(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

PSDB já mira a sucessão na Prefeitura de Anápolis

Política Comentários 31 de outubro de 2014

O presidente do PSDB em Anápolis, professor Valto Elias, em entrevista ao CONTEXTO, disse que o partido se fortaleceu para o embate de 2016


Em visita à redação do CONTEXTO, o presidente do Diretório Municipal do PSDB, professor Valto Elias, fez um balanço positivo do fechamento das urnas nas eleições de 2014. E, na sua avaliação, este resultado cacifou o partido para as eleições de 2016, para prefeito e vereador. A intenção - revelou - é quebrar o jejum do Partido, que esteve fora das últimas disputas para o Executivo Municipal, com candidatura própria.
Segundo Valto Elias, o principal resultado das últimas eleições, foi a vitória obtida pelo Governador Marconi Perillo (PSDB), especialmente em Anápolis, onde o tucano obteve 75,95% dos votos válidos, ou 139.634 sufrágios. Situação um pouco diferente do primeiro turno, devido ao fato de que, na primeira etapa da disputa, “havia uma candidatura de Anápolis, do ex-prefeito Antônio Gomide, do PT, que teve uma gestão muito bem avaliada pela população e isso se refletiu nas urnas”, ponderou o dirigente tucano.
No entanto, Valto Elias afirmou que a “consagradora” vitória de Marconi no segundo turno, em Anápolis, mais uma vez, “demonstrou o prestígio que ele (Marconi) tem oferecido ao Município, com tudo o que realizou e está realizando para nos colocar como uma referência no Centro-Oeste e no Brasil”, disse, acrescentando que a longa folha de serviços prestados pelo Governador, agora reeleito, fez com que novamente os anapolinos o respaldassem nas urnas.
Além da reeleição de Marconi, Valto Elias citou a vitória do partido obtida com a eleição do empresário e ex-secretário estadual de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, para a Câmara Federal. “Há muito, Anápolis não tinha um representante eleito pelo partido a deputado federal e, a eleição de Baldy, foi ainda mais importante, porque representa a renovação”.
O presidente do PSDB anapolino lamentou o fato de a Cidade ter conquistado, apenas, uma vaga na Assembleia Legislativa, com a reeleição do deputado estadual Carlos Antônio (SD). Ele, entretanto, não concorda que a culpa seja, toda ela, dos partidos. Na sua avaliação, cada agremiação faz o seu papel que é preparar as lideranças para participar das eleições. E, sendo a candidatura um direito garantido constitucionalmente aos cidadãos e, também, pelo estatuto das agremiações, não há como barrar o grande número de concorrentes. O problema - opinou - é que se pensava em fazer uma reforma política para diminuir o número de siglas partidárias e, ao contrário disso, houve foi um aumento e, com isso, mais candidatos. Ele destacou que a candidata Onaide Santillo, embora tenha obtido uma boa votação, não conseguiu uma vaga. E, assim, outros candidatos. Valto Elias defende a adoção do voto distrital, como uma forma de assegurar uma disputa melhor equilibrada. Ou, enquanto isso não ocorre, os candidatos de Anápolis devem, também, trabalhar para buscar votos fora, na região de influência do Município.

Prefeitura
Sobre a disputa de 2016, Valto Elias lembrou que ao assumir o diretório, já em meados de 2011, não houve como fazer uma preparação para que o PSDB pudesse participar do pleito de 2012 com candidatura própria. Agora, ele vê um novo cenário e afirma que sua atuação pautará um trabalho de convergência dentre todas as lideranças do Partido, para que o mesmo possa chegar forte em 2016 e fazer frente a uma possível candidatura do PT. Conforme assinalou, essa convergência passa pela vitória de Marconi Perillo e a eleição de Alexandre Baldy, “que será um dos principais interlocutores do partido junto ao Governo de Goiás”, e também pelas demais lideranças do partido como o casal Adhemar Santillo e Onaide, os vereadores Fernando Cunha e Mirian Garcia, dentre outras. Além do trabalho de aglutinação interna, o PSDB - completou Valto Elias - vai buscar apoio com os partidos aliados da base marconista. “O PSDB de 2012 era um e em 2016 será outro. O Partido dos Trabalhadores pode se preparar”, provocou o dirigente tucano.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Vereador defende mudança no pacto federativo

08/12/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) usou a tribuna durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 06, para defender mudan...

Prefeito pode fazer uma reforma administrativa no começo do ano

08/12/2017

O Prefeito Roberto Naves (PTB) deverá ampliar a reforma em sua equipe, a partir de janeiro próximo. É que algumas Pastas e...

Vereador busca solução sobre fechamento de ruas

30/11/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, informou na tribuna do plenári...

“Estamos cansados de esperar o Governo”, desabafa Roberto

30/11/2017

“A Cidade não aguenta mais esperar”. A afirmação é do Prefeito Roberto Naves (PTB), que não esconde mais a sua insat...