(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Quatro minutos diários para uma boa forma

Saúde Comentários 28 de junho de 2013

O Prefeito Antônio Gomide fez o lançamento das atividades comemorativas em solenida no hall do Centro Administrativo


Se você é do tipo de pessoa que detesta se exercitar, mas reconhece a importância da realização de atividades físicas para a saúde, já deve ter se perguntado qual é a quantidade mínima necessária para poder manter a forma. Pois de acordo com o The New York Times, pesquisadores noruegueses parecem ter descoberto a resposta para essa questão.
Primeiro, os cientistas avaliaram os efeitos de pequenos períodos de atividade intensa — geralmente variando entre 30 segundos e alguns minutos — intercalados por intervalos de descanso, cuja prática pode ser tão potente quanto a realização de sessões longas. Depois, os cientistas avaliaram os resultados alcançados após quatro períodos de atividade intensa com duração de apenas quatro minutos cada um.

“Quatro-três-quatro”
Durante esses períodos, os voluntários que participaram dos testes deveriam manter suas frequências cardíacas em 90% da capacidade máxima, realizando intervalos de três minutos entre as quatro sessões. Dessa forma, o tempo total de exercícios foi de apenas 16 minutos, o qual os pesquisadores concluíram que poderia ser tempo demais.
Assim, os cientistas decidiram avaliar os efeitos de apenas uma única sessão de quatro minutos, comparando o desempenho de dois grupos, um dedicado ao esquema “quatro sessões de quatro minutos intercaladas por intervalos de três minutos cada”, e o outro dedicado a uma única sessão de quatro minutos. Esse treino foi realizado três vezes por semana durante 10 semanas.

Sem desculpas
Os pesquisadores observaram que ambos os grupos apresentaram melhoras significativas, tanto em seus condicionamentos físicos como em seus estados gerais de saúde. Segundo explicaram, a falta de tempo é uma das principais desculpas para que as pessoas não realizem atividades físicas, e os resultados do estudo apontaram que esse pretexto poderá ser aposentado.
E não é necessário frequentar uma academia para seguir a rotina dos quatro minutos. Vale qualquer atividade, como correr ladeira acima, nadar, subir e descer escadas, andar de bicicleta e até caminhar. O importante é aumentar a sua frequência cardíaca o suficiente durante quatro minutos, depois de consultar o seu médico, obviamente!

A importância de uma alimentação saudável rica em carboidratos e proteínas

Os carboidratos e as proteínas são dois elementos básicos e importantes para a saúde que devem estar presentes no prato todos os dias para manter uma alimentação saudável e equilibrada. Restringir a dieta a apenas um deles ou consumi-los em excesso pode ser perigoso e fazer mal ao organismo.
Os carboidratos, por exemplo, são fontes primárias de energia e funcionam como combustível para o cérebro, medula, nervos e células vermelhas do sangue, ou seja, mantêm o corpo funcionando. Por isso, a deficiência deles pode trazer riscos para o sistema nervoso central e para o organismo, de maneira geral.
A dica da nutricionista Rosana Raele é que os carboidratos façam parte de, pelo menos, metade da dieta diária, principalmente pela manhã, quando o corpo e o cérebro precisam de mais energia.
Entre os alimentos ricos em carboidrato, estão o arroz, os cereais, os pães, massas, batatas e até mesmo as frutas. A falta de energia por causa da pouca ingestão desses alimentos pode logo dar sintomas, como fome, tontura, mal-estar e até mesmo prejudicar a memória.

Autor(a): Everthon Daer

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Cirurgias pediátricas tem fila de espera reduzida

18/08/2017

Já medicado, o garoto J.B.N., 4, demonstrava tranquilidade, ao entrar no centro cirúrgico do Hospital Evangélico, para rea...

Goiás ocupa a terceira posição no ranking nacional em transplante de córneas

18/08/2017

Em Goiás, são realizados transplantes de córneas, rins, coração e medula óssea, sendo que o de córneas é o mais comum...

Franquia Oral Sin se instala em Anápolis

10/08/2017

Acaba de chegar em Anápolis a primeira franquia Oral Sin Implantes. O empresário e odontólogo Leonardo Lara recebe convida...

Município deve receber mais recursos para medicamentos

03/08/2017

Definido no último dia 31 de março, o fechamento das unidades próprias do programa Farmácia Popular deve otimizar a utili...