(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Ronaldo Caiado afirmou que vai governar para todos os goianos

Política Comentários 20 de dezembro de 2018

“Passo a ser o governador de todos os goianos e de todas as pessoas que vivem em Goiás”, afirmou o Governador eleito


O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) foi diplomado na manhã da última quarta-feira, 19, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A cerimônia também diplomou o vice-governador, Lincoln Tejota (Pros), além dos senadores, deputados federais, estaduais e suplentes. Desta forma, os eleitos no pleito de outubro estão aptos a tomarem posse para exercerem seus mandatos a partir do dia 1° de janeiro de 2019.
“Reforço meu compromisso com a população para governar para o cidadão, devolver o Estado ao povo. Quero ter o apoio dos servidores e da sociedade para combater desigualdades e poder fazer de Goiás um Estado mais justo, equânime, e que as oportunidades cheguem a todos”, comemorou Caiado. A cerimônia aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Goiânia.
Eleito em primeiro turno, com mais 59% dos votos válidos, o futuro governador Ronaldo Caiado discursou em nome de todos os eleitos e enfatizou o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos goianos. “Neste momento quero reafirmar meu compromisso com a transparência total em todas as áreas do governo, a tolerância zero com a corrupção e o combate as desigualdades sociais. O goiano é solidário e nós não aceitamos viver situações tão díspares como as que temos em algumas regiões”, exclamou.
Caiado também ressaltou a importância da sua carreira como parlamentar para buscar o diálogo e a convergência nos projetos que sejam importantes para o Estado. “Ninguém é dono da verdade e ninguém impõe sua vontade. Saberei governar com o apoio de todas as lideranças, buscando entendimento e argumentação sólida. Na vida parlamentar aprendi a dividir as decisões e construir lideranças, e construirei um governo buscando cada vez mais entendimento entre as partes, independente do seu credo político ou situação financeira, tratarei todos com muito respeito”, afirmou Caiado.
Ronaldo Caiado classificou o momento da diplomação como a realização de um sonho e convidou os goianos a trabalharem juntos pelo resgate da situação fiscal do Estado. “É com orgulho que divido esse diploma com o povo. Passado o processo eleitoral, passo a ser o governador de todos os goianos e de todas as pessoas que vivem em Goiás. Sabemos que Goiás é muito maior que seus problemas. Teremos a partir de agora um sentimento que tomará conta do Estado, o cidadão vai ver os resultados chegando. Vai existir um sentimento de apoio para que possamos escrever um novo momento na política de Goiás e do Brasil”, comemorou o governador eleito.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Carlos Escher iniciou a cerimônia parabenizando os eleitos e enaltecendo a importância da democracia e o papel exitoso do órgão na promoção das eleições 2018 de maneira transparente e segura. “Este momento consagra a vitória do princípio democrático e legitima os candidatos eleitos a assumirem suas funções no cenário político”, explicou o desembargador.
O presidente do Tribunal pediu ainda que os eleitos promovam o respeito e o direito a liberdade, para que os eleitores possam manter sua crença no voto e na democracia representativa. “Rogo aos eleitos que tenham como bússola a Constituição Federal e que atendam aos interesses da coletividade e do respeito as pessoas. A democracia não se estabelece apenas no momento do pleito, ela se concretiza no exercício do diálogo e da tolerância. O TRE confia e espera que os candidatos eleitos exerçam seus mandatos comprometidos com os interesses públicos, os princípios constitucionais e os valores fundamentais da democracia”, explanou Carlos Escher.

Secretarias
Durante entrevista coletiva o governador eleito Ronaldo Caiado, explicou as novas atribuições da Secretaria da Fazenda, que ampliará sua competência e será gerida pela economista Cristiane Schmidt. “A secretaria vai ampliar seu comando, será Secretaria de Economia, aglutinando fazenda e planejamento, como no formato nacional. É uma mudança feita na reforma administrativa que apresentaremos no nosso governo”, explicou Caiado.
O governador eleito aproveitou a ocasião para anunciar o nome da professora Fátima Gavioli como a nova Secretária de Educação. “Fátima foi Secretária de Educação em Rondônia, seu currículo a qualificou, através de processo seletivo para gerenciar também as secretarias de MG e RS, no entanto, ela atendeu um pedido nosso para que viesse para o Estado implantar uma educação diretamente com os professores e diretores de todos os municípios. Estou otimista e confiante que, ela não só dará conta, como vai dinamizar a educação em Goiás”, avaliou Ronaldo Caiado.


Definida a solenidade de posse de Ronaldo Caiado
A Assembleia Legislativa de Goiás vai dar posse ao governador eleito, Ronaldo Caiado, (DEM) e ao Vice-Governador eleito Lincoln Tejota (PROS), às 09 horas do dia 1º de janeiro de 2019. A sessão será presidida pelo Presidente, deputado estadual José Vitti (PSDB) no Plenário Getulino Artiaga. A sessão de compromisso e de posse do Governador e do Vice foi convocada em cumprimento aos termos do artigo 11, parágrafo XVIII, da Constituição do Estado de Goiás, e do artigo 143, inciso I, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.
Caiado e Tejota devem chegar pela entrada principal do Palácio “Alfredo Nasser” e serão recepcionadas pelo Presidente e por uma comissão de deputados, além de outras autoridades e convidados. Já no Plenário, José Vitti vai abrir os trabalhos, a começar pela composição da mesa diretiva. O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) vai discursar pela oposição e o deputado estadual José Nelto (Podemos) pela situação.

Como será
O ritual começa com a leitura dos nomes dos componentes da mesa dos trabalhos. Em seguida, a banda da Polícia Militar de Goiás executa o Hino Nacional Brasileiro. Para assumir o cargo, o novo chefe do Executivo Estadual entrega a declaração de Imposto de Renda ao Presidente da Assembleia, faz o juramento e assina o livro de posse. Em seguida, será realizada a nomeação do Vice-Governador. Encerrando a cerimônia, ocorre o discurso do novo governante do Estado.
O Regimento Interno estipula, ainda, que o Governador tomará assento à direita do Presidente do Legislativo, ficando o Vice-Governador à esquerda da Mesa. O juramento será feito a convite do Presidente, primeiro pelo Governador e, depois, pelo Vice, que assumirão o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis, promover o bem geral e sustentar a integridade do Estado de Goiás”.
Após a solenidade na Assembleia Legislativa, o já empossado Governador deve conceder entrevista à imprensa, receber cumprimentos no Salão Nobre e, em seguida, vai para a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, onde, na entrada do Palácio das Esmeraldas vai acontecer outra solenidade. O atual Governador, José Éliton (PSDB) vai passar a faixa de Governador a Ronaldo Caiado.

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Deputado Coronel Adailton preside CPI das Universidades

26/04/2019

O deputado estadual Coronel Adailton (PP), foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia ...

Projeto prevê estender mandato de prefeitos e vereadores

25/04/2019

O Prefeito Roberto Naves e os 23 vereadores de Anápolis podem ganhar mais dois anos de mandato, assim como os demais prefeit...

Prazo para a regularização de imóveis será ampliado até o final de dezembro

25/04/2019

A Câmara Municipal aprovou, em dois turno de votações, em sessões ordinárias ocorridas na última quarta-feira, 24/04, o...

Projeto prevê proteção dos direitos da pessoa com autismo

17/04/2019

O Deputado Estadual Amilton Filho (SD) apresentou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que institui em Goiás a Políti...