(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Propostas do Plano de Governo de Roberto do Órion

Política Comentários 27 de outubro de 2016

Candidato do PTB expõe, em seu planejamento e as propostas que visam o desenvolvimento da Cidade para os próximos quatro anos


SAÚDE
- Criação do Centro Especializado em Pediatria, o CEP. Uma unidade especializada no cuidado e atenção às crianças com atendimento especializado e humanizado.
- Implantar sistema eletrônico integrado em toda a Rede Municipal.
- Criação do FME, o Financiamento Municipal de Ensino. A Prefeitura financiará estudo para estudantes da área de saúde e receberá, como contrapartida, o trabalho desses profissionais no atendimento a população após sua formação. O período da ação é definido de acordo com a duração do financiamento.
- Modernizar e melhorar as condições de trabalho dos agentes de saúde para ampliar o atendimento a população em conjunto com a atuação das Unidades Móveis de Saúde.
- Incentivar a implantação de novas unidades educacionais com o curso de Medicina em Anápolis, aumentando a oferta de vagas em nossa cidade.
- Implantar a Rede de Assistência a Saúde que irá atender a saúde mental, psicossocial, do idoso, urgência, emergência e portadores de necessidades especiais com a padronização da qualidade do atendimento.
- Modernizar e inovar a Central de Abastecimento Farmacêutico e Insumos que irá controlar toda a distribuição de medicamentos e materiais para atender a cidade com agilidade e eficiência.
- Ampliar e melhorar o atendimento médico e psicoterapêutico a dependentes químicos e seus familiares
- Ampliar e modernizar o Centro Municipal de Diagnósticos para Imagens e Análises Clínicas garantindo mais economia e agilidade para o atendimento a população.
- Transparência com a divulgação da escala de plantão de profissionais nas unidades de saúde, no site da prefeitura e redes sociais a para facilitar o atendimento e dar transparência ao serviço público.
- Implantar o sistema de bonificação salarial baseado em resultados. Quem atende mais e melhor precisa ser reconhecido e valorizado. E a população ganha com isso.
- Em parceria com faculdades e universidades, implantar o Programa de Formação e Aperfeiçoamento para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde com cursos de graduação na área.
- Divulgar o serviço da Ouvidoria do Município estabelecendo uma meta de resolução.
- Ampliar, treinar e motivar as equipes de atendimento do Programa de Saúde da Família. O atendimento preventivo será executado com prioridade como ferramenta para assegurar a qualidade de vida da população e diminuir a demanda nos postos e unidades de saúde, gerando mais qualidade no atendimento e economia para a prefeitura.
-Implantação de mutirões para procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais em todas as áreas da Cidade.
- Fortalecer o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas com intensificação do trabalho preventivo nas escolas e comunidade. Implantar programa de Educação de Transito nas Escolas visando a redução de acidentes.

SEGURANÇA.
- Dizer que o problema da segurança é uma questão apenas dos governos federal e estadual é fugir das responsabilidades. A Prefeitura pode e deve contribuir com esse tema através de ações práticas que melhoram a vida da população.
- Colocar a Guarda Municipal em prática. No papel ela já existe. Mas é preciso ir para as ruas. O trabalho da Guarda Municipal, cuidando dos espaços públicos de Anápolis libera a polícia para atuar com mais intensidade nos bairros e ainda inibe as ações dos criminosos. Ampliar a vigilância como contrapartida ao Estado.
- Fortalecer o Conselho Comunitário de Segurança no Município.
- Aperfeiçoar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - CGIM com mais capacitação para os servidores, equipamentos e recursos. Ampliação da área de cobertura do Sistema de Vídeo Monitoramento na Cidade e nos distritos, conectando os circuitos fechados de privados ao sistema de monitoramento do CGIM.
- Estimular o trabalho da Defesa Civil nas ações preventivas, de socorro, assistência e recuperação, com o objetivo de evitar desastres e calamidades, atendendo com mais rapidez e eficiência.
- Desenvolver e implantar programas de conscientização e prevenção à violência, criminalidade e drogas na rede de educação municipal.
- Cobrar junto ao Governo do Estado o aumento do efetivo policial e de equipamentos para as polícias Militar e Civil.
- Oferecer estrutura para expansão das delegacias especializadas de idosos, crianças, deficientes e mulheres.
- Substituir ao longo do mandato, todas as lâmpadas atuais por equipamentos de LED. Além da melhor qualidade na iluminação, as lâmpadas de LED tem duração maior que as lâmpadas comuns, proporcionando uma economia de cerca de 80% em relação ao equipamento comum.

ÁGUA
- Criar o Sistema Municipal de Abastecimento e Saneamento para substituir a SANEAGO. Esse sistema terá a missão de proporcionar maior eficiência no serviço de fornecimento de água a todas as regiões do Município além de oferecer um serviço de melhor qualidade para a população.
- Construir um reservatório d´água no rio Piancó e prospectar novas fontes de captação para o abastecimento urbano.

EMPREGO
- Obsessão por criar emprego. Mas, isso apenas não basta. É preciso garantir, também, que os melhores empregos fiquem com os anapolinos. Temos localização estratégica, capacidade de inovação e produção e uma gente pronta para fazer mais e melhor, oferecendo formação compatível com as necessidades de capacitação técnica e vocação econômica.
- Transformar a prefeitura em aliada para a criação de novos negócios. Vamos desburocratizar o atendimento através do Programa Empresa Legal que permitirá abertura, alteração e baixa de empresas de forma simples, rápida e eficiente.
- Estimular a formalização de empreendimentos e a capacitação de empreendedores e rodadas de negócios com feiras e eventos culturais.
- Criar o programa municipal de microcrédito para empreendedores
- Criar a Incubadora de Desenvolvimento Comercial, Industrial e de Serviços para dar o primeiro apoio técnico e financeiro para os empreendedores individuais.
- Criar o Observatório Econômico destinado a coleta, análise e organização de dados e informações sobre as atividades econômicas da cidade.
- Criar o Complexo Municipal de Distritos para a indústria, comércio, polo atacadista e serviços.  

EDUCAÇÃO
- Garantir o cumprimento integral do Plano Municipal de Educação conforme a Lei 3.775 de 2015.
- Garantir o cumprimento integral do Estatuto e Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal, criado pela Lei Complementar no. 211 de 2009.
- Ampliar o Programa Continuado de Formação e Aperfeiçoamento dos profissionais da - Educação, em parceria com instituições de ensino superior do município.
Implementar políticas e ações para valorização dos profissionais da Educação.
- Formular em parceria com os profissionais da Educação diretrizes de ensino que eduquem o aluno também para a vida. Além dos conteúdos já estabelecidos, o aluno será preparado para saber mais de si mesmo, dominar as finanças pessoais básicas, aprender sobre empreendedorismo e empregabilidade.
- A partir de agora, todas as escolas construídas pelo município serão formuladas para funcionar em sistema de Educação Integral.
- Descentralização da compra da merenda escolar, garantindo a diversificação do cardápio, alimentos mais frescos e nutritivos. Proporcionando também que o comércio local, feiras e mercados e a agricultura familiar possam vender para a prefeitura e gerar mais empregos.
- Promover os meios necessários através de convênios com os governos federal e estadual e inclusive parcerias público privadas para implantar Cursinho Municipal destinado a alunos de baixa renda e com função preparatória para ENEM, Vestibulares, Concursos Públicos e cursos técnicos profissionalizantes.
- Reforma de todas as existentes com ampliação de espaço e estrutura física, instalação de ar condicionado em todas as salas ao longo do mandato.
- Retorno da Patrulha Escolar com apoio da Guarda Metropolitana Municipal.
- Construção de novos CMEIs
- Escolas Conectadas - criar condições técnicas para conectar as escolas a internet de alta velocidade e com isso oferecer ferramentas avançadas de busca e recursos audiovisuais digitais para apoiar o aprendizado dentro e fora da escola para os alunos, professores e demais profissionais da Educação.

TRÂNSITO, TRANSPORTE E MOBILIDADE
- Primeiro, fazer o básico: em 04 anos pavimentar todas as ruas com no mínimo 30% de obras construídas na cidade. Pavimentação não deve ser entendida com um serviço isolado, uma vez que, graças à sua implementação permite acesso a serviços de saúde, limpeza pública, transporte urbano, valorização do imóvel e melhoria das condições de vida da população.
- Construção de ciclovias ligando os bairros ao centro como forma de oferecer uma opção econômica e saudável para o deslocamento na cidade. Além disso, implantaremos bicicletários próximos aos terminais de transporte público.
- Oferecer manutenção constante para o tráfego da zona rural, garantindo segurança, facilidade, agilidade e economia para o escoamento da produção rural.
- Implantar estacionamentos regulamentados com dispositivos eletrônicos, oferecendo maior agilidade e conforto ao usuário através de monitoramento por dispositivo compacto.
- Implantar soluções de engenharia de tráfego e operação do trânsito, promovendo a segurança e a fluidez nos deslocamentos com implantação de semáforos para pedestres, faixas de pedestres elevadas e gradil direcionador de pedestres para salvar vidas no trânsito.

HABITAÇÃO
- Captar recursos federais para melhorar as condições dos conjuntos habitacionais de interesse social já existentes.
- Captar recursos federais para construir novos conjuntos habitacionais para atender as famílias que mais precisam.
- Democratizar o acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida com mutirões de inscrição que irão até os locais de maior necessidade.
- Atualizar o Plano Municipal de Habitação.
- Fortalecer o Conselho Municipal da Cidade.
- Promover e agilizar os processos de regularização fundiária nas zonas rural e urbana.

AGRICULTURA
- Implementar assistência técnica ao produtor rural.
- Criar a patrulha agrícola municipal.
- Intensificar as ações para promoção da saúde animal.
- Incentivar a inseminação artificial e transferência de embriões através de convênios e medidas de incentivo a capacitação técnica.
- Promover a manutenção permanente das estradas rurais através de uma equipe especialmente designada.
- Instituir o programa de saneamento rural com a instalação de soluções alternativas de saneamento nas propriedades rurais como, por exemplo, canteiros biossépticos.
- Recuperar as áreas rurais degradadas, erosões, nascentes e matas ciliares.
- Incentivar e aumentar o número de feiras realizadas no município como forma de proporcionar maior visibilidade e oportunidade de vendas para os produtores locais.

GESTÃO PÚBLICA
- Uma administração moderna como a nossa cidade. Para diminuir custos, oferecer mais eficiência no atendimento a população e transparência no serviço público. Essa é a nossa meta.
- Diminuir o número de secretarias municipais para gerar economia para o município e principalmente mais agilidade no atendimento ao cidadão.
- Implantar o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Processos. Esse é o primeiro passo para o combate a burocracia. Todos os dias, 24 horas por dia, a população terá acesso aos serviços da prefeitura.
- Implantar a Escola de Governo Unificada e o Programa Continuado de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais. Uma verdadeira universidade para melhorar o atendimento ao cidadão e valorizar o funcionário público.
- Revisar o Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira dos servidores municipais. Precisamos premiar quem trabalha.
- Implantar o Programa de Atenção, Vigilância e Promoção a Saúde do Servidor, uma forma de cuidar melhor de quem se empenha em atender a população e, ao mesmo tempo, diminuir o número de afastamentos do trabalho, proporcionando mais economia para a cidade. - Incluir Anápolis no Orçamento Criança e Adolescente, ação desenvolvida pela Fundação Abrinq e UNICEF para promover todas as políticas públicas destinadas à proteção e desenvolvimento da infância.
- Promover, nas licitações públicas, o princípio das Compras Públicas Sustentáveis, que prioriza o desenvolvimento local sustentável para gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para o município.
- Introduzir as Compras Compartilhadas. Uma central de compra que prioriza produtos e serviços inovadores sem aumentar os gastos públicos.
- Implantar o Instituto Municipal de Pesquisa e Planejamento, encarregado de gerenciar um sistema municipal de informações para compartilhar dados entre a gestão municipal para melhorar o atendimento a população e a iniciativa privada, auxiliando também na atração de novos empreendimentos.
- Interligar todos os órgãos da Administração Municipal por meio de uma rede de fibra óptica para tráfego de dados, voz e imagem em um banco de dados unificados.

ESPORTE E LAZER
- Incentivar o esporte como base para a formação de cidadãos, combate ao sedentarismo, prevenção à criminalidade e drogas e estímulo ao surgimento de valores esportivos amadores e profissionais. Com a nossa equipe, a cidade inteira ganha.
- Criação do calendário permanente de atividades esportivas e de lazer distribuído por todos os bairros e zona rural do Município.
- Promover as atividades de ginástica funcional e laboral com aulas públicas de Tai Chi Chuan, alongamento, ginástica aeróbica, entre outras.
- Criar o Programa de Iniciação Esportiva nas modalidades olímpicas e paraolímpicas.
- Implantar as academias ao ar livre nos bairros da cidade.
- Promover a realização de competições amadoras de diversas modalidades como forma de estimular o esporte e o combate à violência e as drogas.
- Estimular a realização de esportes náuticos, como forma de aproveitar nossos recursos naturais, promover a prática esportiva e estimular o turismo regional.

ATENDIMENTO SOCIAL.
- Aumentar as opções de atividades nos Centros de Assistência e Convivência que já estão em funcionamento no município.
- Oferecer microcrédito e capacitação profissional para proporcionar aos beneficiários dos programas sociais como Bolsa Família, oportunidades para sua emancipação econômica.
- Implantação de unidades volantes do CRAS para atendimento na zona rural.
- Criar o CREAS para o atendimento à mulher e ao idoso em situação de violência.
- Ampliar a oferta de restaurantes populares para pessoas de baixa renda e famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social.

CULTURA E LAZER
- Nossa gente é digna de aplauso. Somos uma cidade vibrante, criativa e inovadora. Por isso, merece uma administração que trate a Cultura com o efetivo destaque que ela merece.
- Revitalizar o Teatro Municipal de Anápolis e a Biblioteca Municipal.
- Instituir o Festival de Música e Dança Religiosa. Além de revelar novos talentos locais, esse evento também entrará para o calendário turístico do município.
- Instituir um calendário oficial de Festivais no Município com eventos de música, dança, peças teatrais, exposições, gastronomia, literatura, e outras manifestações culturais. Entre os eventos, estão programados o Festival Caribenho para a valorização da cultura da colônia Haitiana em Anápolis, o Festival ChinaTown ligado à colônia Chinesa, o Festival Árabe, entre outros.
- Implantar a Rede de Telecentros, proporcionando inclusão digital em todas as comunidades.
- Criar a Tenda da Leitura, com bibliotecas itinerantes para atendimento nos bairros, distritos e zona rural. Além de ampliar os projetos de incentivo a leitura.
- Digitalizar e revitalizar o acervo do Museu de Anápolis.
- Fortalecer o Sistema Municipal de Cultura, ampliar e democratizar os programas de apoio à produção cultural para viabilizar uma política de geração de renda.

PET
- Implantar o Centro de Atendimento para Animais de Pequeno e Médio Porte junto ao Centro Municipal de Zoonoses.

MEIO AMBIENTE
- Criar o programa de Proteção e Conservação das Nascentes e Monitoramento das Microbacias Hidrográficas do Rio das Antas, Ribeirão João Leite, Rio Piancó, Rio Padre de Souza e Rio Caldas.
- Criar o Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem de Materiais. E instituir a reciclagem de papéis em todos os órgãos da prefeitura para dar o exemplo.
- Construir novos Parques Ambientais promovendo a cultura da preservação, conservação e contemplação dos recursos naturais, aliada à prática esportiva e atividades culturais.
- Fazer com que o município de Anápolis assuma o compromisso do licenciamento florestal e ambiental, facilitando a fiscalização e a obtenção de licença para empreendimentos industriais e comerciais, impulsionando a geração de emprego e renda.
- Criar o Serviço Municipal de Tratamento de Resíduos da Construção Civil.
- Desenvolver um detalhado estudo socioeconômico e ambiental do município produzindo mapa do uso do solo, mapa de vegetação indicando as Áreas de Preservação Permanente APP e mapa de áreas verdes urbanas.
- Atualizar o Plano de Saneamento. Definir um prazo para acabar com as fossas sépticas e descargas de esgoto na natureza.
- Promover a sustentabilidade na mobilidade urbana através de rede de ciclovias priorizando os novos loteamentos e vias.
- Atualizar o Plano de Arborização Urbana com levantamento detalhado para ampliar a arborização urbana com espécies nativas do Cerrado.
- Unificar as calçadas para padrão ecológico em todos os prédios públicos, dando o exemplo para as novas construções.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

19 prefeitos assinam filiação ao PSDB

18/08/2017

Os deputados estaduais Manoel de Oliveira (PSDB), Santana Gomes (PSL), Francisco Oliveira (PSDB), Charles Bento (PRTB), Gusta...

Fundo bilionário para patrocinar as campanhas

10/08/2017

Os deputados integrantes da comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) acabam de rejeitar um ...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...