(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

RETROSPECTIVA - As conquistas e os problemas que a Cidade enfrentou ao longo do ano

Especial Comentários 29 de dezembro de 2017

As obras trouxeram incômodos, mas estão próximas de serem concluídas. Outro destaque foi a prevenção à dengue


O ano de 2017 começou com uma notícia ruim para a área da saúde em Anápolis: o processo para descredenciamento do Sistema Único de Saúde do Hospital Espírita Psiquiátrico. Também, começando o ano, ambientalistas denunciaram vazamento de esgoto no leito de córregos de Anápolis. Isso fez com que a gerente da SANEAGO, Tânia Valeriano, fosse conduzida coercitivamente até à Delegacia de Meio Ambiente, para prestar esclarecimentos sobre os fatos.
A Base Aérea de Anápolis passou a se chamar ALA 2, devido a mudanças feitas pela Força Aérea Brasileira. A ALA 2 ganhou também mais duas unidades operacionais e se prepara para receber parte da nova frota de caças, com as aeronaves Gripen, fabricadas na Suécia pela SAAB. Representantes da empresa e da embaixada daquele País, inclusive, estiveram em Anápolis num encontro promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para trocarem informações e alinharem parcerias.

Ruas cheias
Números divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito, apontaram que a frota de Anápolis, em 10 anos, registrou um crescimento de 136%. No mês de agosto foi entregue mais uma etapa das obras de mobilidade urbana, com a abertura ao tráfego no viaduto construído no cruzamento entre as avenidas Brasil e Goiás e Rua Barão do Rio Branco.
No carnaval de Anápolis, a programação que dominou foram os eventos religiosos como o Comepe, Umada e o Festival de Jesus, que reuniram milhares de pessoas. Outras milhares, também, saíram às ruas, no mês de dezembro, para participarem da Caminhada “Eu sou do bem, eu sou de Deus”, organizada pela ONG Cruzada Pela Dignidade e a Marcha para Jesus, organizada pelas igrejas pentecostais.
Enquanto isso, o Atlas da Violência no Brasil demonstrou que Anápolis registra uma taxa de 40,9 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto que a taxa do Brasil é de 28,9 homicídios por 100 mil habitantes.

Festa
No mês de julho, Anápolis comemorou 110 anos de emancipação político-administrativa. E, teve também comemoração na Vila Jaiara, que completou 69 anos. Já no mês de setembro, a festa ficou por conta de mais uma edição da Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana), em casa nova, às margens da BR-153, próxima ao Distrito de Interlândia.

Reconhecimento
Uma boa notícia: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis foi destaque no ranking das melhores ONGs do País, através de pesquisa feita pelo Instituto Doar, juntamente com a Revista Época.
Na área da saúde, o Município iniciou um mutirão para acabar com a fila das cirurgias eletivas. Foi, também, realizada a Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de discutir políticas públicas para o setor neste, e, nos próximos anos. Outro destaque foi o trabalho de combate à dengue, que foi premiado. O Município registrou uma queda de casos da doença em, aproximadamente, 87%.

Conquista
Em 2017, finalmente, saiu do papel o projeto de instituir em Anápolis o Passe Livre Estudantil. A medida foi recebida com muita festa e já está sendo operacionalizada, garantindo transporte gratuito para milhares de estudantes anapolinos.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Especial

Miguel Squeff - Saudades eternas

21/06/2018

Domingo, 17 de junho, 22hs45, faleceu o cronista esportivo Miguel Squeff. A notícia divulgada nas redes sociais se espalhou ...

Engecom coloca Anápolis na vanguarda da engenharia e arquitetura

10/05/2018

Até o início da década de 80 eram poucas as edificações verticais em Anápolis. O cenário econômico ajudou a transform...

Doar leite é simples, saudável e salva vidas em situação de risco

05/04/2018

Ana Flávia Dias é mãe de primeira viagem e nesta semana foi ao Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais Mulher), no Ba...

Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado no Legislativo

22/03/2018

A vereadora professora Geli Sanches (PT), lembrou, na tribuna, a passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down. Ela apro...