(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Ribeirão Piancó: Ministério Público coordena plantio de árvores na região

Cidade Comentários 24 de maro de 2016

Projeto em parceria com EMATER, Prefeitura e SANEAGO, pretende recuperar a vegetação nativa


O Ministério Público, em Goiás, anunciou o começo do plantio de mudas de espécies nativas nas primeiras propriedades às margens do Ribeirão Piancó, manancial de abastecimento de água de Anápolis. A revegetação está sendo feita no local de captação de água da SANEAGO e em outro imóvel rural e reúne, para a execução dos serviços, colaboradores da Base Aérea, com 20 pessoas diariamente; Rotary Clube, Prefeitura, além de alunos da Universidade Estadual de Goiás. O plantio das mil mudas, doadas pela Prefeitura e pela SANEAGO teve orientação técnica do professor da UEG, Neivaldo Dias, e de servidores da SANEAGO que, também, forneceu todos os equipamentos, refeições e logística necessárias. A proposta é levar as ações de revegetação ao longo de todo o ano, nas áreas alagadiças que margeiam o ribeirão. A partir de julho, também terá início a coleta de sementes de espécies da região que serão desenvolvidas num viveiro a ser instalado na área da Estação de Tratamento de Esgotos da empresa.
Grupo Gestor
A recuperação ambiental das áreas de preservação permanente do Ribeirão Piancó, num total de 180 propriedades, deve ser finalizada em dois anos e estão previstos o plantio de espécies; cercamento; serviços de conservação de solo, além de suporte técnico aos proprietários para garantir sua sustentabilidade. As entidades representadas no Projeto Ser Natureza do Ministério Público de Goiás constituíram um grupo gestor do projeto, com representantes do MP, EMATER, SANEAGO e Prefeitura. A esse grupo caberá todo o planejamento de atividades, mobilização e execução das ações recuperatórias.
O projeto técnico já foi finalizado e será apresentado em meados de abril aos 180 proprietários rurais. Serão realizadas reuniões setorizadas com os pequenos, médios e grandes proprietários, quando se elegerão dois representantes de cada categoria para a participação nos planejamentos. Técnicos da SANEAGO e da EMATER irão visitar cada proprietário, fazendo a sensibilização sobre a importância da preservação. Comitivas irão percorrer as rotas em dez dias e, em algumas dessas visitas, haverá a presença de representantes da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial do Ministério Público, que assessora o projeto.
Apoio
A recuperação do Piancó tem sido abraçada pelas entidades participantes como prioridade, inclusive pela situação preocupante vivida pela comunidade anapolina devido ao desabastecimento sistemático no Município, levada ao conhecimento do MP ao longo de vários anos, a partir de 2012, o que motivou, na época, a propositura de ação pelas Promotorias do Consumidor, Saúde e Meio Ambiente e, posteriormente, levou à assinatura de termo de ajustamento de conduta ambiental bastante amplo e que incluía ações protetivas par o Piancó. Em abril de 2015, entretanto, a promotora de Justiça Sandra Garbelini, em atuação extrajudicial, mobilizou a comunidade, poder público local e entidades, resultando na criação do grupo de trabalho do Projeto Ser Natureza.
O projeto arrojado é de alto custo, mas um posicionamento sobre o apoio financeiro deve ser tomado até abril pela SANEAGO, uma vez que o próprio órgão tem considerado a recuperação da microbacia como necessária para manutenção do sistema de abastecimento de água em Anápolis.
Outro apoio importante está sendo articulado com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para uma possível outorga coletiva de uso de água de toda a bacia, enquanto outros já estão garantidos como o da EMATER, que anunciou que vai realizar gratuitamente o Cadastro Ambiental Rural das propriedades, trabalho que será iniciado em abril. (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO).

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis gerou 139 novos empregos formais em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo, Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, a...

Anápolis mantém redução alta em casos de dengue

18/08/2017

A dengue tem dado uma trégua em Anápolis, desde o começo do ano. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secreta...

Desvio de rede de esgoto interdita trecho da Avenida Brasil

18/08/2017

O diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Cezar Toledo, comentou, em sua rede social, sobre as...

Gerados 139 novos empregos em julho

18/08/2017

Pelo sétimo mês consecutivo Anápolis manteve em julho um saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, al...