(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Ribeirão Piancó: Produtores recebem projeto de preservação da bacia

Cidade Comentários 18 de dezembro de 2015

Ministério Público coordena avanço nos entendimentos para a exploração do manancial


O imbróglio que envolve os produtores rurais da bacia do Ribeirão Piancó e a SANEAGO, com a intermediação do Ministério Público Estadual, teve mais um capítulo esta semana. Na terça-feira, 15, aconteceu uma reunião do Projeto “Ser Natureza”, de Anápolis, para a apresentação da proposta do projeto de recuperação ambiental, elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás (EMATER).
De acordo com o que esclareceu a promotora Sandra Mara Garbelini, o encontro deu continuidade às tratativas firmadas em audiência pública realizada no início de setembro, quando alguns proprietários rurais da bacia haviam manifestado interesse em integrar o projeto. Durante três meses de trabalho, a iniciativa do Ministério Público contou, ainda, com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Anápolis e, também, da empresa Ambev.
O técnico Léo Lince, um dos idealizadores do referido projeto, apontou que a proposta é uma inovação rural, pois concilia produção com renda e sustentabilidade. A EMATER fá continuidade ao levantamento de imagens de satélites e a visitas às propriedades rurais para conhecer o relevo, os recursos hídricos e o solo das 185 propriedades que compõem a microbacia.
Problema antigo
Ressalte-se que já em 2006, EMATER e SANEAGO iniciaram um projeto de recuperação, que acabou por não se efetivar. Este mesmo projeto será, agora, retomado. Os dados iniciais indicam que apenas 52 propriedades rurais ocupam 70% da área total da bacia, enquanto a área de outras 75 pequenas propriedades somam, somente, 09% da área. De acordo com a EMATER, esta é uma bacia de grande importância para o cinturão verde da região e para o abastecimento do Município de Anápolis.
O projeto terá, ainda, como objetivo, a readequação de estradas vicinais, recuperação de áreas de preservação permanente e aplicação de práticas de conservação ambiental. Como metas, foram estabelecidas a necessidade de organização da comunidade, a realização do Cadastro Ambiental Rural e a realização de outorgas de uso da água.
Ainda, no encontro, o superintendente da SANEAGO em Anápolis, Mário Guerino, apresentou o projeto “Produtor de Água”, que funciona em alguns municípios da bacia do Ribeirão “João Leite”. Representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras do Município também apresentaram dados sobre a realidade hídrica da microbacia, sendo observado que é necessário o cadastramento dos proprietários rurais para a outorga do uso da água, como medida para a adequada gestão desse recurso e para possibilitar ações de recuperação. Participaram cerca de 40 produtores rurais da região, que já haviam manifestado o interesse de adesão ao projeto. Ao final, houve um momento para a escuta às ponderações feitas por eles.
A Promotora Sandra Mara Garbelini esclareceu que um novo encontro será realizado para a apresentação do projeto a todos os 185 proprietários rurais da microbacia. A intenção é que, com a apresentação da proposta, haja a adesão dos proprietários à recuperação ambiental. Esta reunião ficou marcada para o dia 11 de fevereiro de 2016, às 14 horas, no auditório da SEFAZ, em Anápolis. (Nilton Pereira com informações da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...

Anápolis ainda tem muito caminho para melhorar em informação

02/06/2017

Criada em 2011, a Lei de Acesso à Informação ainda não é aplicável de forma plena por boa parte dos municípios brasile...

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...