(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Projetos de inclusão digital são desenvolvidos em Anápolis

Educação Comentários 02 de maro de 2012

Telecentros Comunitários e Praças Digitais permitem acessos gratuitos aos serviços de internet


O aposentado Lourivaldo Alves mora no distrito de Joanápolis há mais de 40 anos. A tranquilidade e o bem-estar que ele tem, hoje são somados com as melhorias que chegam até sua família e das pessoas que também moram na região. “Estávamos esquecidos aqui na zona rural, mas nos últimos três anos recebemos muitos benefícios. A manutenção das estradas, o transporte escolar, assistência médica e educacional. As nossas solicitações estão sendo atendidas”, detalha Lourivaldo Alves que agora acompanha de perto a chegada de mais uma melhoria: a instalação de uma unidade do Telecentro Comunitário, que integra o projeto Anápolis Digital desenvolvido pela Prefeitura.
Além de Joanápolis, Souzânia também passou a contar com um espaço para a comunicação digital. Por meio desse projeto é possível promover a inclusão social porque as pessoas têm a oportunidade de ter acesso às novas tecnologias.
Os Telecentros Comunitários são espaços com computadores conectados à internet, com impressora, que contam com instrutores qualificados em inclusão digital para ensinar e orientar os usuários. Todos os atendimentos são gratuitos. O aposentado Lourivaldo Alves aproveita para aprender mais sobre o mundo digital. “É quase impossível viver sem um computador. Eu quero fazer cursos, me aperfeiçoar, aprender muito”, fala.
Atualmente, existem unidades dos Telecentros Comunitários na Biblioteca Municipal, na Praça Americano do Brasil; na Secretaria Municipal de Cultura, o Digitodos; na Casa Brasil, no Recanto do Sol; nos bairros de Lourdes e Filostro Machado; e nos distritos de Joanápolis, e Souzânia.
A previsão para 2012 é que os distritos de Interlândia e Goialândia e os bairros São Lourenço e Vivian Parque sejam contemplados com os Telecentros. Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fabrízio Ribeiro, o trabalho vai além da instalação de computadores e internet, sendo ainda espaços de cidadania e de qualidade de vida que contribuem com o crescimento de Anápolis. “Hoje vários serviços públicos podem ser feitos pela internet. O cidadão tem esse espaço como um ponto de apoio para suas tarefas diárias que precisam desse recurso tecnológico”, pontua o secretário.
Só em 2011 mais de 15 mil pessoas foram atendidas pelos Telecentros. A proposta é que além do acesso à internet, o cidadão tenha um espaço de capacitação educacional e profissional. Cursos à distância, e outros programas estão mais perto das pessoas e de suas casas. Um exemplo é o Qualificar, que tem o objetivo de oferecer qualificação profissional, através de cursos em diferentes áreas.

Praças Digitais

Por meio do projeto permanente Praças Digitais, a Prefeitura de Anápolis tem o objetivo de incentivar o acesso à internet, totalmente gratuito, pela população de Anápolis e de seus distritos. Além da Praça Americano do Brasil, outros espaços públicos têm o sinal liberado: praças Bom Jesus, Abílio Wolney (Praça do Ancião), Dom Emanuel, Badia Daher e o Parque Ipiranga. Para o ano de 2012, mais locais terão o benefício.
Em Joanápolis, o projeto Praças Digitais já é realidade e a população deste distrito conta com acesso ao sinal wi fi. Estimulado por essa facilidade, o entregador Sérgio Francisco Alves, que mora no distrito há 30 anos, comprou há um mês um notebook para acessar a internet e assim se comunicar com a família que mora na Europa.
Antes da implantação do sinal de internet a comunicação era muito difícil. “Tenho duas filhas que estão na Eslováquia e para falar com elas eu tinha que ir à Anápolis e usar um telefone, mas ficava muito caro”, conta.
Com o sinal de internet disponível e totalmente gratuito, Sérgio Francisco Alves consegue conversar com a família toda a semana. “Foi muito importante ter esse benefício porque hoje, além de falar com minhas filhas, posso estudar e me atualizar com as notícias de todo o mundo. E tudo isso, perto da minha casa”, avalia.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Câmpus do IFG Anápolis tem nova diretora eleita

30/11/2017

A Comissão Eleitoral Central publicou no final da noite desta quarta-feira, 29, o resultado preliminar da eleição para dir...

Associação Educativa Evangélica celebra os 500 anos da Reforma Protestante

03/11/2017

Serão necessários mais 500 anos para que as futuras gerações tenham a noção da importância da celebração realizada n...

Saúde na Escola atende a quase 40 mil estudantes

20/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), um co...

Oficinas gratuitas oferecidas no programa Semana Cidadã

06/10/2017

A 1ª edição da Semana Cidadã, uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secr...