(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Projeto visa recuperar região do Ribeirão Piancó

Meio Ambiente Comentários 26 de fevereiro de 2016

Emater e Ministério Público apresentam projeto à direção da Saneago, para promover recuperação na bacia do principal manancial de água que abastece Anápolis


Um projeto de recuperação da Microbacia do Ribeirão Piancó, em Anápolis, foi entregue pelo presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Arraes, ao presidente da Saneago, José Taveira, em parceria com o Ministério Público Estadual. As ações devem ter início em breve e seguir até dezembro de 2016.
Ao longo dos anos, a degradação dos solos, o uso não disciplinado da água, a realização de pastejo em áreas indevidas e o desmatamento desmedido levaram ao comprometimento das áreas de preservação da bacia. Para superar problemas históricos, a Emater propõe a recomposição vegetal de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de nascentes, ações captação Ribeirão Piancó de educação ambiental e um projeto de assessoramento técnico, entre outras atividades específicas.
O presidente da Emater, Pedro Arraes, destacou que é importante garantir, antes de tudo, a oportunidade de trabalho e renda para que as famílias do campo possam produzir sem agredir o meio ambiente. “É inevitável que, numa situação de miséria, o produtor desmate para comercializar a madeira e alimentar sua família. Onde não há renda não há preservação”, argumentou o presidente.

Parcerias
O projeto deverá envolver 185 produtores rurais da região. Arraes destacou ainda que, embora a proposta tenha sido desenvolvida pela Emater, ela pertence à sociedade goiana e contou com a colaboração de grandes parceiros para sua concretização.
A promotora Sandra Garbelini, ressaltou que esta é uma demanda antiga do município, que vem passando por uma crescente crise hídrica, causada pelos conflitos dos diversos usos da água, especialmente para irrigação e abastecimento público, bem como pela deterioração da microbacia do Piancó. Segundo ponderou, é uma situação que demanda ações urgentes e preventivas, visando evitar que, a cada ano, a questão se agrave. Assim, a proposta apresentada no projeto contempla a recuperação ambiental, a recuperação do solo, educação ambiental e irrigação. Por fim, a promotora Sandra Garbelini acrescentou que, após a confirmação de que a Saneago irá colaborar financeiramente com a execução das atividades, o grupo buscará parceiros estratégicos para o apoio aos recursos humanos e materiais.
O presidente da Saneago, José Taveira, comentou que o projeto é “música para os ouvidos da instituição”. A contrapartida da empresa de saneamento seria atuar na concessão de outorgas para uso da água e com investimento de R$ 3 milhões para execução do projeto. “Vai ser tratado com absoluta prioridade na Saneago”, garantiu Taveira.
O projeto foi elaborado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), com a colaboração do Grupo de Trabalho Pró-Piancó, que é formado pelo MP-GO, Gerência Regional da Saneago em Anápolis, prefeitura de Anápolis, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Secima), Base Aérea de Anápolis, Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Faculdade Fama, as Associações dos Produtores Rurais da Comunidade Piancó e de Proteção Social e Ambiental, além do Grupo de Defesa Ambiental e Rotary Clube Leste. (Com informações da Assessoria do Ministério Público e do Governo de Goiás)

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Meio Ambiente

Limpeza preventiva de córregos

14/09/2017

Os córregos se contorcem diante do assoreamento que desidrata os cursos d’água nesse momento de estiagem. Mas para evitar...

Queimadas em vegetações e plantações estão têm registro de incidência na região de Anápolis

10/08/2017

Embora já se esteja em um período que favorece a sua ocorrência, a estação da seca ainda não provocou este ano grandes ...

Compensação ambiental vai garantir retirada de árvores

13/07/2017

Para cada palmeira de guariroba retirada do canteiro central da Avenida Brasil - medida necessária para a continuidade da ob...

Programa combaterá desperdício de água

15/06/2017

Combater o desperdício de água. Este é o objetivo do Pró-Água, programa que será lançado na próxima terça-feira,20, ...