(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Propostas do Plano de Governo de João Gomes

Política Comentários 27 de outubro de 2016

Candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores destaca as ações que pretende desenvolver a partir do segundo mandato, caso seja eleito


Eixo 1- Educação, Inovação, Ciência, Tecnologia e Esporte
Metas Globais
Desenvolvimento humano qualificado por meio de políticas de educação, ciência, tecnologia, em ambiente democrático, participativo e inclusivo, respeitando profissionais e alunos, com liberdade igual para todos.

Ações gerais
- Anápolis Educação Total: Elevar a educação básica a padrões internacionais de aprendizado, melhorando todos os índices de aferição adotados atualmente pelos organismos governamentais de educação.
- Esporte para Todos: Manter e ampliar este programa que é um diferencial da administração municipal, cuidando de crianças e adolescentes que escolhem um esporte para praticar no contraturno, oferecendo dignidade e cidadania, além da descoberta de talentos que estão nos representando em todo Brasil.
- Aluno Referência Mundial: Alcançar metas de aprendizado padrão mundial e apoiar os alunos de alto potencial acadêmico, esportivo, cultural técnico-profissional.
- Anápolis: Mais Escola, Mais Educação (Aluno em Tempo Integral): Ampliar o número de atividades complementares para os alunos da Rede Municipal, buscando identificar e desenvolver as potencialidades e os talentos de cada estudante.
- Escola da Evolução: Elevar a qualidade da estrutura física das escolas municipais e equipá-las com as melhores ferramentas de aprendizagem à disposição no mercado educacional.
- Aluno Consciente. O Brasil do Presente: Desenvolver no aluno, aptidões para o exercício da cidadania priorizando a saúde, ecologia, segurança de trânsito, respeito às diferenças e consciência econômica e política, além do aprendizado voltado para os Direitos Humanos, Cultura e História Regional e Global.
- Pesquisa (Olho no Futuro): Aumentar a inclusão do aluno da Rede Municipal ao ambiente científico, focado na pesquisa, experimento e novas tecnologias digitais e convencionais, com ampla prioridade para a preparação de futuros desenvolvedores de tecnologia e inovação. Ampliar os pontos de Wi-Fi (internet sem fio) nos logradouros públicos.


Eixo 2- Segurança, Justiça e Inteligência
Metas Globais
Aumentar a Sensação de Segurança com ações de Prevenção e Inteligência, permitindo a comunidade, colaborar com o Poder Público aumentando o Sistema de Defesa Social e Proteção à Pessoa de bem e ao Patrimônio.

Ações Gerais
- Projeto Olhar Atento: Ampliar a Central de Monitoramento Ampla com mais Câmeras de Segurança (com alta resolução de imagem e que enxergam no escuro) nas praças que ainda não têm o serviço além de “pontos quentes” (de alta incidência de ilícitos) em todas as Regiões e entradas da Cidade.
- Luz da Segurança: Integração de Câmeras de Vigilância Particular ao sistema Municipal de Monitoramento e o Eixo Monitorado pela GGIM. Aprofundar o engajamento dos Conselhos Comunitários de Segurança e Tutelares nas ações preventivas de segurança.
- Central de Vigilância Ampliada: Aumentar a capacidade de recebimento de denúncias e reclamações pelo GGIM.
- Ciência da Segurança e Inteligência: (CSI) Promover a pesquisa e a inclusão das ciências aplicadas à redução da criminalidade, bem como interagir com a comunidade acadêmica para realizar estudos visando o entendimento mais apurado do fenômeno da violência/criminalidade: Monitorar os fenômenos e casos de violência para mapear a “rota do crime e da violência”.

Eixo 3 - Gestão e Transparência
Metas globais
Melhorar os índices de satisfação e eficiência do atendimento público, oferecendo ao cidadão canais de comunicação direta com o Prefeito e sua Equipe e a implantação de um Plano de Metas claro e objetivo a ser cumprido.

Ações Gerais
- Governo 360: Um Rigoroso Plano de Metas será apresentado para a comunidade para que cada cidadão possa acompanhar, via internet ou celular, cada passo da administração; como andamento das obras e a prestação de serviços públicos - Quando, Como e Onde estão sendo gastos os recursos da Prefeitura.
- Cidade Inteligente - Anápolis Nota 10: Manter ao cidadão Anapolino o índice de Transparência de 100%, (No Portal da Transparência) aferido pelo Ministério Público Federal. De forma clara e objetiva.
- Governo Amigo do Servidor: Desenvolver e implantar projetos de reconhecimento de talentos, capital intelectual, eficiência e recompensas de produtividade aos servidores: Programa de Benefícios para reconhecer e valorizar a eficiência individual de servidores.
- Servidor Padrão Brasil do Milênio: Identificar os servidores de alta performance e oferecer treinamento para assumirem postos Centrais e Estratégicos na elaboração de Projetos Sociais e Administrativos para os Próximos 20 anos de gestão.
- Sala de Gestão - Anápolis na Ponta do Lápis: Implantar uma Sala de Gestão onde todos os dados da administração pública, desde uma simples consulta a uma complexa Licitação estejam ao alcance de um Monitor Televisivo, abastecido com relatórios diários, ao final de cada período, de cada órgão público. Com gráficos medindo hora a hora se as metas da administração estão sendo cumpridas.

Eixo 4 - Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Metas Globais
Promover a implantação de Obras que melhorem a qualidade de vida das pessoas e promovam a integração do cidadão ao ambiente urbano, reduzindo obstáculos físicos, melhorando o fluxo de veículos e aumentando praças de esporte, lazer e convivência social.

Ações Gerais
- Projeto Cidade Acessível, Cidade de Todos: Garantir mobilidade urbana de qualidade na cidade priorizando o transporte coletivo, com a integração de todos os modelos de transporte, enfrentando as causas e os efeitos do desenvolvimento urbano no trânsito e no transporte urbano de passageiros e mercadorias com inteligência.
- Minha Cidade - Transporte XXI: Pedestres e ciclistas terão à disposição novos espaços para se locomoverem e reduzirem os custos com transporte, em uma clara reforma do modelo de transporte público, com o cidadão optando entre andar de carro ou não.
- Guarda de Trânsito Cidadã: Fiscalizar, priorizar e proteger pedestres e ciclistas no ambiente urbano, atuando na conscientização dos usuários de veículos motorizados para o respeito do espaço destinado ao Novo Modelo de Locomoção Social.
- Crescer Anápolis: Planejar o território, definindo áreas prioritárias para expansão urbana, uso e ocupação do solo, incluindo ações que concorram para a ocupação dos espaços ociosos, dando prioridade para locomoção de pedestres e pessoas com necessidades sensoriais e motoras.
- Prefeitura à Jato - Estragou Consertou: Através de um Aplicativo de Celular o cidadão poderá acionar a prefeitura sobre pontos críticos da malha asfáltica e outros reparos urbanos como lâmpadas, árvores, muros, pinturas etc. Por meio de fotos e georreferenciamento será identificado o local do problema e equipes emergenciais poderão agir de forma rápida e eficiente. Uma parceira entre cidadão fiscalizador e prefeitura.

Eixo 5 - Economia e Sustentabilidade
Metas Globais
A atividade econômica deve crescer e empregar ao mesmo tempo em que a preservação dos recursos naturais deve ser incentivada, sem prejuízo para os dois seguimentos, promovendo sua perfeita integração: economia e meio-ambiente, emprego, renda e preservação de recursos.

Ações Gerais
- Atrair Empresas para geração de emprego e renda: Implantação da Zona de Desenvolvimento Estratégico e Zonas de Desenvolvimento Econômico para a atração de empresas, industriais, comerciais, varejistas e de logística, garantindo mais emprego e mais renda para população anapolina.
- Anápolis - Orgulho de Goiás: Fortalecer todas as atividades de turismo, esporte e lazer que são atrativas ao visitante, aproveitando os espaços públicos e naturais que o município tem à disposição para a realização de atividades de recreação, aumentando assim, as vagas no mercado de trabalho e a atividade do comércio local.
- Cidadão Empreendedor: Qualificação profissional de pessoas interessadas em mudar de profissão ou área de trabalho, para manter-se regularmente remunerado durante todo período do ano, com condições e empreender e crescer.
- Trabalhador Qualificado: Manter e ampliar a qualificação profissional do trabalhador em parcerias com SENAC/SENAI/CEPA e outros.
- Mapa do Emprego: Mobilizar e concentrar todas as informações sobre vagas no mercado de trabalho para remanejar e distribuir, via identificação vocacional, pessoas em busca de emprego e economicamente ativa. As pessoas poderão receber em seus telefones avisos sobre vagas no mercado de trabalho de acordo com suas aptidões.
- Produzir Sustentável: Implantação de Novas Alternativas de Energia Limpa e Renovável nos órgãos públicos e em novos empreendimentos sociais, além de incentivos à produção de energia renovável para empresas e o comércio local, para assim, ampliar a expectativa de fornecimento de energia às novas e atuais empresas da região.
- Anápolis - Cidade Pulmão de Goiás: Construir mais três Parques Ambientais, seguir a manutenção e adequação de praças e espaços verdes, potencializar e aumentar o sistema de Coleta e Tratamento do Lixo. Conservar e Recuperar Nascentes.

Eixo 6 - Cidadania, Desenvolvimento Social e Cultura
Metas Globais
Desenvolver para o cidadão serviços de apoio para atividades culturais, esportivas e recreativas, gerar emprego e renda e criar uma cultura de solidariedade social e liberdade igual para todos que necessitem de apoio das ferramentas públicas de auxílio dos organismos municipais.

Ações Gerais
- Anápolis que Eu Amo: Construir um projeto de valorização da história local, eventos regionais de tradição popular, incentivo às artes e ao talento em suas mais diversas manifestações: artes plásticas, música, literatura, tecnologia, dança dentre outras e o Museu da Cultura Anapolina.
- Projeto Idade da Felicidade: Ampliar os serviços a inserção ao convívio social de idosos e portadores de necessidades sensoriais e motoras às atividades culturais e de empregabilidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e seus familiares.
- Cidadão: Liberdade Igual Garantir os direitos sociais conquistados, através da Rede de Proteção Municipal, melhorando a identificação das pessoas que necessitam dos programas, promovendo lisura a transparência nos benefícios oferecidos, garantindo igualdade social e justiça.
- Programa Raios-X de Anápolis: Identificar o mapa da desigualdade social do município e as regiões e setores de maior e menor potencial econômico para redistribuir com igualdade justa os benefícios oriundos dos recursos públicos. Todos têm direito a viver melhor.
- Rosas de Mármore: Reforçar todos os projetos de apoio, proteção e garantia dos direitos da Mulher em Anápolis, com apoio de todas as secretarias e órgãos envolvidos nas políticas de modernização da política e apoio às mulheres.
- Legalização Fundiária: Ampliar a legalização de áreas de conflito, garantindo o direito à propriedade de famílias que já residem em áreas não regularizadas, fazendo que os cidadãos com esta problemática tenham solução nos próximos quatro anos.

Eixo 7 - Saúde e Reinserção Social
Metas Globais
Melhorar o atendimento do sistema Municipal de Saúde, garantido mais conforto, rapidez e eficiência para o cidadão, oferecendo saúde de qualidade e ações que transformem Anápolis em referência no Estado e no Brasil no atendimento dentro do Setor de Saúde Pública.

Ações Gerais
- Anápolis - Cidade Saudável: Reforçar as Redes de Assistência à Saúde (saúde mental, psicossocial, do idoso, urgência/emergência e pacientes portadores de necessidades especiais) com adoção de linhas de cuidado e protocolos de atendimento com metas a serem atendidas.
- Droga: Anápolis Diz Não!: Reforçar as Ações do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas ampliando sua área de atuação dentro das Secretarias afins.
- Saúde Digital Real (SDR): Implantar sistema de comunicação via APP (Aplicativo para Celular) com pacientes (agendamento de consultas, resultados de exames e outros serviços).
- Saúde Profissional: Implantar sistema de remuneração salarial dos servidores da saúde baseado na Gestão por Resultados por meio de indicadores em Saúde, e implantar o Núcleo de Formação em Serviços de Saúde para servidores da Secretaria de Saúde, por meio da Escola de Gestão Pública.
- Monitor da Saúde - MDS: Implantar a coleta de dados informatizada dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, por meio de aplicativos desenvolvidos para assistir os cidadãos de Anápolis. Será o maior Sistema de Monitoramento de Saúde
Municipal do Brasil.
- Saúde Padrão XXI: Continuar reformando e ampliando as unidades de saúde existentes, assim como mobiliário com capacidade ergonômica e aparelhos de apoio aos portadores de necessidades motoras e otimizar a frota de veículos da área da saúde.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Vereador defende mudança no pacto federativo

08/12/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) usou a tribuna durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 06, para defender mudan...

Prefeito pode fazer uma reforma administrativa no começo do ano

08/12/2017

O Prefeito Roberto Naves (PTB) deverá ampliar a reforma em sua equipe, a partir de janeiro próximo. É que algumas Pastas e...

Vereador busca solução sobre fechamento de ruas

30/11/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, informou na tribuna do plenári...

“Estamos cansados de esperar o Governo”, desabafa Roberto

30/11/2017

“A Cidade não aguenta mais esperar”. A afirmação é do Prefeito Roberto Naves (PTB), que não esconde mais a sua insat...