades, entre professores, alunos e seus familiares. A cada ano, o programa denominado “Um dia de Autista” conta com novidades. Desta vez, as crianças e adolescentes assistiram ao filme Kung Fu Panda III, em 3D. A animação esteve presente desde o trajeto das escolas ao centro de compras e durante toda a permanência dos alunos especiais no interior do shopping.
Segundo a professora Ilda Quintanilha, coordenadora do “Projeto Refazer”, que atua no colégio “Zeca Batista”, essa atividade (inclusão do autista em locais públicos) é de suma importância para o desenvolvimento social e intelectual dele. “Nosso objetivo é conseguir que o autista interaja com a sociedade”, afirmou. Para a educadora, ainda são desconhecidos pela sociedade os cuidados que os autistas devem receber.
“O apoio de instituições como o Rotary e de empresas como essas, na socialização das crianças autistas, é muito importante, diante de uma sociedade que ainda exclui muitas dessas crianças por falta de conhecimento e informação”, declarou a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola estadual “Arlindo Costa”, Maria Gilca Borges Correia. Ela disse, ainda, que, “mesmo diante das dificuldades de apoio material e de pessoal especializado, é possível fazer excelentes trabalhos com esses estudantes. Isso aqui hoje é uma mostra”.
A emoção das crianças foi visível, como para o Felipe Alves, de apenas 10 anos. Foi a terceira vez que ele participou da ação, mas, foi a primeira que ele se deslocou para uma atividade recreativa sem acompanhantes da família. De acordo com a coordenadora Ilda Quintanilha, essa é uma demonstração de que a socialização tem resultados surpreendentes, “pois o aluno conta com o apoio pedagógico de profissionais especializados. E a presença do Vander Lúcio Barbosa nestes eventos, com o seu apoio e, com a sua alegria, nos passa uma sensação de uma segurança e bem estar a mais, uma confiança a mais”, arrematou.
“Um dia de Autista”, também, ficará marcado na memória de Aliane Antônia da Costa. Ela é mãe do Gabriel da Costa Santos, de 15 anos de idade, aluno da Escola “Zeca Batista”. Aliane, 45 anos, pela primeira vez assiste a um filme no cinema. “Só tenho a agradecer a todos que fizeram essa ação. Agradeço por mim e pelo meu filho, minha família. Uma excelente iniciativa do Rotary Clube”, disse.
O mesmo pode-se sentir com aluno Michael Douglas Galvão da Fonseca, 17 anos. Reconhecido pelos professores e colegas como o mais extrovertido, foi a primeira vez que ele esteve em um cinema com a turma da escola. “É uma experiência nova assistir a um filme legal com meus amigos. Pipoca, “refri” e lanche, é tudo de bom”, afirmou.
Objetivos do programa
De acordo com um dos idealizadores do programa, que está em sua quarta edição, o Jornalista Vander Lúcio Barbosa, Presidente do Rotary Anápolis Oeste, todos os associados têm preocupações sobre as questões que envolvem a comunidade menos assistida. “É um privilégio para nós podermos colaborar, mais uma vez, com estas crianças e adolescentes que são pessoas mais que especiais. Na verdade, é preciso reconhecer que são esses professores, esses alunos que nos dão a oportunidade de fazer o bem, a oportunidade de estar entre eles num dia tão significativo para todos”, disse. Segundo o jornalista, que é também diretor do Jornal Contexto, os rotarianos, em Anápolis, seguem a máxima da instituição que é “dar de si antes de pensar em si: Temos, por dever de cidadão e espírito cristão, de ajudar a promover a transformação, para a melhoria de vidas. A criação de Deus nasceu para brilhar, não importa em que condições ou curso de vida esteja ou qual seja o seu status social. E, ações como esta, permitem o bem estar desses menos assistidos, eleva a autoestima da família e de outros envolvidos. Demonstramos com atitudes simples, assim, a essas pessoas, que somos todos iguais. Se existe alguém diferente neste conjunto, somos nós, tidos como pessoas perfeitas, normais”, concluiu Vander Lúcio Barbosa, informando, ainda, que novas ações semelhantes já estão programadas para acontecerem no decorrer do ano.

O que é
O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu, até agora, provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa provocar a doença.

Autor(a): Jackeline Rust

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

PROCON vê medidas para impedir os abusos nos preços

16/11/2017

A superintendente do Procon Goiás, Darlene Araújo, afirmou na última terça-feira, 14, que, em conjunto com a Delegacia do...

Dona de casa tem direito aos benefícios do INSS?

16/11/2017

A Previdência Social é o ombro amigo da população brasileira, e tem como um dos princípios a solidariedade que busca amp...

Conferência debate os rumos da saúde

16/11/2017

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 04, 05 e 06 de dezembro próximo. Na oportunidade, serão de...

Joanápolis sedia a Festa do Milho

16/11/2017

Agregar valor à produção local e movimentar a economia. É com este objetivo que a Prefeitura, via Secretaria Municipal de...