(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

RETROSPECTIVA 2009

Especial Comentários 31 de dezembro de 2009


JANEIRO
- Quebrando um verdadeiro tabu, o Partido dos Trabalhadores elegeu prefeito de Anápolis o ex-vereador Antônio Roberto Gomide, que iniciou sua gestão comandando um grande mutirão de limpeza na cidade.

- O vereador Sírio Miguel (PSB), eleito para o segundo mandato na Câmara Municipal de Anápolis, ganhou a disputa para presidir a Casa, numa concorrida eleição. A chapa adversária era encabeçada pelo peemedebista Assef Nabem.

FEVEREIRO
- Seis crianças foram recolhidas pelo Conselho Tutelar durante uma operação do Grupo de Repressão a Narcóticos, entre elas, duas menores que admitiram ser usuárias de drogas e que mantinham relações sexuais com dois homens que frequentavam o local.

- Reportagem do CONTEXTO focaliza situação precária dos locais de lazer da população Anapolina, como o Central Parque “Senador Onofre Quinan”, antes considerado um dos cartões postais da cidade, relegado ao abandono.

MARÇO
- Em matéria analítica nossa reportagem já sinalizava a possibilidade de o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), ser apontado como alternativa para a chamada 3ª. via na sucessão de Alcides Rodrigues.

- Duas empresas do Grupo Contexto (Guia Anápolis - Lista Telefônica e Jornal Contexto) lideraram, com folga, a pesquisa denominada Prêmio Top Marketing, feita pelo Instituto Voga.

ABRIL
- Milhares de anapolinos enfrentaram longa fila para se inscrever no programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, destinado a financiar habitações populares para famílias de baixa renda. Déficit habitacional no município é de 15 mil famílias.

- A Câmara Municipal instalou uma Comissão Especial de Investigação para apurar possíveis irregularidades na Associação Anapolina de Assistência Social, antiga Avas, Fundação “Jamel Cecílio”. Mas, rendeu “pizza”.

MAIO
- A pedido do Ministério Público, o Procon de Anápolis realizou uma fiscalização nos postos de combustíveis da cidade e constatou alinhamento de preço na maioria deles. Fato, hoje, ainda notado pelos consumidores.

- Anápolis teve histórica participação na Conferência Nacional de Segurança, pela primeira vez realizada no País. O Superintendente do Porto Seco Centro Oeste S/A, Edson Tavares, foi eleito representante no evento principal em Brasília.

JUNHO
- No debate sobre segurança pública promovido pela Acia, o delegado Glaysson Reis apontou várias deficiências da Polícia Civil, desde a falta de delegados, até delegacia funcionando no Terminal Rodoviário.

- Crime bárbaro que chocou a população de Anápolis, o assassinato do médico Ilion Fleury Júnior - quando saía do trabalho na Santa Casa - completou um ano, sem que a polícia desvendasse a autoria do crime.

JULHO
- A revista Você S/A traz, em sua pesquisa sobre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer carreira, promovida pela Fundação Getúlio Vargas, apontou Anápolis na 88ª. posição no ranking. Goiânia, Capital do Estado, ficou na 18ª. posição.

- Na edição comemorativa dos 102 de emancipação de Anápolis, o CONTEXTO trouxe uma reportagem sobre a participação dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

AGOSTO
- A visita do presidente Lula a Anápolis, no dia 13, acabou rendendo muita polêmica. Em seu discurso, ele elogiou e deu apoio a uma possível candidatura do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao Governo de Goiás.

- Anápolis é a segunda cidade com maior número de casos laboratoriais confirmados da gripe Influenza A (H1N1), a “gripe suína”, que deixou um saldo de quatro óbitos. No final do ano, houve um recuo da epidemia.

SETEMBRO
- Obras da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis são paralisadas, devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que mandou reter o pagamento de empreiteiras responsáveis pelas obras.

- Comitiva de autoridades anapolinas, liderada pelo prefeito Antônio Gomide, entregou ao secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller, a escritura da área doada pelo Município para a construção do mini-presídio. E ficou por aí.

OUTUBRO
- Governador Alcides Rodrigues, pressionado por lideranças locais pela ausência de investimentos em Anápolis, anuncia R$ 25 milhões para obras, dentre elas a duplicação da Avenida Pedro Ludovico. A população ainda aguarda.

- A Prefeitura nem teve tempo de inaugurar a nova ponte sobre o Córrego “João Cesário”, na Avenida Universitária. Parte da Avenida Fayad Hanna, próxima à Avenida Contorno, “rodou” com as águas das chuvas, formando um imenso buraco na pista e causando transtornos aos motoristas.

NOVEMBRO
- Um caso chocante e estarrecedor. O vereador Carlos Antônio (PSC), recebeu denúncia dando conta de que presos estariam sendo obrigados a oferecer as filhas para a prática de sexo, em troca de acerto de dívidas com drogas e favorecimentos.

- O vereador Assef Nabem, do PMDB, “incendiou” o parlamento municipal quando abordou suposto pagamento de propina para a adição de emendas ao projeto do Executivo redefinindo o perímetro urbano de Anápolis.

DEZEMBRO
- Alegria, tensão, polêmica. Esse foi o tempero que recheou o processo de discussão e votação do Plano de Cargos e Salários para o funcionalismo público de Anápolis, na Câmara Municipal. Projetos foram aprovados, resgatando compromisso histórico.

- O Laboratório Neo Química, pioneiro no Distrito Agroindustrial de Anápolis, foi vendido para o grupo Hypermarcas. A transação foi de R$ 1,3 bilhão, seguramente o maior negócio já realizado no município envolvendo a compra e venda de empresa.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Especial

Equipe realiza Seminário de Educação em Kuito

12/01/2018

A equipe que participa do projeto EDUKA+ANGOLA realizou entre os dias 03 a 05 de janeiro, na cidade do Kuito, na província d...

Força tarefa investiga morte de agentes prisionais em Anápolis

05/01/2018

Em entrevista coletiva na manhã da última quarta-feira, 03, o Delegado Geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, anunciou a...

RETROSPECTIVA 2017 - Um ano de muitas conquistas para o setor cultural anapolino

29/12/2017

O ano de 2018 foi positivo para o setor cultural de Anápolis, apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura. A avalia...

RETROSPECTIVA 2017 - A economia tenta retornar aos trilhos do desenvolvimento

29/12/2017

Balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho revelou que 2016 fechou com saldo negativ...