(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

“Receitas do Campo” resgata culinária raiz

Geral Comentários 27 de setembro de 2018

Evento foi do Sindicato Rural, juntamente com o Sistema FAEG/SENAR


A terceira edição do Festival Receitas do Campo promovido pelo Sindicato Rural de Anápolis juntamente com o Sistema Faeg/Senar foi realizado na noite desta terça-feira (25 setembro), no tatersal do Novo Parque de Exposições. 21 receitas foram inscritas em três categorias: almoço ou jantar, lanche da fazenda e sobremesa rural.
O objetivo do evento é resgatar e divulgar a identidade da família rural através da culinária, demonstrando que os hábitos alimentares pertencem ao patrimônio histórico cultural de Anápolis. Os vencedores terão as receitas publicadas no livro a ser editado pelo Sistema Faeg/Senar no fim do ano. “A receita vencedora de cada categoria será eternizada no livro Receitas com Histórias do Campo, já que a receita vem acompanhada da história de como o autor ou autora aprender. Geralmente, são receitas de família que são passadas de geração em geração”, disse Pedro Olímpio Neto, presidente do Sindicato Rural de Anápolis.
Pelo segundo ano consecutivo, a dona de casa, Maria Antonia de Souza Inocêncio participou do Festival. Para ela, o evento visa incentivar a tradição do tempo da vovó. “É gratificante participar, porque nos leva ao passado que não tem como descrever. Fico feliz em passar algo tão familiar, que é a receita de pão de queijo de mandioca. O Festival foi bem organizado e no ano que vem estarei aqui de novo”, finaliza.
Os pratos foram avaliados por uma comissão formada por seis mulheres. A missão não era nada fácil, escolher as melhores receitas, levando em conta alguns critérios como originalidade da receita, sabor, ingredientes da roça e história. Para brindar a noite de festa, o Sindicato Rural de Anápolis serviu um delicioso jantar caipira: arroz com linguiça de porco e vinagrete.

VENCEDORES
Na categoria Sobremesa Rural, a vencedora foi Rosângela Alexandre dos Santos Dutra com a receita de Cocada de Leite Condesado Caseiro. Na categoria Lanche da Fazenda, o primeiro lugar foi para Lorena Rodrigues de Sousa com Brevidade de Rapadura da Vovó e o vencedor da categoria Almoço ou Jantar foi Wilson Alves com a receita, Paçoca de Pilão. Wilson contou porque o prato faz tanto sucesso na família e também agradou todos os jurados. “A gente aprendeu a fazer a Paçoca de Pilão com meu tio, aí acrescentamos o torresmo na receita tradicional e não tem jeito, quem come gosta mesmo. Tô muito feliz, porque preparei a paçoca com muito carinho”, conclui. (Pr Leonardo Gonçalves Ascom SRA - fotos: Gislaine Matos/Creative Produções)


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Geral

Palestra para adolescentes que cometeram delitos

07/12/2018

Ressignificação. A palavra que representa dar um novo sentido à vida foi a mais repetida no 1º Ciclo de Palestras Socioed...

CAPS Crescer vai emitir Carteira do Autista

07/12/2018

O CAPSi Crescer Anápolis soma às suas atividades regulares do dia 18 de dezembro, a emissão da Carteira de Identificação...

V Curso de primeiros socorros para os acadêmicos e alunos da UniATI

07/12/2018

“O tempo e a habilidade do socorrista é crucial no atendimento. Nossa missão é replicar conhecimento. Essa iniciativa é...

Trajetórias de vidas depois de passados 80 anos

07/12/2018

“Acima dos 80, rumo à velocidade da luz”. Este é o título do livro produzido pelo empresário anapolino Célio de Oliv...