(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito. (Jean Paul de Goudi)

Contexto Político Comentários 20 de novembro de 2009


Pesquisando
Existem pesquisas, e pesquisas. Atualmente elas estão povoando, de forma avassaladora, os principais jornais e sites de notícias, dando conta da preferência do eleitorado por este ou aquele candidato. E tem pesquisa para todos os gostos, para todos os fins. Certamente que não se pode duvidar, ou menosprezar, o valor científico das pesquisas bem feitas, bem elaboradas, honestas e corretas. Estas devem, sim, ser levadas em consideração.
O que não se pode admitir, entretanto, e, para isso o eleitor deve ficar mais atento do que nunca, é que pesquisas ma intencionadas, direcionadas, compradas ou encomendadas para outros fins, influam na escolha dos candidatos. Isto, porque, a própria história ensina que uma escolha mal feita, vai refletir por quatro anos, enquanto durar o mandato dos escolhidos. Em determinados casos, muito mais tempo, pois um mau político, na maioria das vezes, no curso de seu mandato, provoca estragos irreparáveis à sociedade. E, além disso, nem sempre as pesquisas que andam soltas por aí, refletem a realidade. Muita gente já “quebrou a cara” confiando nelas.

Cabeceira
No calor dos debates desencadeados pelo vereador Assef Nabem (PMDB) sobre denúncias de propina na Câmara Municipal, o vereador Carlos Antônio (PSC) sugeriu aos seus pares a leitura do livro “Leite Derramado”, de Chico Buarque. Ele afirmou que está lendo, inclusive, acatando a sugestão dada em público por ninguém menos que o Presidente Lula. O livro retrata “uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos. A visão que o autor oferece da sociedade brasileira é extremamente pessimista: compadrios, preconceitos de classe e de raça, machismo, oportunismo, corrupção, destruição da natureza, delinqüência”. Mais atual, impossível!

Festa petista
Filiados do Partido dos Trabalhadores se reúnem neste domingo, 21, para a escolha de seus novos dirigentes em todo o Brasil. Ao contrário de centenas de municípios e muitos estados, onde a competição é acirrada, com multiplicidade de chapas, em Anápolis não haverá disputa. Foi construída uma chapa única, encabeçada pelo atual presidente, Antônio Júlio. A reunião em Anápolis será na Câmara Municipal, de 09 a 17 horas.

Inusitado
A semana foi pródiga em assuntos inusitados na Câmara de Anápolis. Na terça-feira, 17, dois fatos chamaram a atenção. Logo pela manhã, um solitário protesto feito por um defensor da etnia afro, se acorrentou numa árvore, em frente ao parlamento municipal. À tarde, a dose se repetiu, de forma mais hilária ainda. Uma senhora protestava contra um vereador que lhe teria prometido um par de dentaduras e não havia cumprido a promessa. Ela, também, se amarrou a uma árvore. O homem ficou até à noite esperando pelo Presidente Sírio Miguel. Como este não apareceu, o solitário protestante foi embora. A mulher teve menor sorte: foi retirada pela Polícia. Coisas que só acontecem na Câmara de Anápolis.

E, mais
Falando em Câmara Municipal, comenta-se que uma grande instituição financeira estaria com R$ Um milhão prontinhos para repassar ao Legislativo, visando a construção de um anexo para o prédio principal, desde que se faça o acerto para que tal banco administre as finanças do Poder. Mais ainda: que se permita, por 20 anos, a instalação de uma agência nas prováveis novas dependências da Câmara. Este projeto, inclusive, seria mostrado ao Prefeito Antônio Gomide no decorrer da semana.

Homenagem
A Assembleia Legislativa De Goiás, via projeto do deputado Luiz do Carmo (PMDB), conferiu a Comenda do Mérito Legislativo “Doutor Pedro Ludovico” a várias personalidades estaduais, principalmente do setor evangélico. De Anápolis o escolhido foi o pastor Bertiê Adais Magalhães, Presidente da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Madureira.

A ponte
Segundo o que se comenta, o imbróglio provocado pelo pronunciamento do vereador Assef Nabem (PMDB), sobre prováveis propinas pagas a parlamentares municipais seria, somente, “a ponta do iceberg”. Há quem diga que, “muita água ainda vai passar por debaixo da ponte” alcançando, inclusive anos anteriores, quando autoridades e técnicos do Governo Municipal, em acessos de bondade, liberaram muitas áreas para loteamentos. Resta saber se alguém, ou alguma instituição vai ter a coragem de levar o caso adiante. Há quem duvide.

É deus?
Dia desses um servidor municipal procurou um secretário, solicitando-lhe um favor. A resposta foi curta e grossa: “não atendo nem o papa”. Seria esse secretário o próprio Deus?

Sobrenatural
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) sugeriu, na quarta-feira, 18, que se convidem representantes da Fundação “Cacique Cobra Coral”, entidade esotérica, para explicar os motivos do “apagão” que deixou 18 estados sem energia elétrica recentemente. Segundo ele, “já que ninguém sabe se foi chuva, se foi raio, o que foi, vamos chamar os videntes para nos explicar”. Coisas do Congresso Nacional.

Trenzinho?
Com o anúncio (ainda carecendo de confirmação oficial) de se transformarem mais algumas diretorias e assessorias em secretarias municipais, já tem muita gente de olho, querendo “uma boquinha”. Vereador, então, é o que não falta no Gabinete Municipal. O assunto vem sendo tratado com a maior cautela possível. É para não passar a idéia de “trem da alegria”, coisa que o PT combateu, ferrenhamente, por durante mais de 20 anos.

Acertado
Estaria confirmada a destinação de uma verba no valor de R$ Um milhão da cota pessoal do senador Marconi Perillo (PSDB) para as obras de ampliação da Câmara Municipal. No começo do ano, Marconi recebeu uma comitiva de vereadores e fez esta promessa. E, dizem, tem gente torcendo o nariz.

Alvíssaras
Moradores da Praça Bernardo Sayão, Jardim das Américas, se assustaram com o barulho de máquinas esta semana. E não é que a Prefeitura iniciou, mesmo, a urbanização do local? A praça existe há mais de 30 anos e nunca havia recebido qualquer benefício. Apesar de dezenas (quem sabe, centenas) de promessas.

Demorou
Estaria longe de uma definição, a aprovação dos projetos criando os planos de cargos e salários dos servidores municipais. Conforme já era previsto, muitos vereadores não estão perdendo a oportunidade de colocarem emendas. É constitucional.

Qualidade
Na sequência de sua proposta em apresentar, cada vez mais, um jornal de boa qualidade, o CONTEXTO passa a contar, a partir de agora, com os trabalhos do artista Washington Silva, desenhista, chargista, ilustrador e propagandista. Ele já prestou serviços nas maiores agências de publicidade da região e tem seus trabalhos disputados por grandes clientes. É mais um presente de qualidade que o CONTEXTO oferece aos seus leitores.
Negocinhos
O que mais se comenta em Anápolis é o envolvimento de determinadas lideranças políticas que passaram a ser, literalmente, corretores de obras e de imóveis. Gente que “ajuda” empreiteiras a conseguirem contratos com instituições públicas e a liberação de áreas para loteamentos. De graça, não é.

Drogas
Policiais do Paraná abordaram, esta semana, um Pálio que trafegava na BR-277 e encontraram 350 quilos de maconha e 1500 frascos de lança perfume, além de 80 quilos de um pó branco, provavelmente substância para ser misturada com cocaína. O motorista, que foi preso em flagrante, declarou que o carregamento da droga vinha de Foz do Iguaçu com destino a Anápolis.

Biodiesel
A Agência Nacional do Petróleo contou com a participação de 40 empresas produtoras de biodiesel, no 16º leilão. No total, a ANP fez uma compra de 570 milhões de litros. A Granol foi a que ofereceu o maior volume de biodiesel (80 milhões de litros), sendo 44,1 milhões de litros da unidade produtora de. Foi o primeiro leilão para atender à regra da mistura B5 (mistura de 5% de biodiesel por litro de diesel).

Cursos
A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) conseguiu, através de gestões junto ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Paulo Afonso Ferreira, trazer novamente para Anápolis (havia perdido para a cidade de Catalão) o curso de Consultor de Projetos, fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que visa capacitar profissionais para transações de captação de recursos no âmbito do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor automotivo.

Média
Não se questiona o merecimento das pessoas agraciadas com os títulos de cidadão anapolino e a Comenda Henrique Santillo, honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Anápolis. Mas, o número, às vezes excessivo, de homenagens. Somente na sessão ordinária da última quarta-feira, 18, oito dessas menções foram aprovadas. Mas, é algo que os próprios vereadores têm de discutir e avaliar.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Político

28/09/2017

Prestação de contas O plenário da Câmara Municipal ficou pequeno para receber a equipe do Prefeito Roberto Naves e a p...

Clique na imagem para ver a coluna

18/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.634

10/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.633

03/08/2017

Contexto Político...