(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Redução da criminalidade é tema de campanha

Segurança Comentários 02 de maio de 2014

Regional da Polícia Civil desenvolve ações para prevenir e combater a criminalidade tendo como um dos focos a redução dos crimes de homicídios na região


A 3ª Regional da Polícia Civil, sediada em Anápolis, lançou na última terça-feira,29, durante reunião do Rotary Clube Anápolis Oeste, a campanha “Diga não às drogas, diga não à violência. Essa luta é de todos nós!”, uma ação considerada inédita na região, cujo objetivo é promover uma maior interatividade da população com a corporação. A iniciativa tem várias frentes sendo que, uma delas, é a popularização do telefone 197, através do qual as pessoas podem fazer denúncias sobre algum tipo de ilícito que tenha tomado conhecimento ou esteja ocorrendo na comunidade. A campanha conta com o apoio do CONTEXTO.
Segundo o delegado regional Álvaro Cássio dos Santos, o telefone 197 é uma ferramenta importante para que a população possa contribuir com a polícia, não sendo necessário, disse ele, que o denunciante se identifique. Conforme observou, a ideia é massificar este contato, para que ele possa ser usado de forma mais ampla, fornecendo um arsenal de informações para as investigações realizadas pela PC.
Além disso, foi também lançada uma revista, com uma “radiografia” da estrutura funcional da Regional e algumas de suas ações. A campanha tem ainda outro viés que é o trabalho de repressão à criminalidade. Há poucos dias, inclusive, foi realizada uma grande operação na Área Integrada de Segurança Pública Norte, em conjunto com a Polícia Militar e várias outras instituições ligadas ao Gabinete de Gestão Integrada do Município, quando, na oportunidade, houve a recuperação de veículo roubado, apreensão de 12 máquinas caça-níquel, seis telefones celulares furtados, 10 pedras de crack e porções de maconha. Cinco pessoas- integrantes de uma quadrilha que foi desarticulada- foram presas, sendo três menores de idade. Três delegados e 15 agentes atuaram nesta frente.
De acordo com Álvaro Cássio, a intenção é fazer destas mega operações uma rotina em Anápolis e nas mais de 20 cidades que compõem a Regional. Para isso, está solicitando apoio financeiro junto ao Departamento Estadual e à Secretaria de Segurança Pública. Conforme enfatizou, a campanha está em plena sintonia com o programa “Goiás Cidadão Seguro”, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que tem como foco a redução anual de homicídios de 10% nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) que são divididas em 36 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), sendo que duas delas estão na RISP de Anápolis- Norte e Sul.

Prefeito
A reunião do Rotary Anápolis Oeste contou com a presença do Prefeito João Gomes que, na oportunidade, manifestou apoio à campanha da Regional da Polícia Civil, afirmando tratar-se de uma iniciativa de grande relevância para a prevenção e combate à criminalidade. Ele também falou sobre as ações que a Prefeitura desenvolve na área da segurança pública e do trabalho realizado nas demais áreas da Administração, dando continuidade à gestão do seu antecessor, Antônio Gomide. O chefe do Executivo anapolino ressaltou a importância do trabalho que o Rotary realiza no Município. “Nós somos parceiros e vamos continuar parceiros desta entidade que presta inestimáveis serviços para Anápolis”, frisou.
O presidente do Rotary Clube Anápolis Oeste, empresário Vander Lúcio Barbosa, disse, em relação à campanha da Polícia Civil, que esta é uma causa a ser abraçada por toda a sociedade. Segundo ele, em que pese algumas deficiências estruturais, a corporação tem um papel importante dentro das forças que atuam na área de segurança. “Nós temos de reconhecer, valorizar e apoiar este trabalho”, frisou. Ele também destacou a presença do empresário e líder classista João Gomes à frente da Prefeitura, o mais alto posto político-administrativo do Município. “Nós, como cidadãos e membros de uma entidade como o Rotary, temos que estar unidos e somar esforços em prol de tudo o que for bom para Anápolis. Isso faz parte do nosso lema, que é o servir”, enfatizou Vander Lúcio.

Balanço mostra recuo no número de homicídios
Conforme o balanço do programa “Goiás Cidadão Seguro”, no mês de março último, foram registrados em todo o Estado, 222 homicídios, um recuo de 13% comparado ao mesmo mês do ano de 2013, quando foram registrados 257 homicídios. A meta é que haja uma média, este ano de 10% de redução.
Com relação a Anápolis, os dados apontam que na Área Integrada de Segurança Norte, foram registrados no primeiro trimestre deste ano, 08 homicídios, contra 10 do mesmo período do ano passado. Na Área Integrada de Segurança Sul, o quantitativo de homicídios foi reduzido, no mesmo período, de 29 para 26. Contabilizando as duas áreas, temos então que o número de homicídios em Anápolis no primeiro trimestre, que era de 39 em 2013, caiu para 34 ano nos três primeiros meses deste ano, resultando numa diferença de 12,8%. Ou seja, um pouco acima da meta preconizada.
Em visita a Anápolis na última terça-feira,29, quando participou da solenidade de início oficial das atividades do Colégio Militar “Gabriel Issa”, na Vila Góis, o secretário estadual de Segurança Pública Joaquim Mesquita, disse estar otimista com o programa e que, para este mês der abril, em relação a Anápolis, a expectativa que haja uma nova queda no número de registro de homicídios. O secretário destacou que, no âmbito estadual, estão ocorrendo investimentos significativos para equipar as forças de segurança, além do aumento do efetivo das polícias Civil e Militar.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Segurança

Projeto tem o apoio do Exército, da Marinha e da Aeronáutica

08/12/2017

A audiência pública realizada no último dia 4 na sede da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, para debater a ...

Caso do Uber - Acusado diz: “queria somente divertir”

08/12/2017

O acusado de roubar na semana um veículo Uber e restringir a liberdade do motorista Cleyton da Silva Nascimento já está pr...

Treinamento para delegadas, agentes e escrivãs

30/11/2017

A 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Anápolis realiza vários cursos de atualização voltados para delegados, agen...

Ruas do centro terão policiamento ostensivo durante o fim de ano

30/11/2017

O policiamento nas regiões de maior presença do comércio em Anápolis, terão o policiamento reforçado neste final de ano...